6. 03. 2019 - Produzido pela Equipe da Code7

Como montar um e-commerce do zero?

Como montar um e-commerce do zero?

Você quer vender mais na internet, mas não sabe por onde começar? Então, esse conteúdo é para você! Descubra como montar um e-commerce e conquiste mais clientes no mercado.


A aceleração tecnológica nos últimos anos provocou importantes mudanças no comportamento dos consumidores. Afinal, as pessoas passaram a ficar mais conectadas. Nota-se que, não apenas, a comunicação passou a ser feita de forma on-line, mas, também, o consumo em geral

Diante desse contexto, diversas empresas precisaram se adaptar a nova realidade. Porém, mesmo com tantas inovações, observa-se que muitas marcas, ainda, enfrentam desafios para se estabelecerem no meio digital.

Se esse é o seu caso, já clica para salvar esse blog post. Hoje, vamos mostrar como é possível montar um e-commerce funcional para o seu negócio! Acompanhe!

Afinal, como montar um e-commerce eficiente?

Antes de tudo, vamos aos números! De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCcom), o e-commerce deve ter um crescimento de 12%  e um faturamento de R$169,5 bilhões em 2022. Ou seja, esse formato é super promissor. 

Contudo, para conquistar espaço nessa fatia do mercado, é necessário adotar as estratégias certas e oferecer uma experiência omnichannel aos consumidores. Caso contrário, o atendimento on-line pode ficar prejudicado.

Por isso, listamos algumas dicas para você iniciar esse processo da melhor forma possível. Confira!

6 dicas para começar um e-commerce do zero!

1- Defina um objetivo

Primeiramente, você deve traçar objetivos para o seu negócio. Afinal, a onde você pretende chegar? É importante você estabelecer índices de crescimento e de vendas; prazos para desenvolvimento de produtos; entre outros itens.
Esses dados vão ajudar você a guiar o trabalho e a motivar a sua equipe!

2- Escolha uma plataforma confiável

De fato existem diversas plataformas no mercado. Contudo, nem todas oferecem boas funcionalidades. Portanto, não deixe de verificar quais recursos estão disponíveis em cada oferta que você analisar.

Algumas, por exemplo, possuem integração com ferramentas de pagamento, de envios de produtos, de comunicação com o cliente etc.  Lembre-se, quanto mais completa ela for, melhor para o seu negócio, ok?

3-Estude seu público

Se você já possui uma marca física e quer migrar para o digital, precisa checar se o seu público será o mesmo por lá. Afinal, os perfis podem ser diferentes! Portanto, não deixe de fazer uma pesquisa. Conhecer os gostos dos seus consumidores, bem como as características de comportamento, é fundamental para você saber qual linguagem utilizar. Sem contar que é essencial para definir estratégias comerciais.

4- Defina quais serão os canais de suporte

Já pensou como a pessoa vai encontrar a sua loja no on-line? Ou melhor, como ela vai se comunicar com você, caso precise tirar alguma dúvida?

Definir quais serão os   canais de atendimento ao cliente é prioridade. Portanto, aproveite o seu estudo de perfis de clientes para saber quais são as mídias mais utilizadas por eles.  Dessa forma, poderá  definir se irá oferecer suporte via WhatsApp, Messenger do Facebook, Instagram etc.

5- Estabeleça opções de pagamento

Muitas pessoas desistem de comprar algo ao chegarem na etapa de pagamento. Afinal, a falta de opções disponíveis pode gerar atrito. Então, diversifique.

Quanto mais facilidade você proporcionar, melhor serão os resultados!

6- Faça divulgação

Por fim, não deixe de fazer a divulgação do seu e-commerce. Quanto mais pessoas souberem que você possui uma loja no ambiente on-line, melhor! Você pode captar leads de diversas formas. Tanto por meio de estratégias orgânicas, quanto pagas.

Nas orgânicas, você pode utilizar blog posts, postagens em redes sociais e envio de e-mails marketing para atrair novos visitantes. Já nas pagas, você pode criar anúncios no Google ADS, Facebok e Instagram, entre outros.

Mas, como a Code7 pode te ajudar?

Como você pode notar, para iniciar um  e-commerce  do zero é preciso pensar de forma ampla e, sobretudo, na jornada de compra do cliente. É necessário saber como abordá-lo de maneira correta em todos os pontos de contato ofertados.

Por isso, ter boas ferramentas digitais é fundamental! Aqui na Code7, nós temos diversas integrações que podem contribuir para o gerenciamento e a construção do seu e-commerce.

Você pode automatizar diversas etapas operacionais com a ajuda de um chatbot, por exemplo. Além disso, pode administrar todas as mídias por meio de uma plataforma omnichannel.

Portanto, se você realmente deseja ter sucesso com esse formato de venda, fale com um especialista e saiba por onde começar.

Vamos ajudar você a se destacar na sua área de atuação.

case-vr-banner-blog