14. 10. 2021 - Produzido pela Equipe da Code7

7 riscos de ter uma API não oficial do WhatsApp na sua empresa

7 riscos de ter uma API não oficial do WhatsApp na sua empresa

Já pensou ter seu número de WhatsApp bloqueado e ver toda a sua estratégia de comunicação e vendas indo por água abaixo? Seria um pesadelo! Mas, esses são alguns dos problemas que você pode ter, caso opte por utilizar uma API não oficial do WhatsApp. Quer saber quais são os outros riscos? Vem com a gente e descubra agora mesmo! 

De acordo com informações do próprio WhatsAppmais de 2 bilhões de pessoas utilizam o aplicativo para falar com amigos e familiares no mundo inteiro. Nos últimos tempos, nota-se que muitas empresas também passaram a utilizar essa ferramenta de forma comercial. 

Contudo, muitos profissionais ainda possuem dúvidas a respeito da utilização do aplicativo. Alguns não sabem, por exemplo, quais são os recursos disponibilizados, nem as diferenças entre as versões do app. Tal situação acaba interferindo nos resultados e diminuindo as oportunidades de negócios. O que não é nada agradável! 

Não sei se esse é o seu caso. Mas, o fato é que é preciso ficar atento aos detalhes para aproveitar ao máximo as possibilidades que esse aplicativo proporciona para iniciativas de atendimento e vendasPor isso, antes de falarmos sobre os riscos de ter uma API não oficial, vamos mostrar pra você quais são os produtos ofertados pelo WhatsApp. 

Por dentro do aplicativo: diferença entre as versões 

Hoje, existem 3 versões disponíveis no mercado. Conheça cada uma delas. 

WhatsaApp versões

Como você pode notar, o WhatsApp possui versões distintas e específicas para cada objetivo. Por isso, é importante você optar pelo modelo que mais atenda às necessidades do seu negócio. 

Atualmente, o WhatsApp Business API é a ferramenta mais indicada para empresas que desejam se profissionalizar. Ela possui muito mais funcionalidades que as outras versões do app.  Porém, ainda gera muitas especulações. Por isso, hoje, vamos falar sobre ela. 

Mas, você sabe o que é uma API? 

A API é uma interface de linguagem de programação que permite a troca de informações entre sistemas. No caso do WhatsApp, ela possibilita a integração com outros softwares, tais como: CRM; ERP, chatbots e muito mais! Nesse sentido, é uma ótima opção para empresas automatizarem a sua comunicação e potencializar seus resultados no ambiente online. 

Contudo, para ter acesso a API do WhatsApp é necessário ter uma conta verificada. Esse processo ocorre por meio de um provedor oficial listado no FacebookÉ ele que autoriza essa integração e a configuração dos dados. 

Quando a conta é aprovada, a empresa ganha um selo de verificação comprovando a autenticidade do perfil. Esse selo acaba impactando na reputação da marca, uma vez que transmite mais credibilidade para o público. 

️ IMPORTANTE! A verificação da página do Facebook da sua marca deve ser feita independente de usar ou não uma conta de WhatsApp Business API. Ela é essencial, pois dificulta a clonagem da página em questão, garantindo mais segurança para o seu negócio!  

O problema é que, atualmente, existem versões alternativas da API que prometem recursos extras de um jeito fácil e rápido, sem exigir a verificação da página. Grande parte delas é de origem desconhecida. Mas, acabam atraindo muitas pessoas por conta das vantagens oferecidas, e é aí que mora o perigo.

Aquilo que em um primeiro momento pode parecer vantajoso, com o passar do tempo acaba gerando muita dor de cabeça. São vários os riscos de ter uma API não oficial de WhatsApp Business. Para você ter uma ideia, listamos aqui os 7 principais. Já prepara o print para você gravar e não esquecer nunca mais. 

API não oficial do WhatsApp: 7 problemas que sua empresa pode ter  

Confira os riscos!

  1. Número banido/bloqueado: imagine fidelizar uma lista de leads e, de repente, perder todo mundo por ter o número banido/bloqueado? É isso que acontece quando você viola as Políticas do WhatsApp. Essa punição pode ser temporária ou permanente.
  2. Problemas com a LGPD: o WhatsApp possui diretrizes que garantem a privacidade dos usuários conforme a LGPD. No entanto, isso não ocorre quando você utiliza uma API não oficial. Todos os dados ficam desprotegidos e à mercê da sorte. 
  3. Instabilidade no sistema: nas versões não oficiais, vira e mexe é necessário fazer alguma alteração no código-fonte. Desse modo, o desempenho do software fica prejudicado. Em suma, o sistema tende a ficar mais lento e com instabilidade. Isso interfere na produtividade de qualquer empresa.
  4. Delay de mensagens: as mensagens nas plataformas não oficiais tendem a chegar com atraso. Com isso, você tem o seu atendimento prejudicado. A demora nas respostas pode gerar queda nas vendasPortanto, você pode perder MUITO dinheiro!
  5. Perda de credibilidade: a reputação do seu negócio pode ser afetada, caso seus clientes descubram que você utiliza uma API não oficial do WhatsApp. Afinal, vamos combinar que isso não é nem um pouco profissional.
  6. Limitação de recursos: embora a promessa das versões alternativas seja de ferramentas extras, isso não ocorre. Alguns recursos e atualizações são restritos a versão da API original. Nesse sentido não há ganho, só prejuízo.
  7. Dependência do celular: algumas plataformas de API irregulares funcionam apenas no aplicativo de celular. Com isso, você fica refém do aparelho, que precisa ficar 24h ligado.


Portanto, se você tem uma empresa não cai
a nessa roubada de utilizar uma versão não oficial da API. Crie ou faça a integração do seu número em uma plataforma segura. Você só tem a ganhar! 
 

7 Vantagens de utilizar a versão oficial da API 

Olha só quantas vantagens você pode ter ao utilizar a versão oficial da API do WhatsApp Business!  

  1. Ter vários atendentes em um único número: sua equipe inteira pode trabalhar e atender vários clientes simultaneamente utilizando um mesmo número de WhatsApp. Demais, né?
  2. Enviar mensagens em larga escala: você pode enviar mensagens para a sua base de clientes via HSMDessa forma, pode incluir, por exemplo, informações sobre status de pedido, lembrete de pagamento, segunda via de boletos, etc.
  3. Reduzir os riscos de bloqueio no aplicativo: ao optar pela versão original do WhatsApp Business API você não corre o risco de ter o número bloqueado, nem clonado. Portanto, vale muito à pena.
  4. Ter os dados protegidos: segurança na era da informação é tudo, ainda mais em tempos de LGPD. Com a API seus contatos ficam protegidos e os dados, também. Dessa forma, você tem bem menos chances de ter problemas com vazamentos ou processos judiciais.
  5. Atendimento híbrido: você pode atender seus clientes 24h por dia, sem interrupções, com a ajuda de um chatbot Além disso, pode utilizar a inteligência artificial para responder as intenções dos usuários e, ainda, ter a opção de transbordo para atendente humano.
  6. Emitir relatórios de conversas: com a versão API você consegue emitir relatórios e ter acesso ao histórico de cada contatopodendo consultar sempre que quiser. 
  7. Ter o selo de autenticação:  só por meio da ativação oficial, você consegue obter o selo de autenticação do WhatsApp. Ele é essencial para a reputação da sua empresa, pois passa mais confiança ao cliente, uma vez que demonstra preocupação com a proteção dos dados.


Incrível, né? 
E tem mais! Se sua empresa já possui um 
número consolidado no mercado, você pode utilizá-lo na API. Sem problemas! 

Como ter acesso a tudo isso? 

Recapitulando! Como falamos no início, antes de qualquer coisa você precisa procurar uma empresa, como a Code7, que tenha um provedor oficial para prestar o serviço.  Lembrando que este provedor precisa estar autorizado pelo Facebook.  

Depois disso, um formulário deverá ser preenchido com diversos dados sobre seu negócio, tais como: nome fantasia, CNPJ, página do Facebook, website, etc. Além disso, será necessário ativar a autenticação em 2 fatores e verificar as informações da empresa no gerenciador de negócios.  Outras etapas deverão ser cumpridas até que a configuração seja feita por completo. 

Mas, você não precisa se preocupar! Aqui na Code7, temos um time de especialistas para te ajudar nesse processoIsso mesmo!  

Se você tem interesse em utilizar o WhatsApp de forma mais profissional, clique aqui e fale com a gente agora mesmo.   

Escale seu atendimento, engaje e descubra um mundo de possibilidades. Acredite, você pode criar experiências inesquecíveis para os seus clientes por meio do WhatsApp Business API. Basta dar o primeiro passo! Está preparado?