busca
todas
imprensa
inteligência artificial
relacionamentos
software
telefonia
vendas
sem categoria
Saiba como vender pelo WhatsApp, conquistar mais clientes e aumentar os seus lucros. Conheça estratégias certeiras que vão te ajudar nesse processo.

Como vender pelo WhatsApp: 7 dicas para conquistar novos clientes

Saiba como vender pelo WhatsApp, conquistar mais clientes e aumentar os seus lucros. Conheça estratégias certeiras que vão te ajudar nesse processo.

#Relacionamento

25/11/2020 •

Compartilhe:

 

O WhatsApp vem se tornando cada vez mais popular na nossa rotina. Atualmente, é impossível deixar de lado todas as possibilidades que essa rede social pode oferecer para qualquer tipo de negócio. Seja por conta de toda a sua praticidade ou por todas as funcionalidades gratuitas que possui, ele se tornou imprescindível para divulgar e aprimorar as vendas de uma empresa. 

Os avanços tecnológicos que a transformação digital trouxe para os negócios, acabaram modernizando a forma como o consumidor compra. Do mesmo modo, a maneira como os produtos ou serviços são vendidos tiveram que evoluir. Já faz alguns anos que o WhatsApp se tornou o aplicativo de mensagens mais utilizada no Brasil, chegando a estar presente em 99% dos aparelhos de celular do país. Antes de conferirmos como vender pelo WhatsApp, precisamos entender porque essa ferramenta é tão importante nesse processo. 

Por que vender pelo WhatsApp? 

Para se ter uma ideia da funcionalidade e importância desse aplicativo, principalmente para quem está buscando usá-lo como mais uma ferramenta de venda, 98% das mensagens enviadas por meio dele são abertas e lidas em até 3 segundos. Os números mostram que os usuários preferem muito mais enviar uma mensagem de texto ou áudio ao invés do que atender uma ligação. Dessa forma, os usuários da plataforma estão usando as mensagens no WhatsApp com muito mais prioridade do que enviando ou abrindo um e-mail, por exemplo 

Sendo assim, as empresas que buscam impactar os consumidores com seus produtos e serviços não podem ignorar a relevância, funcionalidade e eficácia dessa ferramenta. Segundo uma pesquisa do site do Consumidor Moderno 76% dos brasileiros interagem com marcas por meio do WhatsApp. Pensando nisso, separamos 7 estratégias certeiras para você conquistar novos clientes e vender pelo WhatsApp. 

7 Dicas de como vender pelo WhatsApp 

1 - Utilize um número comercial e não um pessoal 

Antes de tudo, para profissionalizar o seu atendimento é importante entender que o seu número de celular particular não é adequado para desenvolver negócios a longo prazo. Não é recomendado misturar os contatos particulares com os contatos pessoais. 

A princípiopode parecer muito mais fácil administrar os dois âmbitos em um mesmo aparelhoporém, com o crescimento gradativo do número de clientes, isso pode acabar atrapalhando as suas estratégias de venda. Então, quando há somente uma possibilidade de contato, os clientes costumam querer enviar mensagens em horários alternativos, o que pode gerar descontentamento de ambas as partes. 

Portanto, procure usar um número só para a sua empresa. É provável que assim, o consumidor enxergue mais o valor da sua marca e você deixa o seu atendimento via WhatsApp muito mais profissional. 

2- Utilize o WhatsApp Business 

Instalar a versão comercial do aplicativo de mensagens será importante nesse processo, pois irá oferecer muito mais recursos e funcionalidades. Essas características facilitarão no contato com o cliente e na hora de ofertar e vender um produto ou serviço. Veja algumas funções que o WhatsApp Business pode oferecer para aprimorar a comunicação com o cliente. 

  • Conta comercial com o nome da empresa; 
  • Localização do negócio; 
  • Catálogo de produtos; 
  • Agilidade nas respostas; 
  • Etiquetas para organizar conversas; 
  • Estatísticas de mensagens; 
  • Botão para começar conversa em anúncios. 

WhatsApp Business é uma grande facilidade para empresas menores, pois torna as informações comerciais mais objetivas para os clientes e ajuda na classificação de bate-papos ativos. Além disso, possui alguns recursos de resposta automática e modelos de resposta suficientes para lidar com uma base de clientes menor. 

No entanto, as empresas de médio e grande porte provavelmente precisarão de uma ferramenta mais poderosa, por conta do grande número de usuários. Portanto, se precisarem adicionar mais funcionalidades, é indicado usar a API do WhatsApp. 

Lembre-se que para ter mais agilidade e praticidade na hora de vender pelo aplicativo de mensagens, é muito melhor utilizar a plataforma por meio do WhatsApp Web. 

3 - Lista de transmissão 

As Listas de Transmissão são um conjunto de destinatários pré-determinados que você pode enviar mensagens repetidamente. Assim, você não precisará selecionar os mesmos contatos todas as vezes que quiser informar sobre uma oferta ou conteúdo novo.  

Diferentemente dos grupos do WhatsApp, o seu público receberá a mensagem de forma individual, tornando a conversa muito mais pessoal. Dessa forma, as chances de gerar interação são muito maiores e as oportunidades de concretizar uma venda aumentam significativamente. 

É bom salientar que antes de entrar em contato com seus clientes por meio do WhatsApp, é preciso ter a permissão deles para contatá-los. 

4- Peça autorização para enviar mensagens 

Fazer isso é de extrema importância nos dias de hojeHá uma grande diferença entre divulgar os seus produtos e serviços e invadir o celular de um potencial clienteNunca envie uma mensagem sem autorização prévia. Portanto, evite um destinatário que não aceitou receber alguma mensagem que você enviou previamente. 

Utilizar esse método tende a ser um grande problema. São muitas as probabilidades desse contato ser improdutivo e não gerar retorno algum. Já na pior das hipóteses, o usuário pode fazer um print, denunciar nas redes sociais ou mesmo no Procon o que seria péssimo para a reputação do seu negócio. 

Por esse motivo, comprar listas de números é uma péssima ideia. Afinal, ela virá recheada de contatos que no final das contas, podem não conhecer a sua empresa e nunca autorizaram as suas mensagens. Não ignore a importância da permissão dos destinatários, uma vez que sem ela, você estará enviando Spam e poderá sofrer diversas penalizações do aplicativo. 

5- Desenvolva e utilize a função catálogo 

Vale destacar que essa função só o WhatsApp Business pode oferecer. Ela é fundamental para te ajudar a vender mais pelo WhatsApp, pois permite que você faça o upload de imagens dos seus produtos ou serviços na ferramenta, deixando o processo de consulta do seu cliente muito mais dinâmico na plataforma. Esse conteúdo ficará exibido no seu perfil inicial, logo abaixo dos detalhes da empresa. 

Como é bem simples de executar, você vai precisar apenas de alguns cliques para eles terem acesso aos seus produtos e serviçosDessa maneira, ele não precisa ficar saindo do aplicativo para um site externo para conferir os produtos que quer comprar e, assim, acabar se distraindo ou perdendo o interesse na compra. 

6 - Crie uma campanha de vendas 

Quem costuma utilizar o WhatsApp para vender e divulgar os seus serviços da maneira mais correta, muitas vezes fica receoso para não soar invasivo e repassar aos contatos conteúdos que eles não irão aproveitar. 

É importante entender que se você caprichar no material da sua campanha de vendas, com textos persuasivos e alguns gatilhos mentais, tem tudo para obter sucesso nas negociações. Escolher os produtos certos para cada tipo de público também é primordial para isso. 

Elaborar cupons promocionais, alertas de descontos, lembretes sobre um programa de fidelidade, entre outras ofertas, pode te ajudar a fortalecer os laços com a clientela e também aumentar as chances de negócio. 

Portanto, você deve colocar em pauta todos os diferenciais que a sua empresa pode oferecer para eles. Conquiste e retenha o cliente deixando a certeza de que a sua empresa é a melhor opção para a necessidade dele. 

7- Facilite o pagamento 

Se o seu cliente se interessar por algum produto e quiser finalizar a compra, encaminhá-lo para o seu site pode gerar algum imprevisto, como ele se perder ou acabar em uma página indesejada, por exemplo. Por conta disso, facilitar o pagamento e permitir que ele o faça na plataforma é uma alternativa que pode garantir a sua venda e agilizar o processo para o consumidor. 

Hoje em dia, há duas formas para o cliente fazer o pagamento com mais agilidade. Uma delas pode ser feita por meio da geração de um link, que será enviado pelo próprio WhatsApp. Você só precisará orientá-lo como fazer, definir se haverá frete, parcelas e fechar a compra.  

Porém, em junho de 2020, foi lançado o WhatsApp Pay , função que chegou para profissionalizar o modo de realizar pagamentos na plataforma. Com ele, os usuários poderão receber e enviar dinheiro para amigos e familiares, além de efetuar pagamentos de produtos e serviços de empresas no WhatsApp Business. O serviço de transferências é realizado pelo Facebook Pay, portanto, é necessário que o cliente configure um cartão de débito ou crédito na plataforma para utilizar o serviço de pagamentos diretamente no WhatsApp. 

Conclusão 

Atualmente, os consumidores possuem uma infinidade de opções de canais para se relacionar com as empresas. Neste cenário competitivo, a versão Business se destaca como um meio muito eficiente para vender de forma profissional Portanto, nenhuma empresa, seja de qualquer tamanho ou segmento, pode dispensar esse canal de amplo acesso para auxiliar nas suas divulgações e vendas.  

Uma forma de tornar esse processo muito mais prático e ágilé considerar fazer a integração do seu WhatsApp Business à uma ferramenta de atendimento profissional. Assim, é possível ter mais controle sobre os chamados abertos, ao mesmo tempo que gerencia todos os seus clientes e vendasPara ficar mais por dentro desse tema, confira o nosso blogpost  - Como usar o WhatsApp Business com vários atendentes e só um número de telefone?. 

 

Mais posts

#Relacionamento

Aumente as suas taxas de retenção e conversão, além de fidelizar mais clientes satisfeitos. Conheça algumas estratégias certeiras para um chatbot para vendas.

Chatbot para vendas: conheça 7 estratégias certeiras para aplicar no seu negócio

Quer aumentar as suas taxas de retenção e conversão, além de fidelizar mais clientes satisfeitos? Conheça algumas estratégias certeiras para um chatbot para vendas.

#Inteligência Artificial

Você está preparado para o pós-consumidor?

A chegada do pós-consumidor obriga empresas e marcas a reverem seus conceitos e não só planejar, mas tentar ”prever” o futuro. Já pensou como?

#Relacionamento

Saiba como vender pelo WhatsApp, conquistar mais clientes e aumentar os seus lucros. Conheça estratégias certeiras que vão te ajudar nesse processo.

Como vender pelo WhatsApp: 7 dicas para conquistar novos clientes

Saiba como vender pelo WhatsApp, conquistar mais clientes e aumentar os seus lucros. Conheça estratégias certeiras que vão te ajudar nesse processo.
Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos
e transforme a comunicação da sua marca com os consumidores.
E-mail:*
Code7 Software e Plataformas de Tecnologias Ltda.
Política de Privacidade e Proteção de Dados