7. 08. 2019 - Produzido pela Equipe da Code7

4 benefícios do chatbot na jornada do consumidor

4 benefícios do chatbot na jornada do consumidor

Quer saber quais são os benefícios de utilizar um chatbot  na jornada do consumidor? Então, continue acompanhando o blog post!

Atualmente, para solucionar o problema do cliente você não precisa necessariamente de uma pessoa. Afinal, em qualquer etapa do contato com o público, você pode usar robôs.

Aliás, com a evolução de tecnologias como a Inteligência Artificial, eles estão cada dia mais habilidosos e personalizados. 

Desse modo, a ferramenta possibilita uma interação de alto nível sem a necessidade de qualquer participação humana. 

Ou seja, a melhor parte é executar com eficiência tarefas no segmento de atendimento, marketing, vendas, suporte e até cobrança. 

Mas, quais as vantagens de ter um chatbot na jornada do consumidor?

A principio, enquanto o desempenho do atendente é influenciado por diversos fatores, um bot nunca se cansa de repetir a mesma tarefa.

Com isso, ele oferece duas grandes vantagens para as empresas, que impactam a jornada do consumidor e criam maior engajamento:  

1) Mais eficiência – um bot consegue obter uma performance muito melhor do que o atendente executando tarefas operacionais. 

2) Otimização de tempo e recursos – ao lidar com atividades repetitivas, um bot libera os atendentes humanos para atendimentos mais complexos. Afinal, isso agrega muito mais valor para o seu relacionamento com o cliente! 

Assim, o fluxo da conversa deve ser construído de acordo com as intenções do público, facilitando a interação de forma automatizada.  

Bot WhatsApp fazerO poder da automação 

Segundo a pesquisa da Markets and Markets, o mercado de chatbots deve crescer 30% ao ano até 2024. 

Portanto, em todo negócio, independente do seu segmento, há pelo menos, um processo que pode ser otimizado com um bot.  

Dessa forma, o uso de um robô podem ir bem mais além, e beneficiar toda a jornada do consumidor.  

Nesse sentido, é possível acompanhar a navegação do cliente da pré até o pós-venda. Ou seja, enquanto ele percorre o funil, o robô identifica as intenções e toma decisões a partir desse conhecimento.  

Por exemplo, nos momentos em que o cliente demonstra interesse por um produto ou pelo abandono de carrinho. 

Além disso, o bot consegue impactar os clientes nos canais preferidos por eles, com um atendimento personalizado, ágil e eficiente.  

Desse modo, ele oferece uma melhor experiência de usuário com ótimos resultados na conversão, retenção e fidelização. Assim, os custos na aquisição de clientes só diminuem!  

4 benefícios do chatbot na jornada do cliente 

Você ainda não está convencido do valor em ter um chatbot no seu negócio? Então, a seguir, acompanhe os dados de um estudo da Forrester: 

  • Clientes que usam um chat para interagir com uma empresa têm 2,8 vezes mais chances de converter. Além disso, gastam 60% a mais do que aqueles que não usam.   
  • 65% dos clientes prefere ser atendido por um robô do que aguardar pelo atendente humano. 
  • Se encontram um canal ocupado, 23% dos clientes simplesmente desistem de fazer uma compra. 
  • Operações que usam chatbots podem alcançar até 80% na redução de custos. 
  • O Tempo Médio de Atendimento (TMA) com um bot pode ser reduzido em até 15%. 

A seguir, veja outros benefícios importantes para a gestão da jornada do consumidor: 

1) Aumento nas vendas  

Acima de tudo, um bot ajuda a qualificar leads, uma tarefa essencial para o aumento nas vendas. De acordo com a Gartner, utilizar esse tipo de tecnologia pode aumentar as taxas de conversão em até 30% 

Assim, ao identificar possíveis clientes, o bot consegue gerar leads automaticamente, otimizando todo o processo de venda 

Com ele, é mais fácil impactar o cliente certo, no momento certo e com a oferta certa. Afinal, é possível cruzar dados para oferecer abordagens personalizadas em tempo real, elevando a qualidade da experiência.  

bot do WhatsApp perfeito2) Facilidade  

Antes de tudo, um robô consegue executar tarefas, de forma ágil e eficaz, em diversos tipos de segmento: 

Turismo: auxilia na confirmação de reservas e passagens, além de informar sobre qualquer imprevisto, como um atraso.  

Alimentação: agenda e confirma pedidos, garante entregas mais pontuais e realiza reservas em restaurantes.  

Serviços públicos: atua na linha de frente do atendimento respondendo às perguntas frequentes e transferindo questões complexas para os atendentes. 

Além disso, enviam alertas com datas de vencimento, e informações sobre o próprio serviço, como atualizações de quedas de energia. 

Saúde: automatizam a marcação de consultas, solucionam dúvidas simples e informam sobre horários de atendimento.  

3) Agilidade 

Sobretudo, como um bot lida com solicitações frequentes e previsíveis, as taxas de resolução ganham em agilidade. Dessa forma, os atendentes humanos têm mais tempo para personalizar o atendimento, trabalhar estratégias e fechar vendas.  

Assim, caso o robô não consiga solucionar algo imediatamente, a solicitação pode ser resolvida pelo setor mais adequado. Com isso, a equipe de atendentes terá acesso ao perfil completo do cliente para resolver rapidamente o problema.  

4) Melhora no atendimento  

Por fim, o bot é capaz de oferecer uma experiência contínua e omnichannel perfeita. Ou seja, uma conversa iniciada em um canal pode ser transferida sem atrito, mantendo todas as informações e o contexto.  

Afinal, a jornada do consumidor pode incluir vários canais, às vezes, envolvendo a resolução de um único problema. 

Obtenha um bot para atendimento 

Logo, com a evolução da tecnologia, o chatbot para atendimento digital é capaz de oferecer muito mais do que respostas padronizadas 

Hoje, essa ferramenta auxilia no aumento das vendas, otimização de custos e maior produtividade em qualquer operação ou segmento de negócio. 

Então, não fique sem o seu. Fale com um especialista da Code7 e tire todas as suas dúvidas a respeito.

Vamos te ajudar a otimizar o seu atendimento!  ? 

Leia, também:

Como estruturar os canais digitais e aumentar as vendas?

Como gerar mais vendas com o bot do WhatsApp?

IA generativa 

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]