1. 12. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Chatbot no Instagram: saiba como intensificar as vendas!

Chatbot no Instagram: saiba como intensificar as vendas!

Você quer começar a vender todos os dias? Então, precisa implementar um chatbot no Instagram, o quanto antes. Afinal, a rede social é uma das mais utilizadas, atualmente, para comercialização de produtos/serviços. Não sabe por onde começar? Continue acompanhando este blog post e saiba todos os detalhes desse assunto! 

Por que investir no Instagram como um canal de vendas? 

Primeiramente, você precisa saber que o social commerce está em alta. 🚀Ou seja, as empresas estão investindo, cada vez mais, em estratégias de vendas pelas redes sociais. De acordo com uma pesquisa sobre hábitos de consumo, realizada pela Opinion Box, 71% das pessoas, realmente, costumam usar as redes sociais para fazer compras.   

Além disso, um outro levantamento feito pela mesma empresa, mostrou que o Brasil é o segundo país em número de usuários no Instagram, ficando atrás somente dos Estados Unidos. E tem mais! Olha só esses dados: 

  • 53% das pessoas, entram várias vezes por dia no app; 
  • 55% já usaram o Instagram para conversar com empresas; 
  • 86% seguem empresas no Instagram. 

Os números comprovam o potencial de negócios que esse canal apresenta.  

Hoje, o aplicativo oferece diversos recursos para intensificar o atendimento, dentre eles o direct. Por meio dele, é possível realizar a troca de mensagens de usuário para usuário, de forma privada e manter um engajamento, ainda, maior. 

E é nesse contexto que os chatbots do Instagram atuam. Ao automatizar esse processo de interação, é possível gerar muito mais conversas.

Mas, afinal, o que é um chatbot no Instagram? 

Se você acompanha nossos blogs posts, já deve ter lido, em algum momento, o conceito de chatbot. Mas, vale reforçar! O chatbot no Instagram pode ser utilizado para automatizar a captura de leads e as conversas com os clientes, entre outras tantas finalidades. 

Trata-se de um recurso que tem como principal função agilizar e facilitar o atendimento como um todo. 💙

Mas, para você entender melhor como funciona, listamos abaixo as principais vantagens de ter um chatbot no Instagram. Então, prepare o print e não perca nenhum tópico, ok? 

bot com inteligência artificial
Vantagens de usar um chatbot no Instagram
 

Veja, agora, tudo que a sua empresa GANHA ao optar por  automatizar as interações do direct no Instagram. 

Disponibilidade  

Quando o assunto é rede social, o tempo ganha outra dimensão. Em outras palavras, as pessoas não têm hora certa para entrar em contato, principalmente, com as empresas. Por isso, oferecer um atendimento full time é essencial. Ao adotar o chatbot no Instagram, é possível ficar disponível 24/7. Dessa forma, você não perde nenhum possível cliente. 

Alcance 

Como vimos, anteriormente, o Instagram é uma rede social bastante popular no Brasil. As pessoas estão o tempo inteiro conectadas. Portanto, o seu alcance pode ser potencializado, ainda mais, com a implementação do bot. 

Engajamento com o público 

Imagina um lead entrando em contato por direct, pela primeira vez, com a sua empresa, e tendo que esperar para obter uma resposta? Aquela empolgação inicial, tende a diminuir, conforme demora o atendimento. Com o chatbot, isso não acontece, uma vez que a interação passa a ser imediata. 

Custo-benefício 

Muitas pessoas têm a falsa ideia de que ter um chatbot é algo caro. Mas, isso é um MITO. Afinal, com um robô é possível aumentar a sua capacidade de atendimento, sem precisar contratar mais pessoas. Então, a relação custo-benefício é muito vantajosa. 

Direcionamento de tráfego 

Uma das vantagens de ter um chatbot no Instagram, é que você pode configurá-lo conforme achar melhor. Assim, é possível, por exemplo, fazer uma triagem de leads e direcioná-los para a etapa do funil de vendas mais apropriada. Bem legal, né? 

bot no instagram varejo
Chatbot no Instagram: formas de uso!
 

É possível utilizar o chatbot no Instagram para diversas finalidades. Separamos alguns exemplos para você ter em mente todas as possibilidades de uso! 

  • SAC eficaz para contextos em que muitas pessoas procuram a empresa para tirar dúvidas repetitivas sobre os produtos/serviços. Nesse sentido, o bot pode ser configurado para responder questões pontuais com bastante agilidade. 
  • Venda – você pode construir um chatbot mais comercial e deixá-lo pronto para guiar o lead no processo de compra. Inclusive, você pode enviar ofertas personalizadas, no momento da conversa, para gerar mais conversão.
  • Suporte – treine o seu robô para dar suporte aos seus clientes, sem que eles tenham que trocar de canal.  
  • Agendamentos – se você possui uma clínica, por exemplo, pode efetuar os agendamentos das consultas e exames, por meio do bot. 

Viu, como você pode utilizar o seu robô de várias maneiras? Agora, quer saber como construir o seu chatbot do zero? Continue acompanhando o conteúdo! 

Como criar um chatbot no Instagram para gerar mais vendas? 

Se a sua empresa já possui uma conta no Instagram, ótimo! Se não, ainda dá tempo de criar aqui! 

Atualmente, um dos maiores desafios das marcas, é conseguir dar vazão ao número de mensagens recebidas e conciliar a comunicação com outros canais de contato. Por isso, a automatização surge como uma solução para tornar esse processo mais otimizado. 

Para utilizar um chatbot no Instagram, antes de tudo, é necessário ter uma ferramenta de fácil configuração para criar o seu robô.  

📍 Saiba como criar um bot perfeito aqui! 📍

Depois disso, é importante estabelecer alguns pontos, tais como: 

1º) A jornada de consumo das pessoas: é essencial você entender em qual fase do funil de vendas, o seu público do Instagram se encontra. Dessa forma, será mais fácil saber o que eles procuram nessa rede social e construir um bot mais assertivo. 

2º) Levantamento de conteúdos: após identificar os anseios da sua base de contatos, vale fazer uma curadoria de conteúdo. Ou seja, elencar quais são os assuntos mais solicitados.  

💡 Dica – Você pode fazer uma pesquisa nos stories para isso! 💡 

3º) Personalidade do bot: ter um atendimento automatizado, não significa ter um atendimento mecânico. Você pode construir um bot com a personalidade que quiser. Por isso, não deixe de pensar no nome, na linguagem e na imagem do seu robô. Isso vai influenciar no engajamento das pessoas. 

4º) Fluxo conversacional: se você já possui um conta no Instagram, tente manter a linguagem que você já utiliza, normalmente, no bot que for criar. Dessa forma, você segue um padrão. Agora, se for começar tudo do zero, pense no tipo de comunicação que deseja estabelecer com seu público. Em suma, crie fluxos conversacionais, realmente, funcionais e que se conectem. 

Que tal fazer seu chatbot agora? 

Enfim, como você pode notar, ter um chatbot no Instagram é fundamental para expandir as vendas e o alcance da sua marca. 

Aqui na Code7, recentemente, nós reformulamos o Módulo Bot para melhor atender nossos clientes. Além de estar com um design mais moderno e intuitivo, acrescentamos o canal do Instagram como opção de publicação do chatbot. 

📍 Fique por dentro de todas as atualizações aqui! 

Portanto, se você deseja apostar nessa mídia para abordar mais leads e aumentar as vendas, conte com a gente. 

Juntos, vamos criar um robozinho esperto e incrível, do jeitinho da sua marca! 😉 

chatbot no instagram

Posts Relacionados

Leads no mercado B2B: como abordar por meio do WhatsApp?

Conquistar potenciais clientes é um desafio para qualquer empresa, concorda? Porém, essa tarefa torna-se, ainda mais, complexa quando se trata de leads no mercado B2B. Afinal, vender para empresas não é tão simples, como vender para o consumidor final.     Por isso, no blog post de hoje, vamos mostrar como você pode realizar abordagens mais assertivas, […]

Quais são as melhores redes sociais para vendas?

Criar boas estratégias comerciais é um desafio, diário, para as empresas. Por isso, é essencial buscar novas alternativas para ampliar as possibilidades de alcance da marca. Atualmente, as redes sociais se configuram como importantes canais, não apenas de comunicação, mas também de vendas. Inclusive, é sobre ela que vamos falar hoje.  Então, se você quer […]

10 problemas que a Plataforma Code7 resolve

Toda empresa precisa ter jornadas que proporcionem boas experiências aos seus clientes. Por isso, é indispensável utilizar uma ferramenta completa de atendimento, que facilite o acompanhamento dos resultados. Dentro desse contexto, no blog post de hoje, vamos mostrar os principais problemas que podem ser resolvidos pela Plataforma Code7. Continue acompanhando, está imperdível! 😊  Navegue pelo sumário1 Mas, o […]