16. 12. 2021 - Produzido pela Equipe da Code7

API WhatsApp: saiba por que sua empresa precisa ter

API WhatsApp: saiba por que sua empresa precisa ter

Você sonha em escalar o seu atendimento e alavancar suas vendas de forma digital? Sabia que isso pode se tornar uma realidade com a ajuda da API WhatsApp? Com essa versão do aplicativo, sua empresa dispara na frente da concorrência e gera mais interações. Acompanhe nosso blog post e saiba como tudo funciona! 

Antes de tudo, observe a tabela abaixo e tente identificar como é o fluxo de mensagens na sua empresa atualmente. 

Fluxo de Mensagens WhatsApp
Bom, 
independente do estado em que a sua empresa se encontra atualmente, o fato é que todos os problemas citados acima, podem ser resolvidos com a 
adoção da API do WhatsApp Business. Ao contrário das outras versões do aplicativo, ela oferece recursos extras para potencializar e automatizar o seu atendimento. 

Poucos profissionais sabem que essa versão existe. Muitos, ainda, utilizam os aplicativos WhatsApp Pessoal ou WhatsApp Business para realizar suas ações comerciais. Porém, se você deseja alcançar mais clientes, melhorar o relacionamento com a sua audiência e vender mais, você precisa ter a API WhatsApp. 

Por meio dela, você consegue construir uma comunicação mais escalável, sem precisar contratar mais funcionários! O que é ótimo! 

Mas, pra que serve a API WhatsApp? 

Uma das principais funções da API é promover a integração com outros sistemas e softwares, tais como: CRM, chatbots, plataformas de cobranças e muito mais. 

Dessa forma, ela possibilita um gerenciamento de contatos mais eficaz, elimina as filas de atendimento e contribui para um melhor relacionamento com o público. O que faz toda a diferença! 

Na prática, é uma ótima ferramenta para ser utilizada nas ações de marketing e vendasainda mais, na era do comércio conversacional 

Hoje, a maioria das interações entre marcas e consumidores ocorre por meio dos aplicativos de mensagens.  Seja para fazer um agendamento de consulta, para pedir um lanche, para comprar uma roupa…. Enfim, as pessoas estão o tempo todo conectadas. 

Por isso, o que não faltam são motivos para aderir a API do WhatsApp Business. Veja alguns deles!  

5 motivos para aderir a essa versão do aplicativo 

1-Interação em tempo real  

Só com a API do WhatsApp você garante a interação em tempo real! Isso quer dizer que mesmo nos dias e horários em que a sua empresa não estiver funcionando, você conseguirá fornecer atendimento ao público por meio das mensagens automáticas. Portanto, o seu cliente não ficará mais esperando. CHEGA de fila de espera! 🙌

2- Um número para vários atendentes 

Sem a integração da API, o número de telefone da sua empresa só pode ser utilizado por um atendente de cada vez.  Então, caso você tenha uma equipe grande, o atendimento simultâneo fica inviável.   

Porém, ao optar pela API esse problema tende a acabar. Afinal, ela permite que diversas pessoas atendam ao mesmo tempo utilizando um único número. Incrível, né?

⚠️ Além disso, a API ajuda a reduzir os gastos com números adicionais e unifica o canal de atendimento da empresa, facilitando a comunicação com os clientes. 

3- Métricas e relatórios 

Hoje, como você gerencia as conversas feitas via WhatsApp? Uma das vantagens de utilizar a API é que você passa a ter acesso a dados para mensurar todas as interações realizadas em determinado período.  

Por meio de uma plataforma de atendimento conectada a API, você consegue acompanhar todos os fluxos de conversas, identificar pontos de melhoria no atendimento e gerar relatórios. É mais CONTROLE pra você e mais poder para a sua tomada de decisão! 

4- Mensagens em larga escala 

Além das mensagens manuaisvocê pode enviar mensagens para a sua base de clientes em larga escalavia HSM. Dessa forma, pode incluir, por exemplo, informações sobre status de pedido, lembrete de pagamento, segunda via de boletos, entre outros. 

Agora, a nova política do WhatsApp, também, permite o envio de mensagens promocionais. Nesse sentido, a sua empresa passa a ter um novo canal de marketing e vendas; ou seja, você ganha um novo meio para oferecer produtos, enviar descontos, fazer promoções…Enfim, são infinitas possibilidades!

5- Chatbot para atendimento 

Os assistentes virtuais, ou seja, os chatbots vão ajudar você a atender, ainda mais, clientes! Sim! Por meio da API do WhatsApp suas mensagens serão automatizadas.

Além disso, você vai poder oferecer um atendimento personalizado, uma vez que poderá configurar o seu bot de acordo com a identidade da sua marca. Isso não tem preço!

API WhatsApp saiba maisComo obter e ativar o WhatsApp Business API na Code7? 

Para ter acesso a API você precisa entrar em contato com uma empresa que tenha parceria com um dos provedores oficiais da Meta (empresa dona do Facebook e do WhatsApp), como a Code7. 

A  partir daí, alguns procedimentos deverão ser adotados para oficializar o seu número e ativar a sua conta comercial. Em outras palavras,  para aproveitar todos os recursos do aplicativo, você deverá passar por algumas etapas de verificação. Isso é necessário para checar as informações da sua empresa.

Aqui na Code7, o processo de ativação da API WhatsApp ocorre em 5 etapas. São elas:

Etapas ativação API WhatsApp
Bastante coisa
, não é? Mas, pode ficar tranquilo que auxiliamos você em cada uma delas. Aliás, criamos um material com o passo a passo da ativação da API do WhatsApp.
 

Clique aqui e baixe o conteúdo completo.  

Por fim, ficamos por aqui!  Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais conteúdos exclusivos.  

Utilize as ferramentas digitais a seu favor e cresça no mercado. 🚀