27. 01. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

10 mitos e verdades sobre chatbots

10 mitos e verdades sobre chatbots

Descubra os principais mitos e verdades sobre chatbots, neste blog post, e desponte no mercado! ?

Já pensou ter um robozinho na sua equipe ajudando a atender as demandas dos seus clientes? Hoje, isso é possível graças à tecnologia. Os assistentes virtuais ou chatbots, como são conhecidos, são capazes de desenvolver várias tarefas. Porém, ainda, existem muitas dúvidas a respeito deles. 

Por isso, resolvemos listar para você os principais mitos e verdades sobre o tema. Sem dúvidas, você vai se surpreender com o potencial dessa ferramenta digital. Acompanhe! 

1- Os chatbots só podem ser utilizados para SAC. 

MITO! Definitivamente os chatbots possuem aplicações diversas. Aliás, versatilidade pode ser considerada uma característica deles. Embora, muitas pessoas utilizem essa tecnologia para serviço de atendimento ao consumidor (SAC), os assistentes virtuais vão além 

Atualmente, eles podem ser utilizados para realizar ações de marketing, converter leads em clientes, elaborar pesquisas de mercado, fazer cobranças, captar e triar currículos, emitir segunda via de boletos, fazer triagem de pacientes, entre outros. Basta configurar o robô de forma estratégica, conforme o objetivo da sua empresa. Demais, né? ? 

2- São indicados, apenas, para determinados segmentos.

MITO! Estamos na era digital, em pleno século XXI! Não tem como fugir da tecnologia, ela está em todos os lugares. Nesse sentido, os chatbots podem ser utilizados em qualquer área, independente do segmento de atuação. 

Inclusive, atualmente, é possível encontrar bots atuando em empresas bancárias, sites de viagens, hospitais, consultórios odontológicos, lojas de roupas, supermercados, entre outros. A lista é enorme!

Templates Chatbots

3- Os chatbots podem ficar disponíveis 24h. 

VERDADE! Ter uma equipe grande, variando os turnos, para atender os clientes 24 horas por dia é bem difícil e caro, né? 

Mas, esse tipo de problema pode ser resolvido com a adoção dos chatbots. Por meio deles, a sua marca fica o tempo todo (24h x 7) disponível para a sua rede de contatos. Dessa forma, não precisa deixar ninguém esperando.

Portanto, se você deseja melhorar a satisfação do seu cliente e diminuir a fila de espera, não deixe de optar pelos bots. 

?​Continue acompanhando nosso conteúdo e descubra outros mitos e verdades sobre chatbots!

4– Os bots deixam a conversa fria e mecanizada. 

MITO! Vamos lá, quantas vezes você já falou com um atendente humano e não ficou satisfeito com o serviço prestado? Aposto que muitas! Isso é mais comum do que você imagina. Aliás, uma das principais dificuldades dos líderes é engajar equipes e mantê-las alinhadas aos valores da empresa.

Atualmente, o que mais tem são pessoas com falas robotizadas. Mas, isso não significa que o seu chatbot tenha que ser assim, também. Você pode desenvolver fluxos de conversas fluídos e personalizados de acordo com o tom e a voz da sua marca. Desse modo o seu bot irá interagir com os clientes de forma natural.  

Chatbot perfeito_mitos e verdades sobre chatbots

5 Os assistentes virtuais aumentam a produtividade. 

VERDADE! Quantas pessoas a sua equipe atende por dia? Já fez as contas? Por mais que você tenha um time engajado, dificilmente, vai conseguir escalar o atendimento de forma totalmente eficiente e ágil. Afinal, chega um ponto que o corpo humano pede descanso. 

Porém, com a adoção dos chatbots isso muda. Além de conseguir atender mais pessoas, eles ajudam você a otimizar o tempo. Assim, aquelas tarefas mais repetitivas, podem ficar a cargo dos robôs, enquanto a sua equipe pode focar em questões estratégicas. 

6- É difícil construir um chatbot. 

MITO! De fato quando pensamos em robôs, na maioria das vezes, o que vem na nossa cabeça são aquelas imagens dos filmes de futuro, né? Máquinas complexas e robustas capazes de realizar o impossível.   

Porém, a verdade é que no mundo real, os robôs estão muito mais perto de nós. Mais do que isso, hoje já é possível criá-los de forma simples e prática. Como é o caso dos chatbots. Na plataforma “Boteria”, por exemplo, você mesmo pode construir o seu bot de forma intuitiva e GRATUITA. 

mitos e verdades sobre chatbots 

7É obrigatório ter IA. 

MITO! É possível desenvolver chatbots eficazes sem que haja a utilização da inteligência artificial. Tudo vai depender da necessidade do seu negócio e do tipo de interação que será estabelecido. 

Contudo, cabe destacar que a inteligência artificial é um recurso indicado para quem deseja ter um bot mais independente. Afinal, a IA irá se basear nos históricos de conversas e nos algoritmos de programação para tornar o seu assistente virtual, cada vez mais, esperto e perspicaz. ? 

?​Está gostando de descobrir os principais mitos e verdades sobre chatbots? ? Confira mais 3 fatos sobre o tema! ?​

8– Só podem ser utilizados em sites. 

MITO! Se você pensa que os chatbots só podem ser integrados aos sites, está enganado. Hoje, existem diversas ferramentas digitais que permitem o uso desse recurso. 

Portanto, você pode ter o seu robô trabalhando no Menssenger do Facebook, no WhatsApp, no Instagram e em outros canais. Basta realizar a integração correta. Além disso, para ajudar a gerenciar as interações de diversos canais, vo pode utilizar uma plataforma omnichannel. #ficaadica  

9- Melhoram processos internos.

VERDADE! Os chatbots podem ser ótimos aliados do setor de Recursos Humanos. Muitas empresas focam no cliente externo, mas esquecem de oferecer atendimento de excelência também para os clientes internos. Ou seja, os colaboradores. 

Às vezes, um ruído na comunicação acaba surgindo pela demora nas respostas e levando a um clima organizacional ruim. Contudo, esse tipo de problema pode ter fim com a adoção dos assistentes virtuais. Eles podem ser treinados para responder dúvidas rotineiras, enviar alertas e informativos, entre outras coisas. 

10 – É possível ter acesso ao histórico dos clientes via chatbots. 

VERDADE! Muitas empresas ainda enfrentam dificuldades para gerenciar os dados dos clientes. Na maioria dos casos, as conversas acabam se perdendo com o tempo.  Porém, ao aderir aos bots, você consegue ter um controle maior sob as informações do seu público. 

Sem contar que todas as interações ficam registradas. Portanto, é mais segurança para você. 

Como é possível perceber, os assistentes virtuais são ótimos parceiros para organizações de qualquer segmento. Sendo assim, se você está procurando uma solução tecnológica para implementar na sua empresa, não deixe de experimentar essa ferramenta.  

Fale com um especialista e veja como é fácil e acessível criar um atendimento virtual para o seu negócio!  

 ?Agora que você já sabe os mitos e verdades sobre chatbots, o que acha de aprender a criar um atendimento omnichannel do zero? Acesse o conteúdo que preparamos! ? 

Leia também:

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]