busca
todas
imprensa
inteligência artificial
relacionamentos
software
telefonia
vendas
sem categoria
Aproveite todo o poder das APIs de comunicação para integrar na sua plataforma canais de atendimento ao cliente como parte do seu próprio sistema

APIs de Comunicação: por que usar no software da sua empresa?

Aproveite todo o poder das APIs de comunicação para integrar na sua plataforma canais de atendimento ao cliente como parte do seu próprio sistema.  

#Inteligência Artificial

18/11/2020 • Frederico Martendal - Head de Canais e Parcerias Estratégicas da Code7

Compartilhe:

 

Estamos cada vez mais familiarizados com o termo API. Hoje, é difícil imaginar quem ainda não se beneficie com as facilidades que essa interface pode oferecerSe você ainda não conhece sobre esse importante tema, que tal entender um pouco mais sobre as APIs de comunicação e tudo o que ela pode trazer de benefício para o seu software? Para nos aprofundarmos mais no assunto, vamos defini-la de uma forma mais simples. 

O que é API?  

A abreviatura API vem do termo em inglês Application-Programming Interface, que traduzindo significa Interfaces de Programação de Aplicações. Na prática, essas interfaces funcionam como “pontes” e conectam sistemas ou aplicações. O desafio de colocar dados e informações integradas no menor número de telas possível é cada vez maior - e a API tem um papel fundamental neste processo.  

Os benefícios da usar essas “pontes” são muitos. Entre elas, a integração segura e ágil de dois sistemas que possuem linguagens distintas, a conexão a diferentes bancos de dados ou até mesmo a realização de automatizações. 

Como as APIs funcionam? 

Através das APIs, os aplicativos podem se comunicar uns com os outros sem conhecimento ou intervenção dos usuários. Elas funcionam através da comunicação de diversos códigos, ligando as diversas funções em um site de maneira que possam ser utilizadas em outras aplicações.  

Um bom exemplo de funcionalidade das APIs que rodam de maneira automática são os sistemas de pagamento online. De modo geral, a API é composta de uma série de funções acessíveis somente por meio de programação, mas ela não apenas conversa com dois suportes que falam outras línguas. Ela age de maneira segura e com agilidade de processos. 

Por que integrar APIs de comunicação na sua plataforma?  

As empresas estão cada vez mais em um mercado cheio de concorrentes. A velocidade que as informações e as situações se transformam estão aumentando os desafios para encantar, reter e atrair novos clientes, além de rentabilizar.  

Poderíamos listar aqui diversas estratégias para atrair consumidores. Porém, é importante salientar o fato de tornar o seu software mais acessível para aplicações complementares. Confira as vantagens de integrar uma API de comunicação na sua plataforma 

  • Aumento de MRR, rentabilizando algo que você sabe que teria fit com seu produto. 
  • Ganho de tempo de desenvolvimento com coisas que não fazem parte de seu core business. 
  • Automatização de funcionalidades que podem tornar o seu software mais ágil e eliminar processos repetitivos.  
  • Aumento da segurança do produto, proporcionando uma troca de informações, disponibilizando apenas um conjunto específico de informações. 
  • Aumento de funcionalidades dentro da plataforma, para torná-la mais completa e facilitar o lock-in dos clientes. 

Quais são as principais APIs de comunicação e como utilizá-las 

Conectar marcas e consumidores é fundamental nos dias de hojeAs APIs de comunicação podem ser uma ótima opção para isso, pois oferecem muitas facilidades, além de proporcionar uma experiência incrível para o seu cliente. Veja como ela pode seusada em cada canal: 

API de WhatsApp:  

WhatsApp possui atualmente mais de 2 bilhões de usuários no mundoExplore a sua popularidade e acessibilidade no software do seu negócio!  

Os usos do aplicativo de mensagem podem variar desde a confirmação de uma consulta ou exame (se o cliente desmarcar, você poderá até mesmo utilizar um chatbot para remarcar em outra data), receber uma notificação sobre uma entrega que está a caminho ou até mesmo ser notificado se o pagamento de uma compra ou serviço foi aprovado. 

Além disso, o WhatsApp permite automatizar o atendimento no aplicativo com o uso de chatbots. O robô pode responder as solicitações mais recorrentes e derivar para um atendente humano, quando necessário.  

API de SMS 

Com o aumento da oferta de novos canais digitais e smartphones com cada vez mais recursos, muitos acreditaram que o SMS iria desaparecer. Porém ao contrário dessas previsões, as campanhas de SMS permanecem como uma importante estratégia de relacionamento com o consumidor. Já que seu recebimento não depende de conexão por internet, é considerada uma importante alternativa para atingir todos os públicos 

As mensagens via SMS são utilizadas em divulgações de campanhas de marketing, notificação em duas etapas para acesso a um aplicativo ou sistema, notificação de entrega, aviso de status do pagamento ou até mesmo atualização de etapas de processo.  

API de voz 

Apesar de ser um canal de comunicação tradicional, o telefone ainda é um meio muito utilizado entre as empresas e seus consumidores. Seu uso ocorre, principalmente, em questões mais complexas e/ou que precisam ser resolvidas com mais urgência. Ele é importante para estabelecer uma conexão mais diretapodendo ser utilizado em áreas específicas de suporte, vendas, finanças, gestão de pessoas, entre outros 

API de E-mail:  

O e-mail é uma mídia fácil de usar, que se popularizou para relações entre empresas. Com ele é possível enviar notificações, campanhas de marketing, troca de arquivos, tudo de uma forma rápida e de baixo custo.  

A vantagem de utilizar o recurso no e-mail é que ele possibilita que você gerencie, manipule e acompanhe o desenvolvimento de todas as suas campanhas. 

API de Redes Sociais:  

As redes sociais já estão por anos nas vidas dos brasileiros (há estudos que apontam que o Brasil é o segundo país que mais utiliza redes sociais no mundo), e elas tem um alcance gigantesco, podendo impulsionar o crescimento do mercado. Elas também possuem uma série de métricas que podem auxiliar a detectar e interpretar tendências de usuários e consumidores. 

Atualmente, as mais usadas, como Facebook e Instagram, possuem APIs que podem as integrar a outras plataformas. A integração acontece de maneira bem simples. Basicamente, ela permite que você compartilhe o conteúdo de um site em seu perfil de rede social, por exemplo. 

Conclusão 

Este conteúdo foi elaborado para mostrar como as APIs de comunicação podem ser importantes no desenvolvimento do software da sua empresa. 

A grande vantagem dessas interfaces é que elas possibilitam que qualquer segmento de negócio ofereça soluções de atendimento aos consumidores diretamente do seu software, simplesmente integrando as APIs de WhatsApp, voz, e-mail e SMS. Dessa forma, o seu cliente poderá entrar em contato por meio do canal que ele preferir, gerando vantagem competitiva no mercado e aumento dos lucros. 

Portanto, entender o que são as APIs de comunicação e ficar por dentro de todas as suas funcionalidades é primordial para ajuda a reduzir os custos de implantação de novos sistemas e para agregar valor para os projetos desenvolvidos para a sua empresa. Quer saber mais? Confira como você pode escalar o atendimento da sua empresa com a automatização de conversas por meio do WhatsApp Business API. 

Quer oferecer soluções de atendimento a clientes diretamente do seu software? Conheça a Code7 API, nossas APIs de comunicação de WhatsApp, voz, e-mail e SMS 

Mais posts

#Relacionamento

7 motivos para incluir o envio de SMS em suas estratégias de comunicação

7 motivos para incluir o envio de SMS em suas estratégias de comunicação

Quer impactar seu público de uma forma rápida, eficaz e prática? Veja as vantagens que o envio de SMS oferece para o sucesso das suas estratégias de comunicação.

#Relacionamento

5 dicas para preparar seu e-commerce para atender bem e vender mais no Dia Mundial do Consumidor

Quer saber como criar uma experiência do cliente especial e muito mais rentável para o Dia Mundial do Consumidor? Veja algumas dicas importantes para vender muito mais.

#Relacionamento

Como aprimorar a gestão de atendimento e reter mais clientes

Como aprimorar a gestão de atendimento e reter mais clientes

Quer impactar e reter muito mais, por meio de uma excelente experiência do usuário? Conheça estratégias para melhorar a gestão de atendimento e seus resultados.
Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos
e transforme a comunicação da sua marca com os consumidores.
E-mail:*
Code7 Software e Plataformas de Tecnologias Ltda.
Política de Privacidade e Proteção de Dados