Code7 | Blog

busca
todas
imprensa
inteligência artificial
relacionamentos
software
telefonia
vendas
sem categoria
7 motivos para incluir o envio de SMS em suas estratégias de comunicação

7 motivos para incluir o envio de SMS em suas estratégias de comunicação

Quer impactar seu público de uma forma rápida, eficaz e prática? Veja as vantagens que o envio de SMS oferece para o sucesso das suas estratégias de comunicação.

#Relacionamento

18/03/2020 •

Compartilhe:

O crescimento exponencial do uso de smartphones faz com que o envio de SMS (Short Message Service ou serviço de mensagem curta em inglês) continue sendo uma das melhores maneiras de aproximar as empresas de seus clientes. De acordo com um estudo da FGV, somente no Brasil existem cerca de 220 milhões de celulares ativos, o que significa mais de um aparelho por habitante.

Nesse cenário, as mensagens de SMS ainda se destacam mesmo diante de novos aplicativos como WhatsApp e Facebook Messenger, por exemplo, por conta de uma série de vantagens. Vamos então entender melhor quais são essas vantagens e por que o envio de SMS é uma excelente estratégia para atrair clientes, melhorar a experiência, aumentar a taxa de conversão e fidelizar mais.

As vantagens do envio de SMS

Dentre todo o arsenal de estratégias de marketing que podem ser implantadas, o envio de SMS marketing é a mais eficiente quando se quer rapidez, grande alcance e alto índice de retorno, como comprova uma pesquisa recente. Segundo esse levantamento:

  • Cerca de 98% dos SMS são lidos imediatamente após o recebimento;
  • O SMS tem uma taxa de resposta de 45% enquanto os e-mails têm um índice de 6%;
  • Quase 30% dos consumidores têm o hábito de interagir com as empresas por meio de mensagens de texto. 

Além disso, o SMS é bastante versátil, podendo fazer parte das mais diversas abordagens e processos que necessitam de engajamento e imediatismo. Vamos conhecer 7 motivos para você incluir essa ferramenta em suas estratégias de comunicação. 

1) Agilidade 

Uma mensagem de SMS é entregue quase que instantaneamente, impactando o público rapidamente onde ele estiver. Ou seja, sua empresa não apenas chega à frente da concorrência, como cria e fortalece o relacionamento com o cliente por meio de textos curtos e ágeis - com links que podem direcionar para seu site ou uma landing page exclusiva para sua ação de marketing, por exemplo. 

Um estudo mostra que 50% das empresas que chegam primeiro até os clientes são aquelas que fecham a venda. Portanto, quanto mais veloz for o canal utilizado para entregar sua mensagem, melhor. Mais agilidade significa mais vendas. 

2) Conveniência

Atualmente, a maioria dos clientes prefere receber uma mensagem do que falar ao telefone. Esse comportamento é muito comum, principalmente entre a geração dos millennials, onde 7 entre cada 10 pessoas preferem comunicar-se por mensagem de texto. Portanto, o SMS apresenta-se como um dos canais mais convenientes para o público e para as empresas. Com ele é possível atingir os clientes com os mais diversos tipos de abordagem, de forma fácil, veloz e prática.

Além disso, para ler o SMS não é preciso fazer nenhum download, estar conectado à uma rede wi-fi, ou nem mesmo ter créditos no celular - e até os modelos mais simples de aparelho possuem essa ferramenta. Por isso, muitas empresas utilizam o envio de SMS marketing em seu arsenal de estratégias em todas as etapas da jornada do cliente. Os clientes valorizam a praticidade e, se for possível relacionar-se com sua empresa de forma mais conveniente, aumentam as chances deles escolherem fazer negócio com você – e voltarem sempre. 

3) Flexibilidade 

Esta certamente é uma das maiores vantagens que esse canal apresenta. O envio de SMS permite os mais diversos usos por empresas de todos os portes. Incluindo links para sites, aplicativos ou landing pages, assim como CTAs (Call to Actions - Chamadas para ação) que estimulam o consumidor a agir. As mensagens podem servir para enviar alertas, notificações, status de pedido, trocas de senha, ofertas, cupons promocionais, campanhas para fidelização, ofertas instantâneas de cross sell e up sell, entre muitas outras possibilidades.  

Os bancos, por exemplo, já aproveitam o SMS para informar sobre saldo de conta, extrato, envio de token e comprovante de pagamento. O setor de atendimento ao cliente pode agilizar o processo com o envio do número de protocolo. Restaurantes podem organizar filas de espera e avisar quando está chegando a vez do cliente. Como você vê, o envio de SMS é capaz de promover seu negócio e melhorar a experiência do cliente de diversas formas.

4) Alto impacto e alta taxa de resposta 

Já mencionamos uma pesquisa que aponta que cerca de 98% dos SMS são lidos imediatamente após o recebimento e que esse canal apresenta uma taxa de resposta de 45%. Esse excelente índice se deve à praticidade, facilidade e velocidade com que o usuário consegue responder por meio dessa ferramenta de comunicação. 

Além disso, o som da notificação de recebimento de um SMS (ou o alerta na tela) é quase impossível de não ser percebido, garantindo a atenção do cliente.

5) Personalização e segmentação  

A personalização das mensagens de SMS com o nome do prospect ou cliente pode parecer somente um pequeno detalhe, mas faz toda a diferença no relacionamento com o consumidor. E é possível fazer muito mais para personalizar e segmentar campanhas de envio de SMS marketing.

Caso você implemente ferramentas para Análise de Dados, pode coletar informações em cada etapa da jornada do consumidor e gerar insights que permitem criar abordagens segmentadas para diversos perfis de clientes. As mensagens de SMS podem ser personalizadas de acordo com sexo, idade, endereço e histórico de compras, entre outros dados. Essa proximidade e assertividade na comunicação fortalecem o relacionamento com o cliente, gerando mais satisfação para todos.  

6) Baixo custo 

Uma campanha de SMS marketing bem planejada e executada apresenta um resultado incrível, não só pelo grande alcance e velocidade desse canal, como também pelo baixo custo de execução. Poucas estratégias apresentam uma taxa de retorno de investimento tão boa.

Por isso, o envio de SMS é uma ferramenta cada vez mais utilizada e acessível para empresas de todos os tamanhos, mesmo aquelas que possuem orçamentos mais limitados. 

7) Engajamento

Quando você oferece uma maneira fácil para o cliente interagir, é muito mais simples ele engajar e sentir-se valorizado. Portanto, o envio de SMS deve ser visto como uma forma de aperfeiçoar a experiência do cliente em toda a sua jornada.

Claro que uma campanha de SMS marketing sozinha não vai trazer todos os resultados esperados. Além de criar uma régua de relacionamento, variando sempre o conteúdo dos SMS de acordo com as etapas da jornada do consumidor, é importante integrar o SMS como suporte para outros canais, como redes sociais e e-mail, de forma omnichannel.

Por exemplo, você pode enviar um SMS com atualizações sobre novos produtos ou serviços lembrando o cliente de checar no seu e-mail, onde você já mandou mensagens mais longas e criativas, com fotos e/ou vídeos, por exemplo. Dessa forma potencializa o engajamento do consumidor com sua empresa e aumenta as taxas de retenção, conversão e fidelização, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência do cliente.

Conclusão

Com o surgimento de uma série de novos canais e aplicativos de mensagens de texto, como o WhatsApp e o Facebook Messenger, muitos pensaram que o SMS cairia em desuso. Porém, seu uso cresce a cada dia mais e quando utilizado da forma certa, o envio de SMS marketing pode ser uma poderosa estratégia de comunicação para atrair clientes, melhorar a experiência, aumentar a taxa de conversão e fidelizar.

Agora que você conhece mais sobre os motivos para incluir o SMS marketing em suas estratégias de comunicação, talvez se interesse em saber como melhorar ainda mais o relacionamento com o cliente. Veja o post 6 dicas para criar uma campanha de SMS marketing de sucesso.

Mais posts

#Relacionamento

Como definir estratégias para os seus canais de atendimento

Entenda a importância de acompanhar seus clientes nos canais de atendimento que eles preferem e como definir estratégias para melhorar cada ponto de contato.

#Relacionamento

Os brasileiros estão abertos para adotar os bots?

SIM. Nós Brasileiros somos ávidos consumidores de novas tecnologias e a cada dia estamos mais familiarizados com os Bots.

#Relacionamento

Como escolher a melhor plataforma de atendimento ao cliente para o seu negócio?

Escolher a melhor plataforma de atendimento ao cliente para seu negócio é a chave para atender com excelência. Veja como acertar nessa escolha.
Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos
e transforme a comunicação da sua marca com os consumidores.
E-mail:*