9. 02. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

Atendimento home care: o que é, quais benefícios e como criar?

Atendimento home care: o que é, quais benefícios e como criar?

De acordo com dados do Nead, o atendimento home care cresceu  35% durante a pandemia de Covid-19 e se popularizou de forma rápida. Nota-se que a tecnologia foi uma grande aliada nesse processo e tem impulsionado, cada vez mais, a expansão desse modelo de serviço.

Contudo, muitos pacientes, e até mesmo profissionais da saúde, ainda possuem dúvidas a respeito do assunto. Se esse é o seu caso, continue com a gente e saiba como tudo funciona. 😉

O que é atendimento home care? 

Primeiramente, é importante você saber o que, de fato, significa esse termo, certo? Pois bem, na tradução do inglês, home care pode ser definido como cuidado em casa. Trata-se de uma modalidade que visa oferecer assistência médica domiciliar, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes. 

A ideia é dar continuidade ao tratamento, fora do ambiente hospitalar, promovendo mais conforto e humanização. 

É importante ressaltar que tal formato permite a realização de vários tipos de procedimentos e, na maioria das vezes, é composto por uma equipe multidisciplinar que visa fornecer total apoio ao indivíduo, tanto presencialmente, quanto de forma remota.

Sendo assim, os profissionais que podem atuar nesse modelo vão desde médicos, enfermeiros, fisioterapeutas até nutricionistas. Tudo vai depender da necessidade de cada paciente. 

Em suma, pode-se dizer que um atendimento home care envolve serviços ambulatoriais (triagem, consultas médicas, prescrição de medicamentos etc); monitoramentos (acompanhamento do paciente) e interações. 

Agora que você já sabe o que esse termo representa, o que acha de descobrir os benefícios do home care? Continue lendo o blog post e confira! 

Quais benefícios do atendimento home care ? 

Sem dúvida, o atendimento home care se diferencia dos demais, por oferecer inúmeros benefícios aos pacientes. Listamos os principais, logo abaixo. Veja! 

Assistência individualizada 

Em primeiro lugar, pode-se destacar a assistência individualizada como principal benefício do atendimento home care. Muitas vezes, quando o paciente se encontra em um ambiente hospitalar, acaba tendo que dividir a atenção com outras pessoas que estão precisando de ajuda, também. Porém, ao ser atendido em casa, é possível obter um serviço muito mais personalizado. 

Segurança 

Vamos combinar que o ambiente hospitalar é propício a infecções, né? Afinal, várias pessoas, com diferentes enfermidades, costumam transitar pelo local e, sem querer, podem provocar alguma contaminação.  

Para pacientes mais debilitados, tal situação é altamente preocupante, pois qualquer problema pode afetar na recuperação. Por isso, o atendimento home care é recomendável e considerado seguro, uma vez que reduz o risco de contrair doenças. 

Ambiente familiar 

Outro benefício que pode ser destacado, é a questão do ambiente familiar. Cuidar do paciente em um local, no qual ele já está acostumado a ficar, faz toda a diferença. 

Além disso, a presença dos familiares tende a contribuir para uma recuperação mais rápida. 

Liberdade 

O atendimento home care permite que o indivíduo tenha mais liberdade e independência.  Geralmente, em hospitais, o paciente fica restrito ao quarto de internação e não tem muitas opções para estabelecer sua própria rotina. Contudo, em domicílio, a realidade é outra.  

O paciente consegue criar seu próprio cronograma, respeitando as condições médicas. Em outras palavras, ele pode escolher, por exemplo, o horário que deseja escutar uma música, ver um filme, ler um livro e muito mais. Essa autonomia significa qualidade de vida. 

saúde digital home care

Com tantos benefícios assim, o home care, realmente, já se tornou a opção de tratamento de muitas pessoas. Contudo, os profissionais da área, ainda, enfrentam alguns desafios. É sobe eles, que vamos falar no próximo tópico. 

Principais desafios do home care: como fazer uma gestão eficaz? 

É importante destacar que o home care não deve ser visto como um concorrente dos hospitais. Mas, sim, como um serviço complementar.  

Atualmente, os profissionais enfrentam alguns desafios para estabelecer, de fato, uma gestão assertiva acerca do home care. Listamos a seguir, as principais dificuldades encontradas. Confira! 

📌Logística: organizar uma gestão remota de diversos profissionais de saúde que prestam o serviço em domicílio, é um desafio. Muitas empresas não possuem infraestrutura suficiente para dar o apoio necessário. Contudo, com a ajuda de algumas ferramentas digitais, esse processo pode ser simplificado.  

🔎Continue lendo este conteúdo e saiba, mais adiante, quais recursos tecnológicos podem ser utilizados!😉 

📌Alinhamento de expectativas: muitas pessoas acabam confundindo o atendimento home care, que está relacionado aos profissionais de saúde, com os cuidadores. Dessa forma, acabam solicitando tarefas fora do escopo. Por isso, é fundamental deixar claro que existem protocolos a serem cumpridos. Isso viabiliza uma assistência mais direcionada. 

📌Capacitação: como foi dito anteriormente, a falta de infraestrutura é um dos maiores desafios. Mas, juntamente, com ela, vem a falta de capacitação. Quem deseja trabalhar com esse tipo de atendimento, precisa se dedicar aos estudos. Saber mais sobre telemedicina, prontuário eletrônico, dentre outros. Afinal, essas são algumas tecnologias que podem ser úteis no trabalho home care. 

Bom, agora que você conferiu os desafios de realizar um atendimento home care, chegou a hora de descobrir o que fazer para estruturar esse tipo de serviço. 

Como montar um atendimento home care com auxílio da tecnologia? 

Antes de mais nada, é preciso saber que será necessário muito planejamento e tecnologia. Sim! A tecnologia é uma das maiores aliadas na prestação de serviço em domicílio. 

Hoje, existem diversas ferramentas que otimizam o trabalho e tornam esse acompanhamento ao paciente, ainda mais, preciso.  

Separamos 3 inovações que são imprescindíveis nesse tipo de gestão. Saiba mais sobre cada uma delas, agora mesmo. 

🔊Voicebot 

Para disponibilizar um atendimento home care de qualidade, é preciso investir em recursos que possibilitem o monitoramento do paciente. Por isso, quanto mais personalizado for essa assistência, melhor. Nesse sentido, o voicebot surge como uma ótima opção para manter uma comunicação mais empática à distância.  

Trata-se de um robô de voz desenvolvido para reconhecer e interpretar a voz humana. Em outras palavras, ele pode ser utilizado para acompanhar o estado do paciente, interagindo de forma humanizada. Afinal, nem sempre o profissional de saúde estará presente no ambiente. 

🤖Chatbot no WhatsApp 

O WhatsApp está presente em 99% dos smartphones brasileiros. Além disso, o Brasil é o segundo país com maior número de usuários do app. Sabe o que esses dados indicam? Que o aplicativo é um excelente meio de comunicação e pode ser um ótimo recurso do atendimento home care. 

É possível criar um chatbot no WhatsApp, por exemplo, para enviar mensagens de textos, automatizadas, realizando a marcação de consultas e exames, cópias de solicitações médicas, pesquisa de satisfação e muito mais. 

Outra opção é a triagem. Essa fase inicial, do atendimento, pode ser feita com a ajuda de um robô. Afinal, ele pode fazer as perguntas iniciais e direcionar para um profissional especializado. 

Ah, os bots, também, podem oferecer assistência contínua. Ou seja, eles podem ficar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Bem legal, né? 

chatbot no home care💡Inteligência Artificial 

Ao adotar chatbots e voicebots como complemento do atendimento home care, você pode deixar os robôs, ainda mais, inteligentes com o uso da inteligência artificial. Afinal, ela é capaz de simular o raciocínio humano e ir se aprimorando com as interações. Desse modo, as conversas tendem a ficar mais rápidas e fluídas. 

Enfim, como você pode notar, as inovações tecnológicas são essenciais para tornar a gestão do atendimento home care mais funcional. 

Portanto, se você deseja investir nesse formato de assistência, não deixar de estruturar a sua base, antes de tudo. Assim, será possível prestar um serviço completo aos seus pacientes. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, fale com um especialista da Code7.

Aposte nas inovações e melhore a experiência das pessoas com relação à saúde.

Posts Relacionados

Conheça as novas features de envio de áudio do Módulo Bot

Quando o assunto é inovação, somos especialistas. Afinal, estamos sempre em busca de melhorias para os nossos produtos. Dessa vez, vamos apresentar a vocês uma novidade que pretende facilitar, e muito, o atendimento ao cliente: o envio de áudio do Módulo Bot.  Quer saber mais detalhes sobre essa funcionalidade? Então, continue acompanhando nosso blog post. […]

Quais os benefícios do atendimento omnichannel para BPOs?

Quem trabalha em empresas de BPOs, sabe o quanto é importante buscar inovações para agilizar os processos internos e aumentar a produtividade das entregas diárias. De fato, tal tarefa, nem sempre é fácil. Por isso, no blog post de hoje, vamos mostrar como o atendimento omnichannel para BPOs, pode tornar essa dinâmica mais eficaz.  Mas, […]

WhatsApp vira o maior serviço de telefonia móvel do Brasil

É oficial. O WhatsApp tornou-se o maior serviço de telefonia móvel do Brasil. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Panorama Mobile Time, em conjunto com a Opinion Box, 50% dos brasileiros, com smartphones, fazem mais ligações pelo aplicativo do que pela rede de voz das suas operadoras. Os outros 50% se dividem entre as […]