25. 11. 2020 - Produzido pela Equipe da Code7

Como vender pelo WhatsApp: 12 dicas para conquistar novos clientes

Como vender pelo WhatsApp: 12 dicas para conquistar novos clientes

Quer se tornar uma máquina de vendas, mas não sabe como? Então, este blog post é para você!

O WhatsApp vem se tornando cada vez mais popular na nossa rotina. Atualmente, é impossível deixar de lado todas as possibilidades que essa rede social oferece. Afinal, são muitas funcionalidades! Seja para uso pessoal ou profissional, o fato é que ele se tornou o app mais popular do Brasil, chegando a estar presente em 99% dos aparelhos celulares brasileiros.

Por isso, hoje vamos mostrar como é possível conquistar mais clientes e, ainda, aumentar os lucros investindo nesse aplicativo! Quer saber como elaborar uma estratégia perfeita para o seu negócio? Vem com a gente e venda mais! 😉

Afinal, por que vender pelo WhatsApp? 

via GIPHY

 

Antes de tudo, você precisa entender o quanto esse aplicativo se tornou relevante nos últimos tempos! Para ter uma ideia, 98% das mensagens enviadas por meio dele são abertas e lidas em até 3 segundos pelos usuários. Ou seja, os dados revelam que as pessoas tem muito mais facilidade para responder mensagens (via texto ou áudio), ao invés de atender ligações.

Nesse sentido, não há como negar a eficácia dessa ferramenta, principalmente, para fins comerciais. Segundo uma pesquisa do site  Consumidor Moderno 76% dos brasileiros interagem com marcas por meio do WhatsApp atualmente.

Portanto, se você ainda não utiliza esse meio de atendimento digital, é melhor se preparar! Confira abaixo, 12 estratégias para você começar a vender mais pelo aplicativo. 🚀

12 Dicas de como vender pelo WhatsApp 

Para prestar um excelente atendimento e aumentar as vendas da sua empresa, é preciso estar atento a alguns pontos importantes. Veja quais são eles!

1. Tenha um número comercial e não um pessoal 

Antes de tudo, para profissionalizar o seu atendimento é importante entender que o seu número de celular particular não é adequado para desenvolver negócios a longo prazo. Não é recomendado misturar os contatos profissionais com os contatos pessoais. 

A princípiopode parecer muito mais fácil administrar os dois números em um mesmo aparelho. Porém, com o crescimento gradativo do número de clientes, isso pode acabar atrapalhando as suas estratégias de vendas. Afinal, você mesmo pode ter dificuldades para responder as mensagens dentro do horário comercial.

Portanto, a dica é: procure usar um número só para a sua empresa, de preferência profissional. Dessa forma você vai passar mais credibilidade!

2. Utilize o WhatsApp Business e o WhatsApp Web

Por incrível que pareça, muitos empresários ainda utilizam a versão pessoal do WhatsApp. Talvez por falta de conhecimento, mas o fato é que ao aderir a uma conta profissional você pode aproveitar muito mais! Afinal, existem alguns recursos que só são disponíveis nesse formato do app.

Além disso, você pode utilizar o WhatsApp Web  e gerenciar seus contatos direto do computador. Basta conectar o app ao QR Code e pronto!

3. Faça uma lista de transmissão 

Com a Lista de Transmissão você consegue enviar de um única vez, mensagens, para um grupo de destinatários pré-determinados. Ou seja, ao utilizá-la, você não precisa selecionar contato por contato para enviar a mesma mensagem. Tudo é feito de uma só vez! 

Ao contrário dos grupos do WhatsApp, o seu público receberá a mensagem de forma individual, tornando a conversa muito mais pessoal. Desse modo, as chances de gerar interações aumentam, bem como as oportunidades de venda.

É bom salientar que antes de entrar em contato com seus clientes por meio do WhatsApp, é preciso solicitar permissão, ok?

4.  Peça autorização para enviar mensagens 

Fazer isso é de extrema importância nos dias de hojeHá uma grande diferença entre divulgar os seus produtos e serviços, e invadir o celular de um potencial clienteNunca envie uma mensagem sem autorização prévia. Afinal, você pode ter muita dor de cabeça com isso!

Além de correr o risco do contato não retornar, a sua conta pode ser denunciada e ir parar até no Procon. Isso seria péssimo para a reputação do seu negócio. 

Por isso, fique atento a esse item! Ah, e não compre listas de números, pois elas podem vir recheadas de contatos indesejados. 

Vale destacar que essa função só o WhatsApp Business pode oferecer. Ela é fundamental para te ajudar a vender mais pelo WhatsApp, pois permite que você faça o upload de imagens dos seus produtos ou serviços na ferramenta, deixando o processo de consulta do seu cliente muito mais dinâmico na plataforma. Além disso, esse conteúdo ficará exibido no seu perfil inicial, logo abaixo dos detalhes da empresa. 

6. Crie uma campanha de vendas 

Se você quer vender pelo WhatsApp precisa elaborar uma boa campanha de vendas. Mas, calma, não se assuste, você pode fazer isso de muitas formas. Primeiramente, é importante elaborar um cronograma com as datas que as mensagens serão enviadas. Em seguida, vale definir que tipo de conteúdo será trabalhado.

Elaborar cupons promocionais, alertas de descontos, lembretes sobre um programa de fidelidade, entre outras ofertas; sempre ajudam nessas horas e aumentam as negociações.

Liste seus diferenciais e foque neles!

7. Facilite o pagamento 

Facilitar o pagamento é primordial para garantir a venda. Atualmente,  há duas formas  de realizar esse procedimento via aplicativo. Uma delas é por meio da geração de um link, enviado pelo próprio WhatsApp. Nesse caso, você só precisa configurar alguns itens e orientar o cliente. É bem simples!  

Contudo, existe também a opção WhatsApp Pay .O serviço de transferências é realizado pelo Facebook Pay de forma segura. Mas, é necessário que o cliente configure um cartão de débito ou crédito na plataforma para utilizar o recurso diretamente no WhatsApp. 

8. Ofereça conteúdo relevante

Para estreitar o relacionamento com o seu público, você deve oferecer conteúdos que façam a diferença na rotina empresarial dele. Por isso, a dica é: envie blog posts, cases, vídeos etc; que tenham a ver com o universo de atuação da sua base de clientes.

Além disso, não esqueça de pedir feedbacks. Afinal, você precisa saber se o material que está sendo entregue está agradando ou não!

9. Divulgue o seu número de WhatsApp

As pessoas precisam ter acesso a ele. Você deve deixar o número de WhatsApp da sua empresa o mais visível possível. Então, não deixe de colocá-lo no seu site, e-mail, redes sociais etc. Isso facilita o contato e viabiliza a comunicação.

10. Utilize gatilhos mentais

Existem diversas técnicas de conversão que ajudam a convencer o cliente a tomar uma decisão. Aprenda a utilizá-las a favor da sua marca. Os gatilhos mentais são ótimos para mexer com as emoções. Um exemplo, é o gatilho mental da urgência que induz o cliente a realizar uma ação de forma imediata para não perder uma oportunidade de compra.

Portanto, aprenda a escrever de forma comercial e gere mais conversões.

11. Treine sua equipe

Não adianta montar uma baita estratégia, se a sua equipe não estiver alinhada ao seu propósito, certo? Então, invista em treinamentos de marketing digital e vendas.

Assegure que todos estejam aptos para atender via aplicativos de mensagens. O atendimento digital deve ser prioridade em qualquer negócio que deseja prosperar.

12.Utilize a API do WhatsApp Business 

Utilizar o WhatsApp Business é o primeiro passo para se profissionalizar no aplicativo. Mas, você pode ter acesso a diversos recursos extras com a API do WhatsApp profissional. Dentre eles, destacam-se:

  • Vários atendentes em um único número.
  • Mensagens em larga escala.
  • Emissão de relatórios de conversas.
  • Selo de autenticação do Facebook Business.
  • Redução dos riscos de bloqueio no aplicativo e muito mais!

Bem legal, né? 😄

 Baixe o e-book: “Guia para acelerar as vendas da sua empresa via API do WhatsApp Business” e conquiste o mercado!

E, agora, já sabe como vender pelo WhatsApp?

Se antes você não sabia como vender pelo WhatsApp, agora não tem com o que se preocupar. Afinal, com tanta informação assim, você já consegue aproveitar o aplicativo da melhor forma possível, né?

Mas, se você ainda tem dúvidas e deseja saber mais detalhes sobre a versão profissional do WhatsApp, fale com um especialista! 

Vamos te ajudar a potencializar o seu atendimento digital de vez! 😉

➡Quer ficar mais por dentro desse tema? Confira o nosso blog post  Como usar o WhatsApp Business com vários atendentes e só um número de telefone?. como vender pelo Whats