20. 04. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

Como ter o ChatGPT no seu WhatsApp?

Como ter o ChatGPT no seu WhatsApp?

Já pensou em utilizar o ChatGPT no seu WhatsApp? Hoje, isso já é possível. Ao integrar essa inteligência artificial no seu app, você potencializa o seu atendimento digital e eleva a experiência dos seus clientes.  

Quer saber como ter acesso a essa inovação? Continue a leitura deste blog post. Vamos te explicar todos os detalhes e, ainda, apresentar alguns exemplos de uso para você aplicar no seu negócio. 

Por que ter um bot no WhatsApp? 

Antes de tudo, responde uma coisa: a sua empresa já atua profissionalmente no WhatsApp?  

Na era conversacional, estabelecer uma comunicação eficiente, no aplicativo, é fundamental. Afinal, segundo uma pesquisa realizada pela Mobile Time e Opinion Box, o app é considerado o mais popular entre os brasileiros. Olha só, esses números: 

99% dos brasileiros possuem o aplicativo instalado nos smartphones.  

86% utilizam o app todos os dias.  

80% dos usuários conversam com empresas pelo WhatsApp.   

50% dos brasileiros, com smartphones, fazem mais ligações, via app, do que pela rede de voz das suas operadoras. 

Ou seja, não dá para negar a importância do app no mundo corporativo, não é? Mas, para obter bons resultados por lá, é preciso adotar a versão mais completa: o WhatsApp Business API. Com ele, é possível disparar mensagens em massa; ter uma quantidade ilimitada de atendentes; verificar relatórios de atendimento; obter o selo de autenticação e evitar bloqueio do número.  

Além disso, com esse formato, você pode criar um chatbot para automatizar suas conversas e escalar a sua comunicação.  Desse modo, a sua empresa passa a ter diversos benefícios, tais como: 

  • atendimento 24/7; 
  • maior alcance de marca; 
  • interações personalizadas e muito mais. 

Se não bastasse todos os GANHOS que o WhatsApp oficial proporciona, agora, é possível intensificar suas ações com a ajuda da mais potente inteligência artificial do mercado. Ou seja, o ChatGPT.  

Quer saber como ter acesso a essa integração? Continue acompanhando esse conteúdo e descubra. 

chatbot para venda

ChatGPT e WhatsApp: a integração perfeita 

Primeiramente, para ter o ChatGPT no seu WhatsApp, é necessário obter um chatbot. Afinal, é por meio dessa ferramenta que essa conexão acontece. 

Então, se você, ainda não possui um bot para chamar de seu, crie um GRÁTIS, agora mesmo. 

Ao fazer essa integração, você consegue promover uma conversa muito mais fluída e humanizada com o seu público. 

Isso acontece porque, ao contrário das outras inteligências artificiais, o ChatGPT foi desenvolvido com dois modelos de linguagens: o Processamento de Linguagem Natural (NLP) e Compreensão de Linguagem Natural (NLU). Nesse sentido, ele não só é capaz de entender e interpretar a linguagem humana, como também compreender o significado em todo o contexto. 

Por isso, ao integrar essa tecnologia no seu aplicativo, você poderá criar um relacionamento bem mais engajado com a sua base de contatos.   

Veja alguns casos de uso, logo abaixo! ? 

Casos de uso

Treinamentos e cursos extras

Você pode aproveitar todo o conhecimento do ChatGPT e utilizá-lo para fazer cursos e treinamentos on-line. Ou seja, se você possui uma rede de ensino, por exemplo, você pode oferecer aulas de reforço via app. O mais legal é que, ao contrário de outras plataformas, com o ChatGPT a interação é constante. O que torna a aprendizagem mais imersiva. 

Suporte

Dependendo do tipo de empresa que você atua, é possível oferecer um suporte mais geral para a sua base de contatos. Ou seja, dúvidas mais comuns, do tipo “como ligar um moden de internet” ou “por que a minha conexão caiu”, podem ser solucionadas com a ajuda do ChatGPT. Basta, programar o seu robô para auxiliar os clientes na resolução dos conflitos, com total agilidade.

? Logo mais vamos apresentar alguns exemplos de comandos que você pode fornecer ao ChatGPT. ?

Recrutamento e seleção

O ChatGPT pode ser configurado para fazer as perguntas certas no processo de triagem inicial. Assim, você GANHA tempo para se dedicar a outras funções. Além disso, com essa inteligência artificial, é possível oferecer informações adicionais para ajudar o candidato nas entrevistas. Você pode, por exemplo, fornecer dicas de vestimentas, de respostas para possíveis perguntas, de características essenciais para a vaga etc. 

Pedidos e reservas

O processo de pedidos e reservas em hotéis, restaurantes, pousadas etc.; pode ser, ainda mais, completo ao integrar o ChatGPT no seu WhatsApp. Além de automatizar toda essa comunicação, você pode surpreender os clientes com informações extras sobre passeios, comidas típicas, curiosidades etc. 

Formatação de e-mails de respostas

Após atender o seu cliente via WhatsApp, caso seja necessário enviar algum e-mail de resposta de solicitação, o ChatGPT pode te ajudar a produzir esse texto. Basta fornecer os comandos certos e, em segundos, você terá um e-mail personalizado, pronto para ser enviado. 

Feedbacks customizados

Você pode aproveitar o ChatGPT para fornecer feedbacks, cada vez, mais específicos. Por exemplo, se uma pessoa fez alguma reclamação sobre um pedido de compra em atraso, você pode programar o bot para dar uma resposta customizada, com base no contexto da conversa.  

Revisão de conteúdos

Outra forma de usar essa integração, é agregando valor ao seu negócio. Por exemplo, se você trabalha no setor de educação, pode criar uma linha de revisão de conteúdo. Basta programar o bot para realizar as revisões, conforme as regras estabelecidas e pronto! 

chagpt e Code7

Exemplos de comandos para você utilizar 

Mas, você deve estar se perguntando: como vou conseguir configurar meu bot para isso? É importante você entender que o ChatGPT trabalha com uma linha de código, denominada prompt. É ela que faz a IA realizar as ações. 

Sendo assim, para fazer o seu bot trabalhar, conforme as suas necessidades, basta dar os comandos certos. Separamos alguns exemplos de prompts que você pode utilizar. Confira! 

Exemplo 1 – Agir como tutor de curso de português 

Quero que você aja como um tutor de português do 1º ano do Ensino Médio. Você atenderá um estudante que tem dificuldades em aprender sobre pronomes. Você deverá focar nisso e apresentar conceitos sobre a matéria e, também, exemplos práticos. Meu primeiro pedido é “o que são pronomes demonstrativos?”. 

Exemplo 2 – Agir como suporte de uma empresa de internet 

Quero que você aja como uma pessoa de suporte de internet. Você atenderá os clientes da empresa “Net mais”. Você só irá responder se o problema apresentado for relacionado a: conexão lenta; equipamentos danificados e oscilação de internet. Caso, o problema não tenha relação com esses tópicos, você irá fornecer este e-mail para contato: exemplo@mmm.com. 

Exemplo 3 – Agir como recrutador 

Quero que você auxilie os candidatos que entrarem em contato. Explique que a vaga em questão, é para Analista de Marketing com foco em SEO. Informe que se trata de um contrato de trabalho PJ, ou seja, pessoa física, e que é necessário ter um CNPJ para prestar o serviço. Fale, ainda, que é uma vaga remota e apresente os benefícios de trabalhar de qualquer lugar do mundo. 

Exemplo 4 – Agir como atendente de um hotel 

Quero que você atue como um atendente de hotel de luxo. Diga que temos 3 tipos de quartos no hotel: o simples, o casual e o master. Além disso, informe que temos serviço de quarto 24 horas e um café da manhã que funciona das 6h às 10h. Fale, também, que servimos almoço das 11h às 14h, mas que custa R$40,00 por pessoa. Depois, apresente uma série de opções de passeios turísticos e restaurantes próximos ao Centro de Florianópolis. Seja cordial e pergunte ao cliente qual dia e horário ele deseja reservar. 

Exemplo 5 – Resposta a solicitação de cliente 

Você é um atendente da empresa ‘Code7’ e recebeu o seguinte questionamento ‘{texto}’. Formate um e-mail salientando que recebemos esse questionamento e já refizemos o repasse interno. Marque os principais pontos da pergunta. Caso for uma reclamação, se desculpe e diga que o problema será ajustado em breve. Agora, ser for um elogio agradeça e diga que faremos de tudo pra melhorar a experiencia do cliente. 

Exemplo 6- Feedback personalizado 

Você é responsável pelo sucesso do cliente em uma empresa de telefonia móvel e recebeu uma reclamação a respeito do serviço de dados adquirido por um cliente. O texto tinha a seguinte mensagem ‘{mensagem}´. Crie um feedback com base nesse texto. Destaque que a nossa equipe irá se empenhar para resolver o problema o quanto antes. Seja gentil e agradeça o contato. 

Exemplo 7- Revisor  

Quero que você atue como um revisor técnico de textos acadêmicos. As pessoas irão apresentar artigos, capítulos de monografias e dissertações, e você terá que apontar possíveis erros, conforme as regras da ABNT. 

Esses são, apenas, alguns exemplos de prompts que podem ser utilizados para personalizar a interação do seu bot com seus clientes. Mas, você pode ir além e adaptar cada comando, de acordo com a realidade do seu negócio. 

Chegou a hora de alavancar a comunicação no seu WhatsApp. O que já era bom, pode ficar, ainda, melhor. Se você deseja sair na frente da concorrência e obter a mais moderna tecnologia do mercado, fale com um Falar com vendas agora mesmo. 

Vamos te ajudar a integrar o ChatGPT no seu WhatsApp. 

 

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]