15. 02. 2019 - Produzido pela Equipe da Code7

Como melhorar o atendimento ao paciente de clínicas médicas?

Como melhorar o atendimento ao paciente de clínicas médicas?

Veja como melhorar o atendimento ao paciente de sua clínica médica e aumentar os lucros!  (Spoiler: A solução passa pelo aperfeiçoamento da experiência do usuário).


Um dos maiores desafios que as clínicas médicas enfrentam diariamente na gestão de suas operações é como melhorar o atendimento ao paciente. É necessário oferecer uma boa experiência do usuário (Customer Experience ou CX na sigla em inglês), ao mesmo tempo em que precisam otimizar seus recursos humanos e financeiros.

Muitas vezes as equipes simplesmente desperdiçam tempo e dinheiro ao trabalharem sem a devida análise de dados e históricos dos pacientes. Dessa forma acabam agindo sem foco e acumulando prejuízos com rechamadas e reagendamentos de consultas, pré-exames e cirurgias.

Mas como melhorar o atendimento ao paciente?

Para solucionar esses problemas e permitir que clínicas médicas de todos os portes aperfeiçoem a sua gestão de atendimento, a Flex oferece o Zaas, uma plataforma completa para gestão de relacionamentos na Nuvem. Com ele é possível transformar positivamente as experiências dos seus clientes com o processo de atendimento, otimizando recursos e consequentemente incrementando os resultados.

O Zaas resolve com muita eficiência, por exemplo, um dos maiores problemas encontrados na gestão de agendamento de consultas: o não comparecimento do paciente. Isso porque ele permite contatá-lo de forma automatizada ou não, através do canal que ele preferir, seja telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail. Desta forma, você pode lembrá-lo de uma consulta e confirmar o comparecimento.

Esse acompanhamento ativo evita os prejuízos do no-show dos pacientes que não comparecem pelo esquecimento de datas e horários. Bem como otimizar o trabalho dos atendentes, diminuindo drasticamente o índice de remarcações, tempo ocioso e o retorno de chamadas.

Outra ferramenta bastante eficiente que o Zaas oferece para otimizar o atendimento e aumentar a satisfação dos pacientes é a implantação de URAs inteligentes. A Unidade de Resposta Audível inteligente possibilita direcionar o paciente com questões mais simples, desafogando a equipe de atendimento, que muitas vezes gasta seu tempo resolvendo problemas que uma máquina poderia solucionar rapidamente. Nas centrais de atendimento que recebem um grande número de chamadas e que possuem poucos atendentes, essa opção pode diminuir consideravelmente o tempo que o cliente fica esperando na linha, aumentando a satisfação dele e a sua receita.

Além disso, o Zaas realiza a coleta inteligente de métricas e estatísticas – criando diferentes tipos de relatórios, de acordo com filtros customizados e sua estratégia de negócio – o que gera informações valiosas para maior controle e acompanhamento de sua operação.

Agora que você já sabe como melhorar o atendimento ao paciente, veja todos os benefícios e funcionalidades do Zaas! A plataforma pode ser o melhor remédio para curar as suas dores na gestão de atendimento, melhorar sua experiência do usuário e potencializar seus lucros com pacientes mais satisfeitos.

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]