1. 09. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Como vender pelo WhatsApp: 12 dicas infalíveis

Como vender pelo WhatsApp: 12 dicas infalíveis

Antes de mais nada, responde uma coisa: você sabe utilizar o app verdinho de forma comercial no seu negócio?   🤔  

Se a resposta for negativa, você pode estar perdendo uma grande chance de oferecer produtos e serviços de forma atrativa. Afinal, a rede social mais popular do mundo pode se transformar em uma poderosa máquina de vendas.  

No blog post de hoje, vamos mostrar 12 dicas úteis para potencializar o uso dessa ferramenta na sua empresa. Acompanhe! 😀  

12 dicas para vender mais no WhatsApp  

Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com as marcas. 

Se a sua empresa ainda não está aproveitando todos os recursos da ferramenta, não se preocupe! A seguir, listamos 12 dicas que você pode colocar em prática e garantir o sucesso das suas vendas:  

1 – Conheça a persona  

Para agradar e conquistar o cliente no WhatsApp, é preciso conhecer bem o perfil que se interessa pelo seu negócio.  

Em outras palavras, é importante entender como o usuário se comporta nesse canal de contato. Por exemplo, atualmente, ele o utiliza para tirar dúvidas rápidas ou para ter acesso a catálogos de produtos?  

Mapear esse processo é fundamental. Assim, a sua empresa conseguirá encontrar a melhor forma de enviar mensagens e qual abordagem utilizar.  

 2 – Personalize a comunicação  

Após conhecer as necessidades do público, é preciso falar a mesma linguagem que ele. Nesse sentido, você deve gerar empatia e tornar o contato mais próximo a fim de criar relacionamentos duradouros.

Como fazer isso? Customizando o atendimento. Utilize o nome do cliente nas interações, emojis e explore todas as funcionalidades da ferramenta para personalizar a comunicação.   

Desse modo, você estará desenvolvendo uma experiência do cliente muito mais autêntica e relevante.  

como vender pelo whatsapp atendimento personalizado

3 – Divulgue o WhatsApp como canal de vendas oficial  

Não basta estar disponível, informe ao cliente que ele pode contar com a sua empresa, a qualquer momento, pelo WhatsApp. 📣  

Em outras palavras, faça campanhas para divulgar a informação em anúncios, redes sociais, e-mail marketing, entre outros. 

Vale tudo para facilitar a comunicação e estimular o contato!  

4 – Automatize as interações  

Já pensou em otimizar o seu tempo com o cliente? 🕗 Para isso, uma boa opção é utilizar chatbots para transformar uma simples conversa em uma interação inteligente.  

Automatizar os atendimentos ajuda a escalar as vendas, melhora a experiência do cliente e potencializa os resultados da sua empresa.  

Além disso, facilita a realização de pesquisas de satisfação para acompanhar o desempenho e identificar pontos positivos ou que precisam ser melhorados no serviço ofertado.  

5 – Treine a sua equipe  

Não vale a pena ter todas as ferramentas digitais disponíveis se a sua equipe não souber como utilizá-las, não é mesmo? 

Então, não deixe de investir em treinamentos de vendas pelo WhatsApp para o time comercial da sua empresa 

Afinal, todos precisam estar alinhados e aptos para realizar o atendimento digital de forma estratégica, de olho nas metas e resultados. 

6 – Fique atento à LGPD  

Para iniciar a comunicação, a sua empresa precisa solicitar o número de contato do cliente. Portanto, fique atento as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para evitar problemas, como multas e sanções. 🔒  

Ao coletar o número do usuário, solicite o consentimento para enviar mensagens por meio de uma caixa de marcação em seu site ou página de contato, explicando a finalidade da ação, por exemplo. 

Assim, a sua empresa evita bloqueios e fornece ao público a opção de sair de alguma lista de comunicação a qualquer momento.  

como vender pelo whatsapp lgpd

7 – Verifique as métricas do canal  

Como saber se uma estratégia está dando certo ou não? Para mensurar a eficácia do WhatsApp na sua estratégia comercial, comece definindo os indicadores de acompanhamento.  

Compare com outros meios de contato, como e-mail ou ligação. Verifique, sobretudo, critérios como tempo médio de resposta, tempo para o primeiro contato e duração do processo de vendas.  

Se o WhatsApp obter bons índices nesses itens, a ferramenta já pode ser considerada essencial para os lucros da empresa. 💰  

8 – Invista no varejo phygital  

O varejo phygital já é uma realidade! Afinal, ele une as melhores estratégias do mundo físico e digital, para oferecer a melhor experiência de compra para o cliente final. Portanto, não deixe de investir nesse modelo de venda. 

Você pode, por exemplo, incentivar as vendas pelo WhatsApp e as retiradas presenciais.  

Afinal, não basta, estar presente em todos os possíveis pontos de contato com o público. É preciso garantir que os diferentes canais de comunicação estejam, de fato, integrados.    

9 – Crie conteúdo relevante  

Para “fazer barulho” no WhatsApp, a sua empresa precisa ter um conteúdo relevante. Uma alternativa é investir em materiais com apelo visual, como catálogos, materiais ricos e e-books, por exemplo.   

Nesse sentido, a sua oferta será mais atraente para o público e a sua marca estará bem posicionada no mercado.  

Portanto, lembre-se que os potenciais clientes precisam ser nutridos, constantemente, com informações relevantes para continuarem avançando rumo à decisão de compra.  

10 – Aposte em integrações   

Se você quer ter uma visão geral sobre os atendimentos da sua empresa, considere integrar o WhatsApp Business à uma ferramenta de atendimento omnichannel 

Assim, será mais fácil gerenciar os atendentes do seu negócio e acompanhar o que pode estar dando certo ou errado no relacionamento com o público.  

Outra dica é integrar o aplicativo ao seu CRM, para ter controle sobre as interações e profissionalizar o canal como um ponto de vendas funcional.    

11 – Use gatilhos mentais para aumentar as conversões   

Você, certamente, já deve ter visto alguma oferta por aí, do tipo: “última semana de promoção”, “último dia de desconto” etc; não é? 

Pois saiba que essa é uma técnica utilizada para estimular o senso de urgência e acelerar o processo de decisão do cliente. Em outras palavras, é um tipo de gatilho mental. 

Mas, existem outros modelos de gatilhos que, também, podem ser utilizados no seu atendimento pelo WhatsApp para garantir que a venda aconteça.  

O gatilho da escassez ativa o desejo do público por algum produto que está bem perto de esgotar. Além disso, o gatilho da exclusividade mostra ao cliente que ele possui acesso a algum serviço reservado apenas para ele. 

Se os usuários se sentem especiais quando são priorizados, eles tendem a retribuir a atenção e lembrar da sua loja quando precisam comprar algum produto que você oferece.  

12 – Use um número profissional de WhatsApp   

Por fim, mas não menos importante, a sua empresa precisa ter um número profissional de WhatsApp.

Afinal, isso significa ter acesso a várias funcionalidades extras da plataforma, tais como: enviar mensagens em larga escala, ter vários atendentes em um único número e muito mais. 

Em outras palavras, por meio de um WhatsApp API a sua empresa passa a atuar de forma competitiva no mercado e pode multiplicar as vendas. Demais, né?  

como vender pelo whatsapp provedor oficial

Viu só quantas dicas incríveis para vender pelo WhatsApp? Agora, escolha as práticas mais adequadas para a realidade do seu negócio e comece logo a surpreender o seu cliente.

Qualquer dúvida, entre em contato e fale com um dos nossos especialistas. 😉  

Acelere o ritmo de atendimento no seu WhatsApp. Saiba mais aqui!