12. 01. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

Leads no mercado B2B: como abordar por meio do WhatsApp?

Leads no mercado B2B: como abordar por meio do WhatsApp?

Conquistar potenciais clientes é um desafio para qualquer empresa, concorda? Porém, essa tarefa torna-se, ainda mais, complexa quando se trata de leads no mercado B2B. Afinal, vender para empresas não é tão simples, como vender para o consumidor final.    

Por isso, no blog post de hoje, vamos mostrar como você pode realizar abordagens mais assertivas, por meio do aplicativo mais popular do Brasil: o WhatsApp.   

Vem com a gente! 😉 

O que são os leads B2B?   

Os leads B2B ou business-to- business, são aquelas empresas que possuem características e perfis específicos para se tornarem futuros clientes da sua organização.   

Ou seja, são marcas que demonstram interesse pelos produtos/serviços que você comercializa. Ao ter uma base de contatos bem estruturada, é possível acelerar o processo de tomada de decisão e gerar conversões rapidamente.   

Porém, trabalhar com esse público, requer uma expertise maior. Afinal, o engajamento tende a ser mais difícil de ser estabelecido. Isso ocorre devido a vários fatores. Primeiramente, pelo fato das soluções direcionadas para as empresas, já possuírem um caráter mais peculiar. Ou seja, geralmente, são ferramentas desenvolvidas para suprir demandas mais pontuais. Portanto, encontrar um nicho de potenciais clientes, já se torna desafiador.   

Além disso, entender os processos de cada empresa para saber com que falar para realizar a venda, torna-se um problema, devido a quantidade de cargos existentes nas organizações. São questões que podem parecer pequenas, num primeiro momento, mas que fazem toda a diferença e determinam o sucesso das abordagens.    

Nesse sentido, pode-se dizer que para criar ações para os leads B2B é essencial pensar de forma diferente. Em outras palavras, sair do óbvio para gerar impacto e fazer com que o público-alvo, realmente, note você.   

Por isso, uma das opções que estamos trazendo nesse blog post, é a utilização do WhatsApp. Quer saber como aproveitar todos os recursos disponibilizados pelo aplicativo a favor da sua empresa? Continue acompanhando nosso conteúdo. 

Por que investir no WhatsApp? 

Antes de tudo, é importante explicar por que você deve investir no WhatsApp. De acordo com uma pesquisa feita pela Panorama Mobile Time em parceria com a Opinion Box, o app é o queridinho dos brasileiros. Veja os dados!   

  • 99% dos brasileiros com acesso a um smartphone usam o WhatsApp como principal meio de comunicação.  
  • 56% dos entrevistados afirmaram que o app está na tela principal do smartphone.  
  • 98% é a porcentagem de usuários que abre o WhatsApp todos os dias.   
  • 61% não lembram como era a vida antes do WhatsApp.  

Ou seja, os números comprovam que o aplicativo se tornou um ótimo canal de interação. Isso vale, não apenas para os relacionamentos interpessoais, mas também para a comunicação com as empresas.   

Em outras palavras, o WhatsApp deixou de se tornar um app informal e passou a ser uma ferramenta valiosa para o processo de vendas, sendo indispensável para os vendedores. 

Quais as vantagens de usar o WhatsApp nas abordagens B2B?  

Mas, você deve estar se perguntando: quais as vantagens de usar esse recurso nas abordagens dos leads do mercado B2B? É isso que vamos explicar agora. Listamos as principais, logo abaixo! 

Notificações surpresas  

Celular na mão, é sinônimo de conexão. Basta um toque e pronto. Mesmo sem perceber, as pessoas tendem a pegar o aparelho para checar a mensagem que chegou, é quase instintivo. Por isso, uma das vantagens de utilizar o WhatsApp nas abordagens de leads B2B, é que você pode utilizar as notificações para chamar a atenção. Isso já é um GANHO!  

Ou seja, o seu potencial cliente tende a, pelo menos, visualizar a mensagem. O que não aconteceria, se você utilizasse um e-mail, por exemplo.    

Agilidade nas respostas   

As pessoas, atualmente, estão com o tempo cronometrado. Isso significa que quanto mais veloz você conseguir ser na sua comunicação, melhor será para o seu relacionamento com os leads.  Com o WhatsApp API, você pode incluir botões de respostas rápidas para tornar esse contato, ainda mais, dinâmico. Menos burocracia, mais conexão.   

Mais disponibilidade para os clientes  

Ao adotar o WhatsApp, é possível disponibilizar atendimento full time, por meio de um chatbot. Nesse sentido, mesmo que você tenha feito um contato inicial e o seu lead tenha retornado fora do horário comercial, você não irá deixá-lo sem resposta. Basta programar o bot para fornecer as informações certas. Ou seja, você fica disponível para os seus leads, 24 horas por dia, 7 dias por semana.   

Jornada do cliente mais otimizada   

O mais legal de utilizar o WhatsApp nas suas abordagens comerciais é que ele complementa a jornada do cliente e deixa tudo mais fluído. Afinal, o app pode ser integrado a outros programas de atendimento que você já utiliza na sua empresa, como o site, e intensificar os resultados. O que é ótimo! 

Dúvidas

Mas, como abordar leads do mercado B2B por meio do WhatsApp?  

Primeiramente, você deve pensar como está funcionando o seu funil de vendas. Pois, certamente, é a partir dele que você deverá elaborar suas ações.   

Listamos abaixo, algumas dicas que podem ajudar você gerar leads B2B por meio do WhatsApp. Confira! 

Obtenha uma conta profissional   

Estamos falando de mercado B2B, então você precisa ter a versão mais completa do app, que é o WhatsApp Business API. Por meio dele, você tem acesso a diversos recursos extras que podem ser utilizados no seu planejamento, tais como:   

  • chatbots inteligentes;   
  • relatórios personalizados;   
  • envio de mensagens em massa via HSM;   
  • atendimento escalável;   
  • segurança total dos dados, conforme a LGPD;   
  • e muito mais.  

Ao profissionalizar a sua conta, você tem mais chances de obter respostas dos seus clientes. Afinal, você já parou para pensar que caso, uma empresa receba uma abordagem de uma conta que não seja comercial, ela pode deixar de responder por insegurança?  

Por isso, o primeiro passo para começar a prospectar pelo app, é criar uma conta comercial.   

Altere seu fluxo de cadência   

Vamos lá! Atualmente, como você realiza as abordagens dos seus potenciais clientes? É importante você mapear quais são os canais utilizados para estabelecer esse primeiro contato e incluir o WhatsApp nesse fluxo.   

Afinal, o aplicativo pode ser utilizado para realizar a qualificação. Os vendedores podem fazer a apresentação da empresa e perguntar, por exemplo, qual o melhor horário para realizar uma conversa.   

Como o WhatsApp está instalado na maioria dos telefones, a chance de você obter uma resposta aumenta, concorda? 

Envie comunicações rápidas via HSM  

Sem dúvida, o processo da conquista, é um dos mais demorados e exige certas habilidades por parte dos vendedores e do time de marketing. Porém, você pode intensificar esse relacionamento com os seus futuros clientes, enviando comunicações rápidas via HSM.  

Os HSM do WhatsApp, permitem o envio de mensagens em massa sobre diversos temas. Em outras palavras, você pode criar pílulas informativos e enviar para a sua base para ir nutrindo a conversa e amadurecendo os seus leads. Dessa forma, eles irão avançar no funil mais rapidamente.   

Personalize as mensagens   

Antes de enviar mensagens para a sua base, estude seus leads e tente personalizá-las. Inclua o nome da pessoa que irá abordar, tente falar sobre as suas dores e mostre como a sua empresa pode ser útil no momento.   

Utilize a automatização das mensagens para escalar a sua comunicação, mas não deixe de pensar que cada cliente é único. Por isso, quanto mais valor você conseguir transmitir por meio das palavras, mais chances você terá de converter as pessoas. 

Utilize os botões de respostas rápidas como CTAs 

Como foi dito no início, os botões de respostas rápidas, agilizam o atendimento. Você pode utilizá-los de forma estratégica como chamada para ação. Ou seja, você pode direcionar os seus leads do mercado B2B, para uma ligação, página do site da sua empresa e até mesmo para realizar a confirmação de algum dado. 

⭐ Bônus: script de vendas para o WhatsApp⭐    

Como você pode notar, o WhatsApp pode ser uma ótima solução para você realizar abordagens de leads do mercado B2B. Mas, é preciso ter alguns cuidados. Separamos algumas dicas que vão ajudar você a montar um script de vendas perfeito no app. Já anota aí! 

  • Evite enviar textos muito longos – lembre-se que você está tentando estabelecer um diálogo com seus leads. Então, envie frase curtas, com pequenos ganchos, para continuar a conversa. 
  • Cuidado com excesso – não dispare muitas mensagens na sequência para os seus futuros clientes. Vá aos poucos e tente sentir qual está sendo a recepção deles com relação as abordagens. 
  • Emojis, fotos e vídeos – esses recursos são sempre permitidos. Mas, o uso deles, vai depender do perfil do seu público. Então, fique atento e aprenda a dosar cada um deles. 
  • Gatilhos mentais – eles são bem-vindos, desde que estejam de forma natural dentro do contexto. Não tente colocar gatilho mental em todas as frases, pois vai deixar a conversa mecânica. 
  • Autorização – não deixe de pedir autorização para entrar em contato com os leads. É muito chato receber uma mensagem de uma empresa que você não está esperando.   

A geração de leads do mercado B2B via WhatsApp pode ser o diferencial que você estava buscando para a sua estratégia comercial ser mais eficiente. Agora que você já sabe como funciona, bem como quais são as vantagens de adotar essa prática, não fique parado. 

Experimente fazer diferente e veja os leads se tornando clientes rapidamente! 😉  

Com o WhatsApp profissional, você pode ir muito mais além! Saiba mais detalhes aqui. 

Dúvidas? Fale com um especialista! Até mais! 

diferenciais da Code7 + benefícios

Posts Relacionados

Quais são as melhores redes sociais para vendas?

Criar boas estratégias comerciais é um desafio, diário, para as empresas. Por isso, é essencial buscar novas alternativas para ampliar as possibilidades de alcance da marca. Atualmente, as redes sociais se configuram como importantes canais, não apenas de comunicação, mas também de vendas. Inclusive, é sobre ela que vamos falar hoje.  Então, se você quer […]

10 problemas que a Plataforma Code7 resolve

Toda empresa precisa ter jornadas que proporcionem boas experiências aos seus clientes. Por isso, é indispensável utilizar uma ferramenta completa de atendimento, que facilite o acompanhamento dos resultados. Dentro desse contexto, no blog post de hoje, vamos mostrar os principais problemas que podem ser resolvidos pela Plataforma Code7. Continue acompanhando, está imperdível! 😊  Navegue pelo sumário1 Mas, o […]

Como transformar WhatsApp em conta comercial?

Quer ter acesso a mais recursos, escalar a sua comunicação e intensificar as vendas no aplicativo mais popular do Brasil? Então, você precisa profissionalizar o seu atendimento, o quanto antes. No blog post de hoje, vamos explicar como é possível transformar o WhatsApp em conta comercial.  ⚠️ Já clica para salvar e compartilha o link, deste [...]