30. 12. 2021 - Produzido pela Equipe da Code7

Atendimento omnichannel: 8 vantagens em investir!

Atendimento omnichannel: 8 vantagens em investir!

Antes de tudo, você sabe o que é um atendimento omnichannel?     

A princípio, a interação com o cliente era realizada apenas pelo telefone em horário comercial, hoje não é bem assim.  Portanto, novas possibilidades de contato surgiram.    

Atualmente, as redes sociais e os aplicativos de mensagens estão ganhando, cada vez mais, espaço no mercado e caindo no gosto dos consumidores.     

Por isso, neste blog post, você vai descobrir como funciona essa nova forma de comunicação e quais as vantagens de implementar na sua empresa. Acompanhe!     

Afinal, o que é atendimento omnichannel 

Oferecer atendimento prático e rápido. Esse é um dos objetivos do atendimento omnichannel que visa focar na experiência do cliente, e não apenas no produto/serviço.

Nesse sentido, ao adotar esse formato é possível integrar diversos canais de comunicação e oferecer múltiplas opções de contato. Isso mesmo!     

Na era digital, em meio a tanta concorrência, é necessário buscar alternativas para atrair, engajar e fidelizar os consumidores.    

Por isso, nada mais estratégico do que se antecipar às necessidades e às preferências deles. Mas, como fazer isso na prática?  

Seja por meio do WhatsApp, webchat ou e-mails, o fato é que a sua empresa precisa estar preparada para atender o público da melhor forma possível.  

Afinal, um atendimento ruim pode repercutir de forma negativa e trazer sérios problemas para o seu negócio.  

Então, se você deseja ter sucesso na sua abordagem ao cliente, precisa investir no atendimento omnichannel.    

8 vantagens em investir no atendimento omnichannel  

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box metade dos brasileiros entrevistados preferem comprar em lojas on-line do que em lojas físicas. Sabe o que isso significa? Que as empresas, mais do que nunca, devem investir no atendimento digital e remover as barreiras entre os canais.

Nesse sentido, é preciso criar uma jornada única e integrada para o cliente. Afinal, ele precisa voltar!

Veja abaixo, 8 vantagens que o  atendimento omnichannel proporciona para a sua empresa! Prepare-se para investir nessa técnica agora mesmo!

1 – Melhora no atendimento

Vamos lá, primeiramente, imagine a seguinte cena: um produto está atrasado e o cliente deseja saber o que aconteceu, sem precisar ligar para resolver. O que você faria neste caso?  

Com o atendimento omnichannel é possível oferecer suporte integrado por meio de webchat ou, até mesmo, por WhatsApp de forma imediata 

Nesse sentido, mesmo que você tenha um grande volume de clientes, os seus atendentes conseguem realizar diversos atendimentos simultâneos. Em outras palavras, todo o gerenciamento das conversas passa a ser feito em um único lugar, gerando mais agilidade para o seu dia a dia! 

2 – Fidelização dos clientes

Você tem dificuldade em fidelizar clientes? Afinal, isso é bem comum na maioria das empresas. Contudo, ao adotar um atendimento omnichannel você passa a ter mais controle sobre as informações do seu público. 

Isso é possível, pois você consegue ter acesso ao histórico e as preferência de cada usuário. Dessa forma, você tem a possibilidade de criar promoções mais atrativas. Sem contar, que com esses dados em mãos, tem mais chances de ter sucesso na sua abordagem. 

Fidelizar o consumidor por meio de uma excelente experiência pode garantir que ele permaneça utilizando o produto/serviço. Aliás, é uma maneira de demonstrar que a empresa se importa com o público e está disposta a fazer o que for possível para melhorar aquela jornada de compra.   

3 – Agilidade nas respostas  

Você deseja obter rapidez nas interações? Pois, saiba que o atendimento omnichannel, também, aumenta o tempo de disponibilidade e os canais de suporte ao cliente. Quer um exemplo? Com a ajuda de uma chatbot a sua empresa pode ficar disponível 24 horas para atendimento.  

Nesse sentido, mesmo que você não tenha nenhum atendente humano disponível, o cliente não ficará esperando. Demais, né? 

Segundo uma pesquisa da Hibou, um bom atendimento é fator fundamental e decisivo para 94% dos entrevistados.  Então, você não vai quer perder um possível cliente por falta de atendimento, não é? Portanto, esteja sempre disponível! 

 4 – Aumento das vendas  

Quantas pessoas costumam abandonar o carrinho de compras no seu e-commerce? Você já parou para pensar quais fatores contribuem para essa atitude? Por vezes a falta de suporte adequado acaba levando o consumidor a desistir da compra. 

Mas, isso tende a acabar com a adoção do atendimento omnichannel. Ao integrar suas plataformas de comunicação, você consegue fornecer todo o apoio necessário para o cliente.    

Assim, ele pode, por exemplo, iniciar a compra no site, finalizar via WhatsApp e receber a encomenda em casa ou retirar na loja.    

Uma jornada integrada contribui para a satisfação do cliente e, consequentemente, para o aumento das vendas.  Acredite, isso faz a diferença!  

5 – Comunicação personalizada com atendimento omnichannel 

O atendimento omnichannel permite a personalização e automatização de toda a jornada de interações com o cliente.   

O cliente tem a possibilidade de iniciar a sua jornada por meio de um chatbot para tirar dúvidas ou resolver questões mais burocráticas, por exemplo. Ao mesmo tempo, ele tem a opção de falar com um agente humano, ou seja, o que não faltam são formas de comunicação.

Todas essas alternativas, garantem a eficiência de uma jornada de atendimento mais produtiva e diferenciada. O que é ótimo!

6 – Engajamento e retenção dos clientes 

Antes de tudo, lembre-se sempre de se perguntar: “como o meu cliente gostaria de ser atendido?”. É preciso estabelecer uma relação de confiança entre o cliente e a empresa. Aliás, isso é essencial para criar defensores da marca, ainda mais, em meio da tanta concorrência.  

Ao adotar o atendimento omnichannel é possível percorrer a jornada de compra do cliente e transitar entre os canais de atendimento. Assim, você consegue estabelecer uma comunicação mais fluída e sem ruídos.    

Afinal, engajar e reter clientes nem sempre é uma tarefa simples. Porém, tudo tende a ficar mais fácil quando você consegue identificar os problemas no processo conversacional.  

7 – Coleta e análise de dados   

Conhecer o cliente de perto. Quem não quer?      

Vamos combinar que é muito mais fácil tomar decisões baseadas em dados, sobretudo, quando o assunto é marketing e vendas. Ao coletar e analisar informações sobre as necessidades do seu público, é possível mapear tendências de comportamento e adotar ações mais assertivas.       

Como foi dito anteriormente, baseado no histórico de busca de cada cliente, você pode definir suas estratégias e ofertar produtos/serviços específicos.  Portanto, pode-se dizer que os dados ajudam a aprimorar toda a jornada de atendimento. Sem contar que permite a elaboração de mensagens mais eficientes.  

8 – Redução de custos  

Já imaginou centralizar todas as suas ferramentas de comunicação em um só lugar? Com o atendimento omnichannel você pode!

Os canais integrados aumentam a produtividade das equipes, ao mesmo tempo em que reduzem o investimento em diversas plataformas. Nesse sentido, além de conter os gastos da empresa, você aumenta a produtividade. 

Viu só quantas vantagens você pode obter ao investir nesse novo modelo de atendimento? Se você deseja melhorar a comunicação do seu negócio aposte em novas estratégias conversacionais.  Atualmente, o que não faltam são ferramentas digitais para auxiliar nesse processo. 

Se você não sabe por onde começar! Fale com a gente! Temos uma solução ideal para centralizar todos os seus canais digitais em um só lugar, conforme as suas necessidades! 

 Então, não fique parado no tempo. Utilize a tecnologia a seu favor e conquiste o mercado. 

📌​Quer aprender a criar um ATENDIMENTO OMNICHANNEL DO ZERO? Acesse o conteúdo que fizemos e descubra como!

Code7 Omnichannel

Posts Relacionados

Televendas vai morrer! Saiba como migrar para o digital!

Você, ainda, prospecta clientes por telefone? Então, é melhor pensar em novas estratégias comerciais. Afinal, a televendas vai morrer e se a sua empresa não quer ir junto, é melhor começar a migrar para o digital hoje mesmo!  Não sabe por onde começar? Então, já salva este conteúdo. Vamos mostrar como você pode fazer essa […]

6 Dicas para personalizar chatbot no WhatsApp

Os chatbots vieram para ficar. Os usuários podem falar com eles a qualquer momento, sem filas de espera, e isso transforma o atendimento digital em uma experiência melhor. E ter essa ferramenta no WhatsApp, ou seja, na plataforma que 80% dos brasileiros usam para se comunicar, é necessário para todas as empresas! Mas, desde a […]

8 motivos para ter um chatbot no varejo

Já pensou em reforçar o seu time de atendimento com a ajuda de um robô? Pois saiba que, atualmente, isso é possível. O chatbot no varejo pode ser utilizado de diversas maneiras para impulsionar os negócios e otimizar o relacionamento com os clientes.  Quer conhecer os principais motivos de utilizar um bot ? Então, acompanhe este […]