8. 12. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

5 coisas que podem ser automatizadas com chatbots e você não sabe!

5 coisas que podem ser automatizadas com chatbots e você não sabe!

A tecnologia nunca esteve tão próxima de nós. Prova disso é que interagimos, o tempo todo, com ela e nem sempre nos damos conta. Seja por meio de uma conversa nas redes sociais, de uma compra no site… Enfim, o fato é que estamos, cada vez mais, conectados. Por isso, hoje vamos mostrar para você, 5 coisas que podem ser automatizadas com chatbots, aí na sua empresa! 

Mas, fica tranquilo. São processos que vão tornar a sua rotina bem mais otimizada. Afinal, os bots não vão substituir os humanos, mas sim, ajudá-los! 😉

5 fatos que você precisa saber sobre chatbots 

Antes de falarmos sobre as atividades que os chatbots podem desempenhar no dia a dia, resolvemos listar 5 fatos sobre essa ferramenta que está revolucionando a comunicação mundo afora. 

Então, se você não sabe nada sobre eles, chegou a hora de aprender! Fique atento aos tópicos abaixo e conheça as principais potencialidades desses robôs. 

1º) Toda empresa vai precisar ADOTAR chatbots 🤖 

Se você possui uma empresa, mais cedo ou mais tarde, vai precisar ter um chatbot. De acordo com um levantamento feito pela consultoria Gartner, em cinco anos, os chatbots se tornarão o principal canal de atendimento ao cliente. 

Ou seja, toda marca que tem interesse em escalar a comunicação e ter uma presença mais estratégica no mercado, deverá implementar os robôs nas suas rotinas organizacionais, o quanto antes. Afinal, por meio deles será possível conversar com milhares de pessoas, ao mesmo tempo, de forma instantânea e alcançar melhores resultados. 

2º) Os chatbots criam experiências memoráveis 🤖 

Hoje, os chatbots, por si só, podem tornar o atendimento nas empresas mais rápido e satisfatório. Contudo, é possível deixar os robôs, ainda mais, espertos com o uso da inteligência artificial. Em outras palavras, eles podem se tornar verdadeiros especialistas, uma vez que é possível programá-los, conforme as necessidades de cada público. 

Dessa forma, você consegue criar experiências mais personalizadas e fluídas. Em suma, os chatbots fazem o usuário, do outro lado da tela, se sentir único e especial. 

3º) Os chatbots vão ALÉM do SAC 🤖 

As pessoas têm a falsa impressão de que os chatbots desenvolvem, apenas, a função de SAC. Porém, é importante dizer que eles podem ser utilizados para diversas funcionalidades. Nesse sentido, a atuação desses robozinhos é capaz de permitir um maior engajamento dos clientes com a marca, proporcionar suporte imediato, possibilitar transações comerciais descomplicadas e muito mais.   

Logo a seguir, você verá alguns exemplos de coisas que podem ser automatizadas com os chatbotsuso. Então, não deixe de continuar lendo nosso conteúdo, ok? 😉 

4º) Os chatbots reduzem custos 🤖 

Você já pensou em MULTIPLICAR a capacidade de atendimento da sua empresa e acabou desistindo, por pensar que precisaria contratar mais funcionários? Isso acontece com muitos gestores. Porém, com os chatbots, você consegue dar esse salto de crescimento, sem precisar gastar muito dinheiro.  

Aliás, com, apenas, um robô, é possível otimizar, bastante, o trabalho de um time inteiro. 

automatizadas com chatbot

5º) Os chatbots estão SEMPRE disponíveis 🤖 

SIM! Os chatbots possuem a incrível capacidade de ficarem o tempo todo CONECTADOS. Ou seja, eles não desligam em nenhum momento, a não ser que você os programe para isso. 

Os assistentes virtuais podem ficar disponíveis para o seu público, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, você amplia suas possibilidades de vendas! O que é ótimo, né? 

5 coisas que podem ser automatizadas com chatbots – Descubra agora! 

Bom, agora que você já sabe 5 fatos IMPORTANTÍSSIMOS sobre os chatbots, chegou a hora de descobrir tarefas, simples, do cotidiano, que podem ser automatizadas com a ajuda dos robôs. 

Vamos lá?

1º) Menu de atendimento 

Iniciar uma conversa on-line, com um lead ou cliente, não é tão simples assim, não é? Afinal, nem sempre sabemos o que levou aquele indivíduo a procurar a empresa em questão. Os motivos podem ser diversos, desde o interesse pela compra de algum produto/serviço, informações sobre pedido enviado, segunda via de boleto, cupom de desconto etc. 

Nesse contexto, a grande dúvida que fica é: como tornar essa experiência mais acessível e otimizada? Muitas pessoas não fazem ideia, mas os chatbots podem perfeitamente estruturar essas informações. Com eles, é possível criar um menu de atendimento direcionado para tornar essa comunicação mais efetiva 

Dessa forma, a empresa pode elencar os pontos que deseja disponibilizar para o usuário e automatizar todo esse processo. Além disso, a integração de chatbots com sistemas de atendimento, como o Módulo Code7 Omni, possibilita a configuração de filas específicas para cada opção do menu. Assim, quando o cliente solicitar para falar com um agente humano (caso disponível), ele será direcionado para o setor responsável pelo assunto correspondente a opção selecionada no menu. 

Ou seja, a sua empresa, pode ter um único chatbot centralizando os atendimentos, realizando a triagem dos clientes, classificando as interações e encaminhando cada solicitação ao setor responsável. Demais, né? 

2º) Mensagem de saudação pode ser automatizada com chatbots

Sabia que é possível configurar uma mensagem de saudação, para não deixar o seu cliente esperando? Muitos consumidores acabam desistindo de uma compra, devido a espera excessiva por atendimento.  

Contudo, esse processo pode ser minimizado com a adoção dos chatbots. Afinal, é possível configurar mensagens de saudação para “fisgar” o usuário, logo no primeiro contato.   

Além disso, caso você queira, é possível automatizar a conversa inteira e criar autorrespostas para as dúvidas que possam surgir.  

3º) Agendamentos de horários 

Quem trabalha com agendamentos de horários, seja para consultas médicas, exames e atendimentos em geral, certamente, “perde” várias horas organizando os contatos. Em muitos casos, inclusive, o profissional não possui nem uma secretária para auxiliar nessa tarefa. Mas, a verdade é que esse tipo de atividade rotineira, também, pode ser feito por chatbots.  

Os robôs podem agendar os clientes para você de forma automática e , ainda, fazer todas as marcações necessárias da agenda. 

4º) Pesquisas de satisfação 

Mensurar o nível de satisfação dos clientes é algo que precisa ser feito constantemente. Afinal, é por meio dos resultados obtidos em pesquisas assim, que a empresa consegue identificar pontos de melhorias. Contudo, nem sempre é fácil realizar esses levantamentos. Mais uma vez, a falta de tempo, acaba deixando esse tipo de atividade para depois. 

Porém, ao automatizar esse processo com chatbots, tudo pode ser feito de forma ágil e descomplicada. 

5º) Triagem de currículos 

A seleção de profissionais é algo presente no dia a dia de qualquer organização. Mas, quem trabalha no setor de Recursos Humanos sabe o quanto é difícil organizar um processo seletivo. Afinal, na maioria dos casos, é preciso cuidar de diversas etapas. Porém, atualmente, já é possível automatizar certas tarefas, como a triagem de currículos. 

Basta você desenvolver chatbots voltado para isso. Ou seja, ao criar o seu fluxo de conversa, você pode colocar questões como: escolaridade, experiências profissionais, disponibilidade de horário e tudo mais que achar conveniente para a vaga ofertada. Assim, os bots fazem todo esse trabalho inicial e a sua equipe de RH fica encarregada de cuidar das outras etapas. 

Ah, sabe o que é melhor? Ao final da inscrição do candidato, você pode configurar o bot para enviar um e-mail automático confirmando a inscrição a ele e encaminhando uma cópia do currículo para o recrutador! Quem não quer um assistente desses? 

rh automatizado com chatbot

E aí, gostou do blog post? Viu quantas tarefas podem ser automatizadas com chatbots?

Se você chegou até aqui, com certeza, já está mais por dentro do papel os robôs desempenham no mundo dos negócios, não é? Mas, se você deseja saber mais detalhes e tirar dúvidas, fale com um especialista da Code7. Estamos prontos para te ajudar!  

No mais, separamos uma seleção de materiais sobre os bots, para você se encantar, ainda mais, por esse universo. Não deixe de conferir! 👇 

Posts Relacionados

Leads no mercado B2B: como abordar por meio do WhatsApp?

Conquistar potenciais clientes é um desafio para qualquer empresa, concorda? Porém, essa tarefa torna-se, ainda mais, complexa quando se trata de leads no mercado B2B. Afinal, vender para empresas não é tão simples, como vender para o consumidor final.     Por isso, no blog post de hoje, vamos mostrar como você pode realizar abordagens mais assertivas, […]

Quais são as melhores redes sociais para vendas?

Criar boas estratégias comerciais é um desafio, diário, para as empresas. Por isso, é essencial buscar novas alternativas para ampliar as possibilidades de alcance da marca. Atualmente, as redes sociais se configuram como importantes canais, não apenas de comunicação, mas também de vendas. Inclusive, é sobre ela que vamos falar hoje.  Então, se você quer […]

10 problemas que a Plataforma Code7 resolve

Toda empresa precisa ter jornadas que proporcionem boas experiências aos seus clientes. Por isso, é indispensável utilizar uma ferramenta completa de atendimento, que facilite o acompanhamento dos resultados. Dentro desse contexto, no blog post de hoje, vamos mostrar os principais problemas que podem ser resolvidos pela Plataforma Code7. Continue acompanhando, está imperdível! 😊  Navegue pelo sumário1 Mas, o […]