15. 12. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Chatbot de vendas: 7 dicas para criar conversas matadoras

Chatbot de vendas: 7 dicas para criar conversas matadoras

Você deseja intensificar as suas ações comerciais no meio digital? Então, precisa investir em um chatbot de vendas. Por meio dele, é possível gerar mais engajamento e aumentar as conversões, em pouco tempo. Não sabe por onde começar? A gente te ajuda. No blog post de hoje, vamos te ensinar a criar conversas, matadoras, para atrair e fisgar muitos leads do seu segmento. 

Acompanhe! 😉

Afinal, o que é um chatbot de vendas? 

Primeiramente, é importante deixar claro que os chatbots NÃO são todos iguais. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível criar robôs com perfis diferentes e potencializar o desempenho, de cada um deles, por meio da inteligência artificial. 

Sendo assim, pode-se dizer que os bots se diferenciam, conforme o objetivo e o segmento de cada empresa. Para você entender melhor, vamos mostrar alguns exemplos. 

Imagine que uma clínica médica tenha decidido adotar um chatbot para tornar a rotina mais otimizada. Provavelmente, o robô desenvolvido será mais focado na atenção humanizada ao paciente. Agora, caso uma empresa de cobrança, também, decida investir no atendimento automatizado, ela irá desenvolver um bot diferente, ou seja, voltado para a recuperação de clientes inadimplentes. 

Em outras palavras, cada tipo de organização irá customizar o robô, de acordo com uma finalidade específica. Nesse sentido, o chatbot de vendas vai muito além de uma comunicação mecânica. Ele fornece informações úteis e conduz o cliente, no funil de vendas, para gerar conversão o mais rápido possível. 

Portanto, assim como os outros modelos existentes, ele, também, exige uma abordagem diferenciada, como vamos mostrar mais à frente. Mas, antes disso, que tal conferir as vantagens de utilizar o chatbot de vendas? 

chatbot de vendas uso

Descubra as vantagens de usar um chatbot de vendas 

De acordo com uma pesquisa da Nielsen, encomendada pelo Facebook, 53% das pessoas responderam que preferem enviar mensagem a ligar para o atendimento ao cliente. Além disso, 56% responderam que preferem comprar de empresas em que é possível mandar mensagem. 

Esses dados, revelam que oferecer bons canais de contato é essencial para não perder o cliente de vista. Em outras palavras, estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, é importante para aquelas empresas que desejam manter uma comunicação ativa com o seu público. 

Portanto, ter um chatbot de vendas é imprescindível. Confira 4 vantagens de usar essa ferramenta: 

  • Estimula o engajamento 

O chatbot faz o papel daquele vendedor que está sempre disponível para conversar e tirar todas as dúvidas, independente do horário. Nesse sentido, além de estimular a interação, ele promove um engajamento maior. 

  • Agilidade no atendimento 

Na era do imediatismo, o tempo vale ouro. E, leads impacientes, tendem a procurar a concorrência. Ao ter um chatbot de vendas, você agiliza as conversas e responde às solicitações com total rapidez. 

  • Cuida do pós-venda 

Muitas vezes a falta de tempo e de mão de obra, acaba deixando a etapa do pós-venda de lado. Porém, com o chatbot, você pode intensificar esse processo. Por exemplo, você pode programar o robô para enviar pesquisas de satisfação e manter o relacionamento mais próximo com o seu cliente, até fidelizá-lo. 

  • Pode ser inserido em diferentes canais 

Quer mais uma vantagem? Dependo da plataforma de criação de chatbot, você pode publicá-lo em diferentes canais, tais como Instagram, WhatsApp, Webchat etc. Assim, você amplia suas possibilidades de venda em diferentes locais. 

💡 Como gerar mais vendas com o bot do WhatsApp? 

💡 Chatbot no Instagram: saiba como intensificar as vendas! 

Mas, como criar conversas matadoras com um chatbot de vendas? Veja 7 dicas! 

Bom, agora que você já viu as vantagens de utilizar um chatbot de vendas, chegou a hora de aprender a criar conversas, realmente, eficazes!  

Bora lá? 

1- Utilize verbos de ação 

As palavras têm um peso enorme nas conversas. Elas são capazes de despertar diversos tipos de emoções. Então, saber utilizá-las é fundamental. Em um processo de venda, por exemplo, quais sensações você deseja estimular? Os verbos de ação, tais como “faça”, “veja”, “obtenha”, “clique”, entre outros; são fundamentais para direcionar o usuário e fazer com que ele tome alguma atitude diante de determinadas situações. Portanto, não deixe de utilizá-los! 🙂 

2- Gatilhos mentais são bem-vindos 

Você, certamente, já deve ter lido sobre os gatilhos mentais e, talvez, até já os utilize nas suas estratégias comerciais, né? Contudo, vale reforçar que eles são ótimos guias, para tornar a comunicação, via chatbot, mais persuasiva. Você não precisa seguir uma “receita de bolo”, mas pode, e deve, pensar em palavras que desperte esses gatilhos para incluí-las no seu fluxo. 

3- Insira CTAs com botões 

Antes de tudo, o seu fluxo de conversa precisa ser claro e objetivo. Ninguém quer ficar perdido em um bate-papo automatizado, concorda? Portanto, uma boa maneira de tornar essa interação mais prática é utilizando os CTAs com botões. Dessa forma, diante de uma pergunta, o lead só precisa clicar nas opções para obter a resposta desejada. 

4- Faça formulários 

Ter os dados dos seus leads em mãos, é um verdadeiro tesouro! 💎Afinal, você pode utilizá-los, posteriormente, para fazer outras ações comerciais. Uma dica bem legal é utilizar formulários, durante as conversas, para captar essas informações de um jeito descontraído. 

Aqui na Code7, nós temos uma integração com a RD Station. Dessa forma, ao coletar os dados, você pode registrá-los na plataforma, para realizar campanhas futuras. 

chatbot vendas

5- Tenha sempre um “gancho” 

Sabe aquela “deixa”? Aquela frase que aguça a curiosidade, retoma algum problema, cria uma promessa? Então, busque sempre incluí-la nas suas abordagens. Tente despertar algum sentimento do seu lead. Isso irá contribuir para o desenrolar da conversa, bem como para o discurso comercial. A vantagem do chatbot é que, por meio dele, é possível ver o histórico de interações passadas. Portanto, você pode utilizar essas informações a seu favor e tornar o fluxo mais persuasivo. 

6- Utilize gifs e emojis 

Vamos combinar que aquela formalidade entre marcas e consumidores está, cada dia, ficando para trás. Atualmente, quanto mais próxima uma empresa se mostra do público, mais adorada ela é. Portanto, ao construir o seu fluxo, pense na linguagem que você já utiliza, no dia a dia, da sua marca. Se for algo mais descontraído, ótimo. Pode utilizar gifs e emojis para deixar a interação mais emocionante, sim. 😉 

7- Crie blocos de carrossel 

Você já viu que é possível criar blocos de carrossel para tornar a visualização dos produtos mais fácil para os seus leads? Basta elencar quais produtos ou serviços você deseja mostrar, e eles aparecem como uma vitrine. Olha só que legal! 👇 

chatbot para vendas giff

Conversas geram boas oportunidades 

Saber como conduzir o lead por meio de uma boa conversa, independente do canal, é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Como você viu, neste blog post, hoje já é possível automatizar esse processo para atender, ainda mais, pessoas. 

Porém, tudo precisa ser estruturado. Pensar nas dores e desejos do seu público, alinhar a linguagem do bot com a sua marca, tentar ser o mais natural possível durante as interações… Enfim, tudo isso deve ser pensado, já que contribui para a tomada de decisão final. 

Agora que você já sabe como o chatbot de vendas, pode ser útil na sua empresa, não deixe de utilizá-lo, ok? Caso tenha alguma dúvida sobre esse assunto, fale com um especialista 

Comece, hoje mesmo, a interagir com a sua base de contatos de um jeito novo e veja a sua empresa despontar no mercado. 🚀 

mitos e verdades

Posts Relacionados

Saiba como usar o ChatGPT na criação do seu bot

Quem acompanha o mercado de tecnologia já deve saber que o ChatGPT é uma das inovações mais “badaladas” da atualidade. Afinal, ele tem surpreendido muita gente pela inteligência e ampla capacidade de conversação que apresenta. Mas, ao mesmo tempo, tem gerado dúvidas e curiosidades.   Por isso, no blog post de hoje, vamos explicar tudo sobre esse […]

Leads no mercado B2B: como abordar por meio do WhatsApp?

Conquistar potenciais clientes é um desafio para qualquer empresa, concorda? Porém, essa tarefa torna-se, ainda mais, complexa quando se trata de leads no mercado B2B. Afinal, vender para empresas não é tão simples, como vender para o consumidor final.     Por isso, no blog post de hoje, vamos mostrar como você pode realizar abordagens mais assertivas, […]

Quais são as melhores redes sociais para vendas?

Criar boas estratégias comerciais é um desafio, diário, para as empresas. Por isso, é essencial buscar novas alternativas para ampliar as possibilidades de alcance da marca. Atualmente, as redes sociais se configuram como importantes canais, não apenas de comunicação, mas também de vendas. Inclusive, é sobre ela que vamos falar hoje.  Então, se você quer […]