Já pensou em ter um bot do WhatsApp ajudando você a conseguir mais clientes, fechando vendas e resolvendo problemas? Hoje, isso já é possível, graças a tecnologia 🙌🏼 . Inclusive, diversas empresas já estão investindo nessa estratégia para se destacarem no mercado.
Chegou a sua vez de melhorar a performance do seu negócio no ambiente on-line. Então, acompanhe esse blog post e saiba como utilizar esse recurso a seu favor.
Leia também:
- 6 Dicas para personalizar chatbot no WhatsApp
- 8 motivos para ter um chatbot no varejo
- Tendências digitais para o varejo em 2023
Navegue pelo sumário
Por que investir no WhatsApp?
De acordo com o último relatório da We Are Social e Hootsuite, o WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil. Estima-se que 96,4% dos brasileiros utilizam o aplicativo de mensagens instantâneas, diariamente. O que corresponde a 165 milhões de pessoas. Bastante, né?
Seja para se comunicar com amigos e familiares, se informar sobre produtos ou serviços, saber das notícias… o fato, é que o app é o meio de comunicação mais popular no Brasil, atualmente.
Ou seja, os dados comprovam que investir nesse canal é fundamental para gerar, ainda mais, engajamento com os clientes.
Mas, o que é necessário para vender com um robô pelo WhatsApp?
Antes de tudo, é preciso ter em mente que o WhatsApp possui 3 versões distintas. Cada uma delas, é destinada para uma finalidade específica. Confira!
✅ WhatsApp Pessoal: é a versão gratuita e mais comum de ser encontrada. Por meio dela, é possível enviar mensagens de texto e voz, fazer videochamadas, enviar imagens e muito mais!
✅ WhatsApp Business: é o modelo destinado a contas comerciais. Esse formato, também, é gratuito. Com ele, é possível criar catálogos, etiquetas com horário de funcionamento, entre outros.
✅ WhatsApp Business API: é o formato pago, mais completo e profissional do mercado. Essa versão, permite a utilização de um único número para vários atendentes, a automatização das mensagens etc. Em outras palavras, é dele que você precisa ter para vender via bot.
E como funciona a API do WhatsApp?
O grande diferencial da API do WhatsApp é que ela permite a integração entre sistemas. Nesse sentido, você pode conectá-la a CRMs, softwares de cobranças, chatbots e muito mais. Ou seja, apenas, com essa versão, é possível potencializar os resultados e ter um gerenciamento de contatos mais eficaz.
E tem mais! Para o seu cliente final, a experiência de uso não muda. Em outras palavras, ele não consegue identificar qual versão do app você está utilizando. Portanto, todo processo de engajamento flui de forma natural. O que é ótimo!
Então, primeiramente, você precisa desse modelo para começar a vender, de verdade, com o bot no aplicativo, ok?
Quais são os benefícios de utilizar um bot?
Você pode ter muitos GANHOS ao optar por esse recurso extra. Olha só!
- Maior alcance
Sem dúvida, contratar mais pessoas para realizar atendimento, pode ser muito caro. Mas, a verdade é que você pode ter, apenas, um bot para realizar o trabalho de uma equipe inteira. Ou seja, você consegue escalar a sua comunicação com a ajuda de um assistente virtual. Demais, né?
- Retorno mais ágil
Ao inserir um bot, na jornada de compra dos clientes, você irá promover interações instantâneas. Dessa forma, o tempo de resposta de cada conversa, será rápido. Logo, aquela fila de espera por atendimento, tende a sumir!
- Personalização
O atendimento via bot, permite que diversos dados possam ser coletados, logo no primeiro contato. Inclusive, o nome do cliente. Isso facilita a customização das conversas.
Contudo, esse processo pode ser, ainda mais, intensificado com a adoção da inteligência artificial. Por meio dela, é possível reconhecer a intenção de busca do usuário com mais agilidade. O que contribui para o desenvolvimento de diálogos mais humanizados e conectados.
- Melhor experiência do cliente
Se a maioria das pessoas utilizam o WhatsApp, diariamente, com certeza elas preferem ser atendidas por esse meio de comunicação, também. Portanto, ao aderir a esse recurso, você tende a melhorar a experiência do cliente naturalmente.
5 dicas para vender com o bot do WhatsApp
Agora que você já viu os principais benefícios do bot do WhatsApp, vamos às dicas para turbinar as vendas!
- Faça captação de leads: não deixe os visitantes do seu site escaparem. Você pode integrar o bot do WhatsApp na sua plataforma e começar um relacionamento com os seus leads em tempo real. Dessa forma, você consegue pegar dados importantes e aumentar sua base de contatos.
- Realize abordagens proativas: você pode nutrir seus leads com conteúdos relevantes, cupons de descontos, promoções e muito mais. Além disso, o bot pode ser utilizado para lembrar os consumidores sobre os itens esquecidos no carrinho de compras.
- Faça vendas automáticas: você pode acelerar as vendas e a tomada de decisão dos clientes, enviando fotos dos produtos, bem como link de pagamento. Isso, sem nenhuma intervenção humana. Ou seja, é possível inserir a opção de autoatendimento e proporcionar mais comodidade para o seu público.
- Ofereça atendimento 24/7: as pessoas possuem rotinas diferentes, isso é fato. Mas, elas desejam ser atendidas a qualquer momento. Nem sempre é fácil disponibilizar uma equipe física para realizar esse trabalho. Contudo, com o bot do WhatsApp, você pode oferecer atendimento em tempo integral. Assim, você não perde nenhuma venda.
- Colete feedbacks: entender os desejos e anseios dos clientes, é primordial. Afinal, só assim, é possível identificar gaps na jornada de compra e traçar melhorias, não é? Pois, saiba que com o bot, pegar essas informações fica muito mais fácil. Tudo é feito de forma automática. Bem legal, né?
Em suma, invista no relacionamento com os clientes. Isso, certamente, irá trazer bons resultados.
Por fim, caso queira saber mais detalhes sobre o bot do WhatsApp, fale com um especialista. Ajudamos você a estruturar a sua comunicação no aplicativo mais amado do Brasil.