12. 05. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Conheça o marketing conversacional e descubra como vender mais

Conheça o marketing conversacional e descubra como vender mais

Pare por uns segundos e pense: você já perdeu algum cliente por não conseguir oferecer atendimento imediato? 🤔 Infelizmente, essa é uma situação bastante comum. Mas, saiba que o Marketing Conversacional pode evitar isso. Já ouviu falar? 

Preparamos este conteúdo para ajudar você a conhecer mais sobre essa nova forma de comunicação. Com ele, você vai descobrir como atrair leads qualificados e melhorar as vendas no ambiente on-line. 😉 

Mas, o que é marketing conversacional? 

O marketing conversacional é definido como o conjunto de estratégias utilizadas por empresas, para criar uma experiência de compra personalizada. 

Desse modo, o seu diferencial está nas interações que acontecem por meio das conversas, entre os clientes e as marcas. 

Nesse sentido, ao utilizar esse método, é possível encurtar o ciclo de venda e conhecer as preferências do público. Bem legal, né? 

Assim, fica mais fácil humanizar as interações e fidelizar os clientes. E não é só isso! Uma das consequências diretas é o aumento nas vendas. 💰 

Ou seja, seu princípio consiste em a empresa acompanhar o cliente durante toda a sua jornada de compra. Nesse sentido, ela atua na tomada de decisão e soluciona todas as dúvidas, que possam surgir, com relação aos produtos. 

Portanto, o marketing conversacional é baseado em três princípios: 

  • Otimização de tempo: atendimento 24 horas por dia e em tempo real; 
  • Escalabilidade: ampliação da capacidade de atendimento sem gastar muito; 
  • Personalização: humanização das interações por meio da Inteligência Artificial. 

Afinal, o segredo está na agilidade! Quanto mais rápido a comunicação for estabelecida entre as marcas e os consumidores, maiores serão as chances da venda acontecer. 

banner marketing conversacional - oportunidades

4 vantagens do marketing conversacional 

A princípio, aderir ao marketing de conversas pode até ser um desafio, mas os benefícios dessa prática são inestimáveis.  

Afinal, quando a estratégia reflete positivamente na reputação da marca, certamente, vale a pena implementá-la. Então, continue com a gente e conheça 4 vantagens do marketing conversacional! 

1 – Rapidez no atendimento 

Acima de tudo, o marketing conversacional permite a automação do atendimento e garante a agilidade nas interações. Ou seja, ao adotá-lo, os seus clientes não precisarão ficar esperando horas para serem atendidos. 

Dessa forma, seus processos poderão acompanhar a jornada de compra de cada cliente, evitando que oportunidades de vendas sejam perdidas. 

2- Redução de custos 

Imagine só ter um atendente para responder a cada cliente de forma imediata? Seria pouco viável, né? Afinal, os gastos seriam enormes! Mas, com o marketing conversacional, você pode reduzir os custos com operadores e automatizar os processos repetitivos. 

Desse modo, o cliente seria conduzido para o atendimento humano apenas quando realmente fosse necessário. Assim, os chatbots auxiliariam na resolução de dúvidas, montagem de carrinho de compras, informações sobre a entrega, e muito mais. 

3 – Otimização do tempo 

O marketing conversacional nas empresas ajuda a otimizar tanto o tempo dos clientes, quanto dos atendentes 

Assim, o setor de vendas pode focar em outras tarefas menos operacionais e mais estratégicas. E, cá entre nós, tempo é dinheiro, né? 

4 – Melhora da experiência do cliente 

O marketing conversacional auxilia na retenção e fidelização do público, ao valorizar os atendimentos personalizados. 

Como resultado, essa imagem cria um cenário promissor para novas interações e garante um aumento nas vendas a longo prazo. Afinal, solucionar aquela dúvida sobre um produto, a qualquer hora, pode ser o fator decisivo para garantir a venda.  

 Como vender mais com o marketing conversacional? 

Primeiramente, você deve entender que o cliente não tem tempo a perder. Por isso, ele sempre vai preferir ser atendido pelos canais de comunicação que já está acostumado a utilizar. 

Nesse sentido, os dados de um estudo da Opinion Box comprovam isso! Segundo a pesquisa, 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para interagir com as marcas. Mas, esse é só um exemplo.  

Afinal, o comércio conversacional já é uma realidade! Porém, é importante ressaltar que ele vai além do uso dos aplicativos de mensagens.  Em outras palavras, trata-se de uma estratégia que envolve diversos processos de uma empresa. 

A seguir, listamos algumas práticas que você pode utilizar para se conectar melhor aos seus clientes e vender mais. Já separe o bloquinho para anotar e acompanhe essas dicas!  📝 

Invista em chatbots 

A proposta conversacional é muito eficaz. Porém, as empresas, ainda, enfrentam bastantes desafios para implementá-la, um deles é a dificuldade em escalar o atendimento.  

Afinal, nem sempre é possível ampliar o número de atendentes para responder dúvidas ou prospectar novos clientes. Contudo, ao investir em chatbots, essas limitações podem acabar. 

Os chatbots são robôs desenvolvidos para simular conversas de forma natural. Inclusive, você pode utilizar a Inteligência Artificial para deixar a interação mais fluída e dinâmica. 🤖 

Com essa ferramenta, você consegue ampliar o horário de atendimento e alcançar muito mais pessoas.   

Dessa forma, é possível oferecer suporte ao usuário, enquanto ele navega no site, por exemplo. Além disso, um chatbot também registra o histórico de interações do cliente com a empresa. 

Ou seja, mesmo que a conversa termine, é possível entrar em contato novamente por meio dos dados que ele informou. 

Assim, na próxima interação você já sabe o nome do usuário e as suas preferências de compra. Demais, né? 

banner marketing conversacional - guia do chatbot

 

Construa relacionamentos 

As relações não são criadas de uma hora para outra, não é mesmo? Uma dica valiosa é investir na jornada de engajamento do cliente para construir relacionamentos sólidos.  

Mas, como uma empresa consegue construir boas relações com o público? 🤔 A resposta é simples: criando interações para conhecer e fidelizar o cliente!  

Afinal, aderir ao marketing de conversas é a maneira mais eficiente de mover os leads interessados no funil de vendas. 

Assim, a jornada de engajamento pode iniciar-se por meio de uma notificação de boas-vindas no site e continuar no pós-venda. 

Lembre-se que os pequenos detalhes são essenciais na hora de construir um relacionamento de confiança.  

Nesse sentido, as pessoas são mais propensas a fechar um negócio com marcas que estão dispostas a ouvi-las. O segredo é utilizar as preferências do público para fornecer um serviço personalizado. 🤩 

Invista nos canais preferidos do seu consumidor  

Você já deve ter enviado um e-mail e ficado sem resposta, não é mesmo? Isso pode ocorrer por vários motivos. Mas, principalmente, pela falta de afinidade do seu cliente com esse meio de comunicação.  

Nesses casos, você pode acabar perdendo a venda. Por isso, é essencial você conhecer bem o seu público para poder oferecer o melhor atendimento. Afinal, com o canal certo, a conversão acontece de forma muito mais rápida. 

Para isso, você deve investir nos pontos de contato mais utilizados pelos usuários. O segredo do marketing de conversas está, exatamente, em ajustar o seu tom de voz de acordo com o canal escolhido. 

É aqui que os aplicativos de mensagens instantâneas entram em ação. Afinal, com o uso de chatbots, você consegue automatizar as interações dos seus clientes nesses canais. 

Nesse caso, eles conseguem simular uma conversa casual de modo informal rapidamente.  

Desse modo, eles podem ser utilizados no Telegram, Messenger ou WhatsApp, e se adequar às necessidades do cliente. 

Uma pesquisa do We Are Social revela que 89% dos usuários da internet, no mundo, utilizam aplicativos de mensagem. 

Isso apenas comprova que os usuários querem trocar informações em tempo real com qualquer pessoa, em qualquer lugar. Então, anota a dica: converse com o seu cliente pelo aplicativo que ele mais usa! 😉 

Não esqueça do WhatsApp! 

O WhatsApp continua sendo um dos aplicativos de mensagens mais utilizados pela população mundial. Uma pesquisa recente da Apptopia aponta que em 2021, o aplicativo recebeu 395 milhões de downloads em todo o mundo. 

A troca de informações facilitada, cria um ambiente de vendas prático e rápido. Para automatizar o atendimento, a sua empresa pode contar com a ajuda de chatbots integrados ao WhatsApp Business API. 

Além do uso de chatbots, é possível utilizar uma plataforma omni para atender os seus clientes de forma facilitada. Com ela, é possível ter vários atendentes com o mesmo número de WhatsApp.  

⚠️ Mas, atenção! Vale lembrar que é preciso utilizar a API Oficial do WhatsApp para que o seu número não seja banido. Assim, você evita com que a imagem da marca com os consumidores seja prejudicada. ⚠️ 

 

banner marketing conversacional - whatsapp business api

 

Qualifique os leads rapidamente 

Já pensou como era complicado qualificar leads antes do marketing conversacional? Todos aqueles formulários de contato, com diversos campos para serem preenchidos, não eram nem um pouco funcionais, né? 

Ou seja, eles eram super cansativos e muitos usuários acabavam desistindo de preenchê-los.  

No entanto, ainda hoje, muitas empresas operam dessa forma. Mas, utilizando as ferramentas certas na qualificação dos leads, esse processo pode ser muito mais rápido. 

Além disso, é possível analisar o estágio do funil de vendas em que o usuário está e traçar ações mais direcionadas 

Forneça sugestões de produtos 

Seja no WhatsApp ou Messenger, utilize todos os recursos para atrair a atenção do cliente para o que você precisa dizer. 

Se o usuário tem dúvidas sobre qual solução pode atender às suas necessidades, forneça as melhores opções disponíveis via bot. 

Por exemplo, na interação, uma loja pode sugerir, por WhatsApp, qual a melhor peça para uma mulher com estilo executivo.   

Faça as perguntas certas para entender a necessidade do usuário, e depois, mostre como os benefícios das suas soluções podem ajudá-lo. 

Então, aproveite o interesse do cliente e use imagens, gifs ou vídeos para tornar a experiência ainda mais completa e satisfatória. 

Desenvolva pesquisas de satisfação regularmente 

Obter informações valiosas sobre o seu cliente agora é uma necessidade! Com o marketing conversacional, você pode desenvolver as avaliações de qualidade ao final de todos os atendimentos.  

Afinal, você tem todas as ferramentas para atrair, qualificar e analisar os leads. Dessa forma, ao conversar, especificamente, com os clientes é possível encontrar gaps no processo de venda e desenvolver novos produtos.  

Logo, o que vale é descobrir como os clientes veem o seu negócio e destacar o que eles mais valorizam. 

Assim, você terá acesso a dados importantes sobre os pontos de melhoria e a satisfação do público em relação ao serviço. 

Portanto, o segredo é encontrar uma oportunidade para garantir a próxima venda! 😀
 

Por fim, saiba que o marketing conversacional veio para ficar, pois o consumidor está cada vez mais conectado. 

Então, se você quer vender mais, entre em contato conosco agora mesmo!  

Conheça mais sobre as nossas soluções para atendimento digital automatizado e saia na frente da concorrência! 😉