30. 12. 2020 - Produzido pela Equipe da Code7

Como gerar leads com chatbot e aumentar a conversão da sua empresa?

Como gerar leads com chatbot e aumentar a conversão da sua empresa?

Veja como é importante aprender como gerar de leads com chatbot para aumentar a taxa de conversão da sua empresa. Confira as nossas dicas e as coloque em pratica já! 

É preciso entender que a geração de leads é de extrema importância para qualquer tipo de negócio, seja ele online ou offline.  Se você tem uma empresa, precisa atrair clientes em potencial para realizar as suas vendas. Quando se trabalha online, é possível fazer isso de uma forma muito mais fácil, por conta da automatização do atendimento. 

Nesse contexto, os chatbots se destacam como poderosas ferramentas para automatizar a comunicação da sua empresapor meio de um robô eficiente de atendimento. Além disso, esses robôs têm a capacidade de pesquisar e seguir leads qualificados para o perfil da sua marca. Para isso, é preciso definir as características que formam o seu lead ideal.  

Portanto, saber como gerar leads com chatbots é imprescindível nos dias hoje, pois automatizar os estágios iniciais de contato com potenciais clientes ajuda o processo de engajamento dos visitantes a ser mais eficiente, resultando em maiores conversões de leads.  

Por que é importante usar os chatbots para gerar leads? 

Gerar leads qualificados ainda é um grande desafio para muitos negócios, pois é preciso estabelecer uma relação de confiança com cada perfil de consumidor. Além disso, é fundamental construir autoridade com os seus visitantes e, dessa forma, criar uma percepção de liderança ou de referência em um determinado assunto. 

É muito comum no varejo online que as marcas pensem em estratégias centradas na construção de experiências, sempre com foco na conversão em vendas. A implementação de um chatbot para efetuar esse trabalho na sua empresa, concede acesso a um grande segmento de clientes em potencial e cuida de um dos processos mais demorados na administração de um negócio.  

Agora, confira como dar os primeiros passos para deixar o processo de engajamento da sua marca muito mais eficiente, resultando em maiores conversões de leads. 

Como gerar leads com chatbot? 

transformação digital mudou muita coisa na forma como uma marca chega até o consumidor e, hoje, existe a grande facilidade de poder converter leads ou vender por meio de conversas automatizadas. 

Para exemplificar, é como se um funcionário eficiente do time de atendimento da sua empresa tivesse a capacidade de gerar conversas ilimitadas a qualquer hora. Fazendo as programações corretas para o chatbot, o seu lead ou cliente pode receber mensagens ou respostas pelo canal de comunicação que ele preferir. 

Além disso, o chatbot da sua empresa poderá enviar uma promoção de um produto diretamente para o perfil certo de cliente, com base no histórico de acessos do site ou nos e-mailsO melhor de tudo é que o seu consumidor poderá efetuar a compra na própria conversa, sem mudar de janela. Confira como trabalhar para gerar leads dentro da ferramenta. 

Colete ainformações mais importantes e crie fluxos de segmentação 

Um dos benefícios que chatbot poderá oferecer para o seu negócio é a possibilidade de elaborar perguntas sobre as principais características que os consumidores preferem, quando buscam por cada tipo de produto. Esse trabalho será primordial para a qualificação de leads. 

Dessa forma, quando um potencial cliente chegar até você, as informações necessárias já terão sido coletadas, o que acaba otimizando o tempo e ajudando o time de vendas. 

Com a evolução a partir do histórico das interações feitas com o público, será possível personalizar cada vez mais o contato com os seus leads. 

Oferta de conteúdo e engajamento dos seus visitantes 

Por meio das respostas fornecidas pelo seu chatbot, será possível também saber quais clientes segmentar e, dessa forma, aumentar a sua taxa de conversão. Isso ajuda a criar um filtro inicial para as suas campanhas, tornando-as mais assertivas e mantendo os leads no chatbot. 

A grande vantagem de utilizar os robôs nesse ponto é poder envolver clientes em potencial em qualquer momento. Além de tornar a sua empresa mais confiável no mercadotambém irá garantir que os leads permaneçam conectados após o primeiro contato. 

Por conta disso, os chatbots também podem reduzir o custo por lead e diminuir o tempo perdido com clientes em potencial que não têm intenção de fazer uma compra. 

Conclusão 

Como você pode conferir no texto, um chatbot pode fazer com que o seu time de vendedores esteja sempre disponível para clientes e leads. Quando uma empresa capta leads com um chatbotela consegue fazer toda a qualificação deles, além de estabelecer conexões com base nos gostos dos clientes em potencial. 

Uma empresa pode ficar sem conseguir vender e empacada, se não conseguir qualificar os leads que tenham boa relação custo-benefício. Quando você entende a importância de como gerar leads com chatbot, você enxerga que quanto mais personalizada for a experiência de cada comprador em potencial, maior a chance de vender e fazer a sua empresa crescer. 

Agora que você está mais familiarizado com o assunto e aprendeu como gerar leads com chatbot, confira o nosso conteúdo que mostra como desenvolver conversas mais espontâneas e envolventes para o seu chatbot e, dessa forma, também aumentar o engajamento e conversão. Leia o nosso blog post – Chatbot inteligente: como aperfeiçoar as interações que simulam conversas humanas?