13. 07. 2018 - Produzido pela Equipe da Code7

A inteligência artificial no atendimento ao cliente

A inteligência artificial no atendimento ao cliente

Você já utiliza a inteligência artificial no atendimento ao cliente? Pois saiba que essa ferramenta pode ser bem útil para otimizar processos e melhorar a experiência do seu público. Acompanhe o blog post de hoje e saiba todos detalhes sobre o assunto!

O perfil do consumidor na era digital é muito mais dinâmico e imediatista do que há tempos atrás. Nota-se que além de priorizar o preço, o usuário, atualmente, preza pelo bom atendimento em todas as etapas do processo de compra.

Por isso, o primeiro passo que as empresas devem adotar para alcançarem o sucesso no mercado, é investir em recursos para tornar a comunicação com o público, mais efetiva e satisfatória.

Como fazer isso?  Investindo em tecnologia, em especial, em inteligência artificial. 

A inteligência artificial nas empresas

Nos últimos tempos, a inteligência artificial evoluiu exponencialmente e se popularizou por meio de ferramentas como ChatGPT e DALL-E. Com isso, ela passou a fazer, ainda mais, parte da rotina das pessoas.

Em meio a tantas transformações, pode-se dizer que o mercado em si, precisou se adaptar no que diz respeito a processos e práticas comunicacionais. Afinal, a inteligência artificial passou a desempenhar diversas tarefas de forma igual ou melhor do que os humanos. Porém, vale destacar que ela surgiu para complementar e potencializar as capacidades humanas, e não substituí-las.

Hoje, é possível perceber, por exemplo, que muitas empresas estão implementando a automação dos processos na área de atendimento ao cliente.

Mas, como funciona a inteligência artificial no atendimento ao cliente?

A inteligência artificial pode ser implementada de diversas maneiras. Contudo, é necessário ter um software como meio de suporte. No caso do atendimento ao cliente, essa tecnologia é associada, na maioria das vezes, a um chatbot.

Desse modo, o bot consegue receber a informação do cliente, entender do que se trata, buscar a melhor resposta, processar os dados, tomar a decisão para, então, fornecer a melhor resposta.

O mais legal é que um robô de atendimento com inteligência artificial tende a aprender com cada interação realizada. Ou seja, ao longo do tempo ele passa a ficar mais esperto e consegue apresentar respostas, ainda mais, personalizadas.

Esse tipo de bot pode ser integrado a diversos sistemas de comunicação como WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, site etc. 

Quais as vantagens de ter a inteligência artificial no atendimento ao cliente?

As vantagens de adotar essa ferramenta são inúmeras.  Mas, separamos as principais para você conhecer. Confira, logo abaixo!

    1. Disponibilidade 24 horas por dia – ao ter a inteligência artificial no atendimento, você não perde mais nenhuma venda. Isso acontece, pois você consegue ficar disponível o tempo todo para tirar dúvidas e prestar suporte ao seu cliente. Independente do horário. 
    2. Comunicação ampliada – vamos combinar que, quando o atendimento é feito, apenas, por humanos, a produtividade da empresa acaba sendo proporcional ao tamanho da equipe. Mas, ao adotar um bot com inteligência artificial, você tem a chance de escalar a sua comunicação atendendo diversas pessoas ao mesmo tempo.
    3. Experiência omnichannelvocê pode ter um robô de atendimento com inteligência artificial atuando em diversos canais da sua marca. Desse modo, você pode alinhar o discurso e oferecer uma experiência mais fluida em todos os pontos de contato.
    4. Acesso a dados – mensurar a qualidade do atendimento é um desafio. Mas, ao automatizar esse processo, você consegue ter acesso a dados mais precisos sobre cada interação. Assim, pode realizar melhorias.
    5. Recursos humanos mais valorizado – você pode aproveitar a sua mão de obra humana em atividades que exigem mais planejamento e estratégia. Em outras palavras, a parte mais burocrática e repetitiva fica a cargo do chatbot enquanto a sua equipe cuida de outras questões.

Como implementar a inteligência artificial nos canais de contato?

Primeiramente, você deve ter consciência que a inteligência artificial é algo possível. SIM! Ela está mais próxima de nós do que nunca. 

Inclusive, você pode contratar um serviço de chatbot com inteligência artificial aqui mesmo, na Code7. Somos especialistas no assunto e temos uma plataforma conversacional para ajudar você a construir uma jornada de ponta a ponta.

Crie uma conta GRÁTIS na Módulo Bot e comece a testar nossos robôs, agora mesmo.

Caso tenha dúvidas, fale com um especialista aqui.

Leia também:

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]