16. 10. 2019 - Produzido pela Equipe da Code7

WhatsApp Business API: como escalar a comunicação?

WhatsApp Business API: como escalar a comunicação?

Conheça a  API WhatsApp Business e veja como ela permite escalar seu atendimento com a   automatização de conversas.

Muito se tem falado sobre o uso de canais digitais no relacionamento com clientes. Quando essa é a conversa, quase sempre aparece a famosa API do WhatsApp. Mas, você sabe exatamente o que é isso? Não? Então, chegou a hora de aprender. Acompanhe o blog post de hoje!

? Leia também: Como ter o ChatGPT no seu WhatsApp?

Afinal, o que é o WhatsApp Business API? 

Primeiramente, antes de falarmos sobre a API, propriamente dita, vamos entender melhor quais são os produtos oferecidos pelo WhatsApp. Atualmente, são 3: o Aplicativo WhatsApp pessoal, o Aplicativo WhatsApp Business e a API WhatsApp Business

Aplicativo pessoal WhatsApp

O aplicativo pessoal do WhatsApp é aquele que todos utilizam no dia-a-dia em seus telefones pessoais, e que já soma mais de 1,5 bilhões de usuários em todo o mundo. Pela sua simplicidade de uso, o app se tornou praticamente um novo padrão de comunicação pessoal instantânea, inclusive, nos negócios de todos os setores. Em outras palavras, é o modelo mais popular!

Aplicativo WhatsApp Business 

O WhatsApp Business é um aplicativo construído com foco no pequeno empresário, com download gratuito. Com ele as empresas podem interagir facilmente com os seus clientes, contando com ferramentas simples para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens.

WhatsApp Business API 

Quando um só aparelho de telefone já é pouco para dar conta do seu atendimento, é hora de escalar para o WhatsApp Business API. Criado para atender as necessidades das empresas de médio e de grande porte, ele conecta a ferramenta a outros sistemas.

Além disso, ele permite a automatização de fluxos de atendimento em larga escala, criação de Bot’s de atendimento e a transferência dos seus chats para múltiplos tipos de atendimento. Ou seja, é a versão mais completa, atualmente.

Agora que já entendemos um pouco mais sobre os produtos, vamos conferir como funcionam as mensagens do WhatsApp Business API, ok?

Como funcionam as mensagens do Whatsapp Business API

Em primeiro lugar, vamos aprender quais são os tipos de mensagens do WhatsApp. Essencialmente, existem dois tipos de mensagens que você pode trocar com seus clientes usando a integração do WhatsApp Business API!

High Structured Message (HSM)

O HSM, High Structured Message, é um template de mensagens do WhatsApp sobre o qual você já deve ter ouvido falar. Em suma as mensagens deste tipo obedecem a uma estrutura rígida pré-aprovada pelo WhatsApp para as notificações automatizadas que você será autorizado a enviar aos usuários. 

Em outras palavras, quando se trata de usar o WhatsApp Business API para notificar o seu cliente, você não está livre para fazer o que quiser. Pelo contrário, você precisa formatar modelos de mensagens de acordo com as políticas do WhatsApp, que são fortemente centradas no usuário

Basicamente, o WhatsApp não tem interesse em permitir que os usuários sejam importunados. Essa é a estratégia de negócios deles, que certamente não vai mudar em função da sua. 

Para ter sucesso no uso dessa ferramenta, você precisa entender que o WhatsApp Business API repudia qualquer ação de spam ou o que se pareça com isso

Por isso os HSM, são:

  1. Altamente estruturados: o nome não mente, eles precisam seguir diretrizes de estruturas muito rígidas.
  2. Sujeitos a aprovação: antes de serem publicados, os modelos precisam ser enviados e pré-aprovados pela equipe do WhatsApp.
  3. Sujeitos à aceitação do usuário: embora não haja limite para o número de HSM que você pode enviar de uma só vez, você só pode enviá-los a usuários que concordaram anteriormente em recebê-los.
  4. Personalizados por meio de variáveis: as mensagens de modelo, embora automatizadas, permitem um nível de personalização usando variáveis simples.
  5. Multilíngues: os modelos permitem criar a mesma mensagem em vários idiomas para conectar-se a usuários em diferentes países. 

Mensagens de sessão e a janela de 24h

As mensagens de sessão são mensagens reativas geradas em resposta a uma consulta do seu cliente. O WhatsApp as rotulou como “mensagens de sessão” porque elas só podem ser enviadas dentro da janela de atendimento ao cliente de 24 horas. Em outras palavras, o WhatsApp Business API concede a você 24 horas para responder a consulta do seu cliente

Depois que o seu cliente enviar uma mensagem, você tem uma sessão de 24 horas para enviar mensagens de sessão para esse usuário. As mensagens da sessão, fazendo parte de uma conversa privada entre você e seu cliente, não estão sujeitas a um formato ou regras de conteúdo específicas. Você pode enviar mensagens de texto, gifs, imagens, vídeos e até mensagens de voz. 

Após 24 horas desde a última mensagem do usuário, a sessão é encerrada. Se você deseja reiniciar uma conversa após esse período, precisará enviar uma mensagem HSM ou aguardar até que seu cliente entre em contato novamente.

Como ter a API WhatsApp Business

Você pode ter acesso ao  WhatsApp Business API pela Code7. Em outras palavras, você consegue profissionalizar a comunicação do seu negócio, via app, adotando nossas soluções.

Em poucas etapas, você obtém um número oficial e tem a sua conta comercial ativada. Dessa forma, pode aproveitar todos os benefícios que só essa versão do aplicativo proporciona.

Fale com os nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

?​Acesse também:

 

api whatsapp business Code7

)

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]