23. 08. 2018 - Produzido pela Equipe da Code7

Conheça os 4 pilares da experiência do cliente

Conheça os 4 pilares da experiência do cliente

Quer saber quais são os 4 pilares da experiência do cliente? Acompanhe nosso blog post.

De acordo com a  empresa de consultoria PWC, 73% dos consumidores no mundo apontam a experiência do cliente como fator importante nas decisões de compra. Ou seja, as empresas que não investirem nesse relacionamento, estarão fadadas ao fracasso. Afinal, na era digital preço não é tudo.

Nesse sentido, oferecer uma jornada de compra completa e personalizada é o primeiro passo para garantir a satisfação e a confiança do cliente. Mas, como fazer isso? Realmente, não é fácil estruturar todos os canais de comunicação no ambiente on-line. Porém, ao adotar uma plataforma omnichannel, é possível gerenciar as conversas e responder todo mundo de forma rápida.

👉​ Saiba como  criar um atendimento omnichannel do zero aqui.

Além disso, a automatização do atendimento, com a   ajuda de um chatbot , pode resolver diversos problemas, uma vez que um único robô consegue realizar diversas interações de uma só vez.

Mas, para além das ferramentas digitais, existem alguns princípios que ajudam a melhorar a experiência do cliente.

4 pilares da experiência do cliente

Já prepara o print aí! ​📷​

1) Cultura

Não tem como negar, a cultura organizacional influência o comportamento de compra. As pessoas tendem a se aproximarem daquelas empresas que geram algum tipo de identificação. Portanto, quanto mais você construir uma cultura genuína e reforçar a imagem, bem como os valores da sua empresa, externamente, melhor será.

2) Comunicação

Não adianta você cuidar da imagem, se a comunicação não funcionar. Antes de tudo, você precisa identificar quais são os canais de contato preferidos do seu público. A partir daí, será possível trabalhar em cima deles. Criar um atendimento integrado e contínuo, é essencial para garantir a satisfação do cliente.

🔎​ Conheça as novas regras do SAC aqui.

3) Comprometimento

Internet não é terra sem lei. Reconhecer e atender as prioridades do público deve ser um compromisso adotado como prática para projetar a experiência do cliente. Portanto, leve sempre em consideração três coisas: o que o cliente realmente precisa? O que o serviço deve oferecer? Como o cliente vai se sentir após a compra?

4) Comunidade

Criar defensores da marca é um sonho. Mas, para que isso aconteça é necessário percorrer um caminho. Lembre-se que uma comunidade forte de clientes é fundamental para criar relacionamentos sustentáveis, obter feedbacks sinceros e espalhar recomendações positivas.  Afinal, a maioria das pessoas confia mais em recomendações de amigos e familiares do que em qualquer outra forma de propaganda.

Então, agora que você já conhece os 4 pilares da experiência do cliente, é hora de colocar as ações em prática.  Comece revendo toda a sua estrutura de atendimento digital. Mas, caso precise de ajuda, fale com um especialista.

Acredite, uma mensagem pode mudar tudo.

4 pilares da experiência do cliente