6. 10. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

Atendimento por telefone: como montar a estratégia perfeita?

Atendimento por telefone: como montar a estratégia perfeita?

Prepare-se para criar um serviço de atendimento por telefone excelente. Descubra como as ferramentas digitais podem ser úteis nesse processo!

Falar de atendimento por telefone, em plena era digital, parece ser algo ultrapassado para você? Se a sua resposta for sim, é melhor repensar o seu ponto de vista. Afinal, esse dispositivo vem se reinventando e tornando-se um ótimo aliado das empresas que desejam oferecer mais um meio de contato para o público.

Portanto, se você quer saber como utilizá-lo, de forma estratégica, para reter e engajar clientes na sua base, continue acompanhando este blog post e se surpreenda.?

Qual a importância do atendimento telefônico nas empresas?

O telefone é um dos meios de comunicação mais antigos, em funcionamento, até hoje. Em outras palavras, ele passou por vários momentos da história e sobreviveu, mesmo diante do surgimento de outras tecnologias. O que demonstra o seu grande potencial na comunicação.

Em meio às mídias sociais, e-mails, chatbots etc.; ele se mostra essencial e indispensável para muitas pessoas que preferem utilizar a voz, ao invés do texto, para se relacionarem.

É exatamente por isso, que essa opção de atendimento conquista tantas empresas. Por meio dele, é possível alcançar um público maior e, ainda, ficar em conformidade com a legislação. Afinal, a nova Lei do SAC estabelece a obrigatoriedade do atendimento por telefone por, no mínimo, 8 horas por dia.

Atualmente, esse recurso pode ser utilizado para diversos tipos de atividades, tais como:

  • tira dúvidas;
  • suporte personalizado;
  • campanhas de vendas;
  • acionamento de seguros e serviços de sinistros;
  • cobranças e muito mais.

Veja só, as vantagens de optar por essa ferramenta.

O poder da voz: principais vantagens do atendimento por telefone

Listamos as principais vantagens do atendimento telefônico. Confira!

Humanização das conversas

Ao contrário do texto escrito, a comunicação verbal acaba gerando mais empatia e despertando emoções. Por isso, uma das principais vantagens de utilizar o telefone, como meio de contato, é a possibilidade de gerar mais empatia durante as interações. ?

Acessibilidade

Outro ponto que merece destaque, é a questão da acessibilidade. Afinal, o telefone é um meio de comunicação democrático, que pode ser utilizado por diversos tipos de públicos. Desde aquelas pessoas que não estão tão familiarizadas com os aplicativos de mensagens até aquelas que não têm acesso à internet, ou possuem algum tipo de deficiência visual.

Resolução de problemas mais complexos

Algumas demandas são mais difíceis de serem resolvidas por mensagens, justamente por exigirem informações mais detalhadas e até confidenciais. Nesse sentido, o telefone surge como uma ótima opção de atendimento, já que permite a resolução dessas questões de forma segura e rápida.

Diferencial competitivo

Nem todas as organizações oferecem um atendimento telefônico de alto padrão. Portanto, ao estruturá-lo de forma eficiente, você passa a ter um diferencial competitivo no mercado. Assim, além de melhorar a satisfação dos clientes, eleva a reputação da sua marca.

Como é possível notar, são muitas vantagens. Contudo, para obter sucesso, é necessário criar boas estratégias de comunicação. Saiba como fazer isso, no próximo tópico! ?

televendas

Top 5 estratégias para realizar um atendimento por voz perfeito!

Separamos algumas dicas para ajudar você a obter sucesso no atendimento, por voz, da sua empresa! Confira!

1º) Pense na jornada do cliente como um todo

Como é o processo de atendimento na sua empresa, atualmente? Você já parou para mapear os caminhos que o seu cliente percorre até chegar a sua marca? Entender como essa jornada se estabelece, é o primeiro passo para construir um processo interativo eficiente. 

Afinal, a partir do momento que você compreende quais são as principais necessidades do seu público, você consegue determinar quais demandas serão resolvidas por telefone e quando irá utilizá-lo, dentro dessa jornada.

2º) Aposte na tecnologia

As chamadas telefônicas não precisam ficar na mesmice. Você pode otimizar todo esse processo, adotando boas ferramentas digitais. ?

É possível automatizar o processo de discagem, por exemplo, utilizando um Discador Automático.  Dessa forma, além de aumentar a produtividade dos agentes, você consegue mensurar o desempenho de cada atendimento, por meio de relatórios.

Outra opção para utilizar nas ligações, são os  Voicebots. Os famosos robôs de voz, podem agilizar a resolução daqueles problemas mais corriqueiros e ampliar o número de pessoas atendidas. Assim, além da empresa reduzir os custos com contratação de novos funcionários, pode ficar disponível 24 horas por dia.

E não podemos deixar de citar a URA Cognitiva. Afinal, essa ferramenta inteligente pode ser utilizada como suporte, disponibilizando menus interativos e melhorando o autoatendimento.

3º)Alinhe a linguagem 

Certifique-se que a sua comunicação está sendo clara e empática nas ligações. Isso vale, tanto para os atendimentos automatizados, quanto para aqueles feitos por humanos.

É preciso alinhar o discurso e utilizar o tom de voz adequado a sua marca. Portanto, não deixe de checar se a mensagem está sendo transmitida com transparência, ok?

4º) Personalize o atendimento

Quanto mais personalizado for o seu atendimento, melhor. Hoje, é possível ter um atendimento telefônico automatizado, totalmente voltado para as necessidades do seu público.

Se você utilizar uma URA Cognitiva, por exemplo, é possível adicionar a  tecnologia de IA Generativa, como o ChatGPT, para deixar as conversas mais fluidas e naturais.

Outra opção, é usar essa inovação para fazer a pesquisa e a leitura de documentos, durante o atendimento telefônico. Dá o play no vídeo e veja, na prática, como seria.

5º) Faça integrações

Por fim, faça integração! O telefone não precisa ser utilizado de forma isolada. Pelo contrário, você pode acrescentar diversas tecnologias para tornar o atendimento mais dinâmico e, ainda, trabalhá-lo de forma integrada a outros sistemas e canais. 

Assim, você consegue oferecer uma experiência omnichannel para os seus contatos.

atendimento integrado

Agora que você já sabe que o atendimento por telefone pode se tornar um trunfo na sua empresa, não deixe de apostar nesse dispositivo.

Conte com a ajuda dos Falar com vendas para revolucionar a comunicação por voz na sua empresa!


Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]