22. 12. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Como transformar WhatsApp em conta comercial?

Como transformar WhatsApp em conta comercial?

Quer ter acesso a mais recursos, escalar a sua comunicação e intensificar as vendas no aplicativo mais popular do Brasil? Então, você precisa profissionalizar o seu atendimento, o quanto antes. No blog post de hoje, vamos explicar como é possível transformar o WhatsApp em conta comercial. 

⚠️ Já clica para salvar e compartilha o link, deste conteúdo, com a sua rede de contatos. 😉 

O que é uma conta comercial no WhatsApp? 

Você, certamente, deve estar se perguntando: qual a diferença de uma conta pessoal para uma conta comercial, não é? 

Pois bem, é importante você saber que uma conta comercial no WhatsApp é um canal, específico, de comunicação entre empresas e clientes. Trata-se de um formato, diferenciadoque possui funcionalidades, extras, voltadas para o universo corporativo. 

Ao contrário do WhatsApp tradicional, que todo mundo tem instalado no celular, a conta comercial permite a criação de conversas mais dinâmicas e engajadas. Além disso, ela garante a proteção dos dados, evitando o bloqueio do número. 

Em outras palavras, a conta comercial é indispensável para qualquer organização que queira intensificar as ações de relacionamento no meio digital. 

Mas, como funciona uma conta comercial? 

Primeiramente, é essencial compreender que a conta comercial no WhatsApp é dividida em duas modalidades: WhatsApp Business e WhatsApp Business API. Ficou confuso? Calma, a gente explica. 

O WhatsApp Business é uma versão desenvolvida para marcas que possuem baixo fluxo de atendimento. Embora, ela apresente recursos extras, não permite, por exemplo, a automatização das conversas, via chatbot, nem a integração do número com outras ferramentas. 

Já o WhatsApp Business API ou WABA, como também é conhecido, é uma conta voltada para empresas que desejam escalonar as vendas e o atendimento. Ao contrário da anterior, ela é caracterizada como um serviço. Em suma, pode-se dizer que essa versão possui mais credibilidade no mercado e oferece, ainda mais, opções para as marcas turbinarem suas ações comerciais. 

Para você ter ideia do que é possível fazer com o WhatsApp Business API, listamos algumas vantagens, logo abaixo. 

7 Vantagens de obter a conta comercial versão WhatsApp Business API 

Veja a seguir, as vantagens de optar por uma versão mais profissional do aplicativo.  

1- Perfil empresarial 

Ao adquirir o WABA, você consegue criar um perfil completo da sua empresa para ser visualizado pelos clientes, quando entrarem em contato pelo app. É possível inserir informações como: endereço, telefone, link para site; entre outros. Tudo isso passa mais segurança para os seus clientes e facilita o acesso à informações importantes da marca. 

2- Respostas automáticas com chatbots 

Outra vantagem que, esse tipo de conta comercial oferece, é a possibilidade de automatização das conversas com chatbots. Em outras palavras, você pode disponibilizar atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem precisar contratar mais pessoas. Isso mesmo! O robô faz todo esse trabalho sozinho! Bem legal, né? 

chatbot para venda

3- Vários atendentes em um único número 

Quem não tem um número comercial sabe o quanto é difícil ter vários atendentes utilizando um único número, ao mesmo tempo. Afinal, os atendimentos acabam sendo interrompidos quando o mesmo aparelho é utilizado por mais de um vendedor. Mas, ao aderir ao WhatsApp API, esse tipo de problema acaba e a sua equipe fica, ainda mais, produtiva. 

4- Integração com outros softwares 

A gente AMA integrações 💙. Afinal, elas potencializam os resultados de qualquer negócio. Com essa versão da conta comercial, você pode ter o WhatsApp integrado ao seu site, por exemplo. Assim, você melhora o atendimento do seu e-commerce e pode, até mesmo, reduzir o abandono de carrinhos de compra.  

5- Botões de respostas rápidas nas conversas 

Quanto mais agilidade você oferecer na comunicação, mais satisfeito o seu cliente vai ficar. Pode apostar! Um recurso bem eficiente para isso, são os botões de respostas rápidas nas conversas. Eles funcionam como uma chamada para ação. Ao utilizá-los, o usuário só precisa pressionar a opção desejada para obter a informação, deixando a interação mais dinâmica e simples. 

6- Envio de mensagens em massa via HSM 

Outra vantagem de usar o WhatsApp Business API é a opção de envio de mensagens em massa, via HSM, para base de contatos. Com esse recurso à disposição, é possível disparar comunicados sobre eventos, pílulas informativas, número de pedido e muito mais! E, claro, sem correr o risco de ter o número bloqueado ou banido. 

7- Relatórios de atendimento 

A grande pergunta é: você mensura os resultados das suas ações no WhatsApp, atualmente? Não? Pois bem, com a conta comercial WABA, isso é possível. Você consegue acompanhar o desempenho de cada atividade. Dessa forma, pode traçar melhorias e aplicar estratégias mais eficazes. 

Como transformar WhatsApp em conta comercial e vender mais

Como transformar WhatsApp em conta comercial? 4 passos 

Agora que você já viu as vantagens de transformar WhatsApp em conta comercial, chegou a hora de saber fazer esse processo certinho. Então, mãos à obra! 🤓  

1º passo – Crie uma conta comercial no Facebook 

Para ter acesso a conta oficial do WhatsApp comercial, ou seja, ao WhatsApp Business API, você precisa ter uma conta comercial no Facebook. Então, baixe o aplicativo e crie a sua conta. (Se você já tiver um e-mail cadastrado, basta fazer o login). 

Em seguida, vá até o menu e selecione a opção “Páginas”. Clique em criar e no botão “Começar”. Escreva o nome que deseja dar à sua página e selecione a categoria. Insira o link para o seu site, adicione fotos de capa e de perfil, e clique em concluir. 

2º passo – Vincule sua conta ao “Gerenciador de Negócios” 

Após criar a sua página comercial no Facebook, você deverá associá-la ao painel do “Gerenciador de Negócios”.  

⚠️ A página precisa ter, pelo menos, 30 dias de existência para ser vinculada. ⚠️ 

Para realizar o cadastro no “Gerenciador”, algumas informações serão solicitadas. Após esse processo, a Meta irá enviar um e-mail de confirmação de cadastro. 

3º passo – Verifique a página cadastrada 

Para dar continuidade à criação da conta comercial do WhatsApp Business API, você deverá iniciar o processo de verificação da sua empresa, dentro da Meta. Para isso, você deverá ir até “Configurações do negócio” > “Informações da empresa”> “Ver detalhes da empresa”.

Vale ressaltar, que você deverá ter algumas informações, em mãos, para agilizar a verificação, tais como: endereço oficial, website oficial, CNPJ, entre outros.  

Veja aqui como realizar esse procedimento, em detalhes. 

4º passo – Procure por uma empresa provedora oficial do WhatsApp (BSP) 

Para concluir o processo, de forma assertiva, é fundamental procurar por uma empresa BSP. Ou seja, uma organização que esteja, de fato, autorizada pela Meta a realizar todos os trâmites necessários para aquisição da conta comercial. 

A Code7, é uma provedora oficial (BSP) e pode te ajudar em todas as etapas listadas acima. Portanto, não deixe de entrar em contato.  

Como você pode notar, fazer esse “upgrade” no seu aplicativo é essencial para se posicionar melhor no mercado e assegurar um atendimento mais eficiente para a sua base de clientes. 

Então, não perca tempo! Comece, hoje mesmo, essa migração. 

Por fim, descubra aqui como você pode explorar todas as funcionalidades do WhatsApp. 😍  

Posts Relacionados

Saiba como usar o ChatGPT na criação do seu bot

Quem acompanha o mercado de tecnologia já deve saber que o ChatGPT é uma das inovações mais “badaladas” da atualidade. Afinal, ele tem surpreendido muita gente pela inteligência e ampla capacidade de conversação que apresenta. Mas, ao mesmo tempo, tem gerado dúvidas e curiosidades.   Por isso, no blog post de hoje, vamos explicar tudo sobre esse […]

Leads no mercado B2B: como abordar por meio do WhatsApp?

Conquistar potenciais clientes é um desafio para qualquer empresa, concorda? Porém, essa tarefa torna-se, ainda mais, complexa quando se trata de leads no mercado B2B. Afinal, vender para empresas não é tão simples, como vender para o consumidor final.     Por isso, no blog post de hoje, vamos mostrar como você pode realizar abordagens mais assertivas, […]

Quais são as melhores redes sociais para vendas?

Criar boas estratégias comerciais é um desafio, diário, para as empresas. Por isso, é essencial buscar novas alternativas para ampliar as possibilidades de alcance da marca. Atualmente, as redes sociais se configuram como importantes canais, não apenas de comunicação, mas também de vendas. Inclusive, é sobre ela que vamos falar hoje.  Então, se você quer […]