7. 02. 2019 - Produzido pela Equipe da Code7

Atendimento humanizado: o que é e como implementar?

Atendimento humanizado: o que é e como implementar?

Oferecer um atendimento humanizado ao cliente, é essencial para as empresas sobreviverem no mercado. Afinal, em meio a tanta concorrência, sobressai aquelas organizações que priorizam a experiência do usuário. É sobre isso que vamos falar hoje!


O ambiente on-line é caracterizado pelo imediatismo e pela velocidade do fluxo de informações. Nesse sentido, humanizar as conversas, significa tratar o público com empatia. É mostrar o quanto aquela pessoa, que está do outro lado da tela, é especial e única, em meio a tantas outras.

Mais do que oferecer bons preços, as marcas, atualmente, precisam fazer com que os seus contatos se sintam valorizados. A percepção da exclusividade, cria um clima favorável e abre as portas para uma relação saudável entre empresa e cliente. Quer saber mais detalhes sobre o atendimento humanizado?

Então, acompanhe este conteúdo!

O que é atendimento humanizado?

Qualquer discurso sobre marca, na era digital, vai bater na tecla do atendimento humanizado. Mas, afinal, do que se trata esse termo?

De modo geral, pode-se dizer que o atendimento humanizado é quando a empresa entende o consumidor e presta atenção no que ele, realmente, deseja. Ou seja, é quando o usuário é colocado em primeiro lugar.

Esse tipo de atendimento não está focado, apenas, em vender, por exemplo. Mas, acolher e construir, de fato, um bom relacionamento. O objetivo, principal, é levar a fidelização e fortalecer a reputação da marca.

Mas, não pense que construí-lo é tão fácil assim. Antes de tudo, é preciso alinhar os valores da empresa para que eles possam ser refletidos na fala dos colaboradores. Listamos algumas dicas, logo abaixo.

Dicas para criar um atendimento humanizado!

  • Política da empatia! Primeiramente, você deve ajustar a sua equipe. Ou seja, inserir dentro da empresa uma política da empatia para que todos possam seguir a mesma linha. Quanto mais você deixar claro o propósito da sua organização, para os seus colaboradores, melhor.
  • Alinhamento de linguagem! Já parou para pensar que o consumidor, do outro lado da tela, recebe a mensagem que você divulga, de maneira individual? Sendo assim, a interpretação de uma conversa pode ser diversa. Portanto, para criar um atendimento humanizado, você deve verificar como é a atual linguagem da sua empresa. Será que você está se comunicando de forma clara e não violenta?
  • Agilidade! Nada mais desrespeitoso com o cliente, do que deixá-lo esperando.  Ninguém gosta de perder tempo resolvendo algo que poderia ser solucionado em segundos. Por isso, oferecer um atendimento rápido, é essencial.
  • Personalização! É maravilhoso poder ser chamado pelo nome durante uma conversa com uma empresa. Mas, melhor do que isso, é quando a empresa pega referências, de interações anteriores, e mostra que, realmente, sabe com quem está falando. A personalização do atendimento, sem dúvida, torna o contato mais humanizado.
  • Confiança! Quando você demonstra confiança, cumprindo prazos e acordo estabelecidos com o seu cliente, você constrói uma relação sólida com ele e muito mais próxima.

Ferramentas para humanizar o atendimento

Como você pode notar, a humanização do atendimento envolve várias etapas. Mas, é possível tornar esse processo mais descomplicado, utilizado algumas ferramentas digitais. Isso mesmo. Você pode, sim, utilizar a tecnologia a seu favor e construir uma comunicação otimizada. Separamos alguns exemplos. Confira!

Chatbot: você pode criar um robô com características que remetam a sua marca. Em outras palavras, pode adaptar a linguagem e criar uma personalidade que dialogue com o seu público. Ao ter um chatbot atuando no seu atendimento, você passa a responder os contatos com total agilidade. Sem contar que pode ficar disponível 24h por dia.

Ferramenta omnichannel: para ter uma visão geral das interações dos usuários, independente do canal, você pode utilizar uma ferramenta omnichannel. Assim, você tem acesso ao histórico das conversas e pode oferecer algo mais personalizado.

URA Cognitiva: se o seu atendimento é por voz, a URA Cognitiva é uma ótima opção. Afinal, ela utiliza a inteligência artificial na conversação e é capaz de compreender contextos diversos. O resultado? São interações mais fluídas e aumento da retenção de chamadas.

Saiba mais aqui!

Vantagens de implementar o atendimento humanizado

Retenção de Clientes: clientes que se sentem valorizados e ouvidos têm menos probabilidade de abandonar a empresa em busca de alternativas. Isso resulta em maior retenção de clientes a longo prazo.

Reputação da marca: ao melhorar a satisfação do seu público, a sua marca passa a ter uma reputação conceituada. Afinal, as pessoas podem indicá-las sempre. Com isso, você consegue atrair novos clientes.

Redução de Conflitos: o atendimento humanizado tende a reduzir conflitos, pois os clientes se sentem mais ouvidos e compreendidos desde o início.

Melhoria Contínua: um atendimento humanizado incentiva os clientes a compartilharem suas opiniões e feedback de maneira mais aberta. Isso fornece à empresa informações valiosas para melhorar produtos, serviços e processos.

Se você tem interesse em criar um atendimento humanizado na sua empresa, fale com um dos nossos especialistas.

Descubra um nova maneira de se comunicar, agora mesmo!

Leia também:

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]