23. 02. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

Como enviar mensagens de WhatsApp em massa? Aprenda agora!

Como enviar mensagens de WhatsApp em massa? Aprenda agora!

O WhatsApp é um ótimo aliado das empresas, atualmente. Mas, você consegue aproveitar todos os recursos disponíveis nessa ferramenta, a favor da sua marca? Não? Então, continue com a gente! No blog post de hoje, vamos te ensinar a utilizar uma funcionalidade, específica, que vai otimizar a sua comunicação: as mensagens de WhatsApp em massa!   

Já clica para salvar o link deste conteúdo e aproveita para compartilhar com a sua rede de contatos! ?  

Afinal, o que são as mensagens de WhatsApp em massa?  

Antes de tudo, responde uma coisa: a sua empresa já precisou enviar a mesma informação para diversos clientes, via WhatsApp, e teve dificuldades em realizar esse processo de forma manual?  

Isso é comum de acontecer. Sobretudo com as marcas que não possuem a versão profissional do aplicativo. Afinal, o envio em massa, é uma ferramenta extra que permite o disparo de mensagens para várias pessoas, ao mesmo tempo, de forma automática. Contudo, ele não está disponível na versão pessoal do aplicativo, como você verá logo mais. 

Por meio desse recurso, é possível criar múltiplas ações, com objetivos distintos. Em outras palavras, as empresas podem utilizar o disparo para:  

  • informar sobre algum produto novo;  
  • presentear a base com algum cupom de desconto;  
  • falar sobre algum evento;  
  • e muito mais.  

O mais legal, é que ao utilizá-lo, cada contato recebe o comunicado de forma individual. Bem bacana, né? Mas, para ter acesso a esse tipo de serviço, a empresa precisa ter uma conta no WhatsApp Business ou no WhatsApp Business API. Apenas, essas duas versões do aplicativo, permitem o envio em massa.  

Quer saber mais detalhes sobre isso? Então, continue acompanhando o blog post. 

whatsapp em massa

Mensagens em massa: WhatsApp Business X WhatsApp API 

Primeiramente, é fundamental você entender a diferença entre essas duas versões do app, pois cada uma delas é destinada a uma finalidade.   

O WhatsApp Business, por exemplo, foi desenvolvido para atender marcas que possuem baixo fluxo de atendimento. Ou seja, é voltado para aquelas empresas que recebem poucas solicitações de contato, diariamente, mas que desejam ter uma conta profissional no aplicativo.  

Em suma, ele se diferencia do modelo tradicional, por apresentar recursos extras, como catálogo de produtos, etiquetas com horário de funcionamento etc. Trata-se de um formato gratuito que pode ser baixado na Apple Store ou na Google Play Store.  

Já o WhatsApp API se destaca no mercado por ser um modelo muito mais completo. Em outras palavras, ele é voltado para empresas que desejam escalar a comunicação e ter estratégias mais elaboradas, uma vez que fornece muitos itens adicionais. Dentre eles, estão: ter vários atendentes em um único número; ter os dados protegidos; ter o selo de autenticação etc. Vale ressaltar que essa versão é paga.  

? Mas, você deve estar se perguntando: qual deles devo obter para enviar as mensagens de WhatsApp em massa?  

Bem, isso vai depender das demandas e metas que a sua empresa deseja alcançar. Fizemos um comparativo para você entender a diferença entre as duas versões. Então, já prepara o print! 

Veja as diferenças!

WhatsApp Business WhatsApp API
Possui número de contatos limitados para envio de mensagens em massa. O envio de mensagens em massa pode ser realizado para centenas de contatos.
É uma funcionalidade nativa, não precisa instalar extensões para utilizá-la. É preciso ter um provedor para se conectar a API.
Os contatos da base precisam ter o seu número salvo. Caso contrário, não irão receber a mensagem. As mensagens chegarão ao destinatário, independente dele ter, ou não, o seu número salvo.
Se alguém bloquear ou denunciar, o número pode ser banido. O risco de banimento do número é mínimo.
Não existe a opção de templates de mensagens e relatórios de envio. Disponibiliza templates de mensagens e relatórios com métricas de acompanhamento das ações.
As mensagens em massa no WhastApp Business, são conhecidas como listas de transmissão. As mensagens em massa no WhatsApp API, são conhecidas como HSM.
  1. WhatsApp Business
  2. Possui número de contatos limitados para envio de mensagens em massa.
  3. É uma funcionalidade nativa, não precisa instalar extensões para utilizá-la.
  4. Os contatos da base precisam ter o seu número salvo. Caso contrário, não irão receber a mensagem.
  5. Se alguém bloquear ou denunciar, o número pode ser banido.
  6. Não existe a opção de templates de mensagens e relatórios de envio.
  7. As mensagens em massa no WhastApp Business, são conhecidas como listas de transmissão.
  8. WhatsApp API
  9. O envio de mensagens em massa pode ser realizado para centenas de contatos.
  10. É preciso ter um provedor para se conectar a API.
  11. As mensagens chegarão ao destinatário, independente dele ter, ou não, o seu número salvo.
  12. O risco de banimento do número é mínimo.
  13. Disponibiliza templates de mensagens e relatórios com métricas de acompanhamento das ações.
  14. As mensagens em massa no WhatsApp API, são conhecidas como HSM.


Agora que você já viu a diferença entre as duas versões, chegou a hora de aprender a realizar o envio de WhatsApp em massa nos dois formatos do aplicativo. Vamos lá? 

Como enviar mensagens em massa via WhatsApp Business? 

Se você optar pelo WhatsApp Business, deverá seguir o passo a passo abaixo.   

1º) Baixe e instale o WhatsApp Business no seu celular.  

2º) Importe seus contatos para essa versão do app.  

3º) Abra o WhatsApp e clique em “Mais opções”.  

4º) Selecione “Nova transmissão”.   

5º) Em seguida, escolha os contatos que você deseja adicionar à lista. 

6º) Toque no botão de confirmação e, em segundos, a sua lista já estará criada.  

7º) Depois basta escolher a mensagem que deseja enviar, e pronto.  

Vale lembrar que se você não possuir a API do WhatsApp Business, somente os usuários que possuem o seu número na agenda de contatos, registrado, receberão a sua mensagem.  

Como enviar mensagens em massa via WhatsApp API?  

Agora, caso você queira ter a versão mais completa, deverá seguir as etapas abaixo.  

1º) Escolha uma empresa que seja provedora oficial da API do WhatsApp para iniciar o processo de aquisição da conta.  

2º) Após obter a aprovação da conta, importe a sua lista de contatos.

⚠️ Você deverá utilizar uma plataforma de atendimento omnichannel para se comunicar com seus usuários. ⚠️

3º) Selecione os números que você deseja enviar as mensagens em massa.  

4º) Depois disso, crie os templates de HSM, de acordo com as regras estabelecidas pela Meta. Saiba mais detalhes aqui. Inspire-se em alguns exemplos, também! 

5º) Em seguida, envie para aprovação. 

6º) Após ter os templates aprovados, basta enviar para a sua base. Fique tranquilo, pois suas mensagens serão disparadas para todos os números importados.  Caso você queira, também, é possível agendar esse disparo!

⚠️Importante!⚠️

No Módulo Omni, da plataforma Code7, todo esse processo pode ser realizado de um jeito, ainda mais, prático. Dá o play no vídeo abaixo e confira o passo a passo!?

Dicas extras! 

Viu como você pode enviar WhatsApp em massa de duas formas? Separamos algumas dicas extras para ajudar você a criar uma estratégia, ainda mais, assertiva na sua empresa. Então, confira!  

? Identifique-se e peça autorização ao usuário para enviar a mensagem   

Antes de tudo, independente do modelo de WhatsApp que você vai utilizar, lembre-se de se identificar quando for enviar as mensagens. Além disso, não seja inconveniente. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, é essencial pedir autorização dos seus contatos, antes de realizar os disparos de mensagens, ok? 

? Não envie conteúdos com tom promocional. Prefira os educativos e informativos.  

O WhatsApp tende a punir aquelas contas que violam as diretrizes do aplicativo. Inclusive, uma dessas normas diz respeito a publicidade. Não é permitido, por exemplo, enviar conteúdos promocionais de forma explícita. Portanto, dê preferência para materiais educativos e informativos. Dessa forma, você não corre o risco de ter problemas com o app. 

? Use chamadas para ação claras  

Os famosos call to action podem e devem ser utilizados nas mensagens em massa, para direcionar o usuário para realizar uma ação específica. Desse modo, você não deixa o seu lead ou cliente perdido. Pelo contrário, faz com que ele tenha uma atitude diante do conteúdo recebido. 

? Tenha sempre uma conta oficial  

Por fim, cuidado com aplicativos falsos e piratas. Afinal, existem muitas versões alternativas que prometem funcionalidades extras por aí. Contudo, ao optar por esses modelos, você pode colocar o número da sua empresa e dos seus clientes em risco. O que não é nada legal, né? 

7 riscos da API não oficial

Enfim, no blog post de hoje, trouxemos o passo a passo para o envio de mensagens de WhatsApp em massa. Gostou do conteúdo? Então, dá uma olhada no nosso site e confira outros materiais sobre o universo do atendimento digital. ?  

Ah, caso queira saber mais detalhes sobre as mensagens em massa, fale com um especialista da Code7.  

Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a crescer no mercado de acordo com os seus objetivos. Apostando no digital, certamente, você irá conquistar uma posição de destaque. Portanto, não perca tempo!

 

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]