24. 11. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Novo Módulo Bot: fique por dentro das atualizações!

Novo Módulo Bot: fique por dentro das atualizações!

A fábrica de chatbots da Code7, chamada Módulo Bot, recebeu diversas mudanças em sua nova versão que, atualmente, está em Beta. Confira neste blog post, quais são as principais e o lançamento do Instagram como um novo canal. 

Com as atualizações, os usuários foram os que mais ganharam. A identidade visual do Módulo Bot foi completamente renovada. Ou seja, está pronta para suprir as necessidades anteriores e suportar novas funções no futuro. Melhoramos a forma de trabalhar dentro da plataforma diminuindo a quantidade de cliques necessários para cada ação. Ah, e é claro que o visual novo está lindo. ? 

Para dar uma visão de quem está por dentro, chamamos o Guilherme Martins da Silva, PO do Módulo Bot, para falar um pouco sobre o que mudou e por quê. Toda vez que você ver uma citação entre aspas, é uma fala do Gui da Módulo Bot. 

Pronto? Então bora lá! 

Um visual novíssimo

A primeira coisa que você notará sobre o novo Módulo Bot é o visual. Mais clean e bem-organizado, ele se diferencia bastante do layout do Módulo Bot anterior. Mas, ainda, mantém a familiaridade que os usuários tinham com a plataforma.

GIF que compara os layouts do antigo módulo bot ao novo.

Conheça o novo criador 

É no criador que o fluxo do bot é construído, portanto, é uma das partes mais importantes do Módulo Bot. Com essa mudança o criador ficou muito mais fácil em todos os departamentos, porque o recriamos do zero.  Os blocos, ou seja, partes do fluxo, receberam mudanças substanciais. Agora, cada tipo de bloco possui uma cor, facilitando a identificação dentro do fluxo.

Captura de tela do criador de chatbots da boteria, com diversos blocos.

Além disso, para otimizar a criação de fluxos, existem ícones de atenção para que o usuário corrija antes de publicar o bot. Portanto, toda vez que houver uma falta de configuração ou preenchimento em um bloco, será sinalizado diretamente no criador, com esse ícone. Ao clicar no bloco, o problema encontrado será destacado ou descrito com um breve texto. Essas atenções poderão ser alertas (símbolo quadrado amarelo), que permitirão o funcionamento do bot; ou impedimentos (símbolo triangular e vermelho), que impedirão a continuação do fluxo. 

E para fazer um fluxo organizado, adicionamos a seleção múltipla! Ao segurar o shift, será possível selecionar mais de um bloco ao mesmo tempo. Com isso, você poderá movê-los juntos ou deletá-los com apenas um clique. Curtiu essas alterações? Todas foram feitas para que a criação de um chatbot no Módulo Bot não tenha gargalos e seja simples. 

“O mercado nos mostra que ‘para ganhar o cliente, não basta ser eficiente, tem que ser simples’. Não basta a gente ter uma ferramenta que atenda tudo que o usuário quer sem ele conseguir usar. Precisamos possibilitar essa simplicidade para que o nosso cliente consiga disponibilizar a experiência que ele imagina, pro cliente dele.”

Módulo Bot é Code7 com identidade! 

O Módulo Bot está com outra cara porque a Code7 vem se transformando para padronizar todas as ferramentas. Se você, atualmente, usa o Módulo Sendfy, deve saber que o novo visual do Módulo Bot está bem próximo dele. Fazemos isso para que haja unidade entre as experiências dos usuários. 

“Inicialmente, mudamos para o novo design para ficar mais uniforme com os demais Módulos da nossa plataforma, mas principalmente para melhorar a experiência do usuário. Analisamos muitas oportunidades que eram compartilhadas conosco e usamos para proporcionar o que entendemos como um ambiente intuitivo de criação de bots. Sabemos que o tema, por si só, já possui uma complexidade por natureza, mas o nosso papel é tentar aliviar isso de uma forma simples.”

Cards e mais cards! 

O novo visual do Módulo Bot trouxe consigo os cards: uma forma de mostrar itens diversos de algum menu de forma mais clara e com mais elementos do que em um menu dropdown. Isso foi utilizado onde era necessário, para diminuir a quantidade de cliques feitos anteriormente em diferentes botões. 

Cards dos canais do Módulo Bot.Nova tela de bot! 

O foco do Módulo Bot são os Bots. Cada um deles possui uma página dedicada para todas as informações e acessos. Nela, a aba “Resumo” foi melhorada ao extremo, para maior clareza. A aba “Comportamento”, agora, está mais visual e fácil de entender. Inserimos os tão amados Cards para que as opções disponíveis estejam na ponta dos dedos – ou do mouse, né?

Dúvidas até aqui? Fale com um especialistaRelatórios para o que der e vier 

Se você usava o Módulo Bot anteriormente, não se assuste: os relatórios que você conhece e ama, ainda estão lá. O que fizemos foi melhorar a forma de visualização e geração deles! Os “Dashboards de Informações”, agora, podem ser editados! Basta clicar em editar que todos os cards (lembra deles? ?) estarão livres para serem reposicionados como você preferir.

Captura de tela da edição do dashboard de relatórios do bot

Em “Relatórios de bots”, é possível mudar para o chatbot desejado por um menu dropdown. Isso diminui a quantidade de cliques necessários. Afinal, antes era preciso sair de um bot e entrar no outro para ver os relatórios de cada um, de forma separada. Menos cliques = mais tempo para otimizar! 

Entre os relatórios de bots do Módulo Bot, a “Visualização do histórico de conversas” está mais clara e rebuscada, com novas funções e reordenação de itens, aumentando a clareza para que você consiga focar na conversa. 

E se você quiser exportar os relatórios, pode ter certeza de que também melhoramos a forma de fazer isso! A “Central de Relatórios” é o novo lugar para fazer as exportações. Agora, é possível personalizar os campos que estarão no documento, para que sejam armazenadas as informações que você deseja, e apenas elas. 

Reordenamos algumas coisas no Módulo Bot… 

Nem tudo está onde antes estava. A página de planos possui um acesso mais rápido e uma visualização da quantidade de mensagens enviada, para quem usa o WhatsApp. Além disso, para facilitar a testagem, o botão “Testar”, agora, está em todas as páginas do bot.  

“A parte abaixo do capô do Módulo Bot também sofreu atualizações importantes. Com o crescimento do número de nossos clientes, a possibilidade de novos canais e a relevância com que o atendimento digital tem no mercado, precisamos de uma ferramenta que atenda isso com estabilidade. Para atingir isso, vários itens vêm no mesmo conjunto, como a escalabilidade, a segurança, a alta disponibilidade, a transparência das métricas entregues nos relatórios, logs de rastreamento, e até mesmo o tempo de resposta a problemas. Tudo vem evoluindo junto.” 

Seja bem-vindo, Instagram! 

Temos um novo membro para completar ainda mais os canais em que você pode publicar o seu bot! O Instagram é uma rede social da Meta que, como o WhatsApp, quem não tem, está por fora. Perdendo apenas para os Estados Unidos, o Brasil é o segundo país com maior número de usuários da rede. 

O atendimento do Instagram é feito pelas famosas mensagens privadas, que acontecem de usuário para usuário. É uma grande chance para aumentar a abrangência do seu público e, com a facilidade que o Módulo Bot oferece, não tem como perder! 

Empresas que já tem uma conta do Instagram vinculada à sua página do Facebook, podem fazer a vinculação direta. Você pode encontrar todas as regras para a disponibilização do chatbot no Instagram, dentro da configuração do próprio canal, no Módulo Bot. 

Lembramos que contas Freemium somente tem acesso ao canal Webchat e, para ter uma integração com algum canal, basta ser assinante de uma conta Starter ou superior. ?  

“Sempre seguimos o pensamento de que ‘a empresa precisa atender o cliente da forma que ele quer e estar onde ele está’. A ideia de juntar uma plataforma que consegue unificar toda parte de construção de jornada, independente do canal do cliente, e ainda permitir uma customização por canal de forma facilitada, na minha opinião, é o nosso principal diferencial.”

Bot também pode ter dias de folga! 

Calma! Não significa que ele vai parar de funcionar! ? 

Agora, no Módulo Bot, é possível adicionar feriados. Essa é uma função que está atrelada ao “Horário de Atendimento Humano do Bot”, que fica na nova página de “Comportamentos”, e traz períodos específicos de tempo em que ações diferentes possam ser cumpridas pelo chatbot. Você pode fazer, por exemplo, um período de feriado desde o Natal até o Ano Novo, para uma mensagem especial de fim de ano.  

Inclusive, caso for de seu desejo, uma tabela de feriados do Brasil está disponível para ser importada para essa seção. Basta clicar em um botão que estão todos lá. Voilà! Mas, para que? Enquanto seu bot não está atendendo com humanos, por conta de uma data, você pode alterar o comportamento padrão, com uma mensagem especial ou redirecionar o usuário para algum item do bot.

Agora é sua vez com o Módulo Bot! 

As mudanças são tantas, que é difícil selecionar as melhores. Então, que tal checar por conta própria? Convidamos você a explorar a Novo Módulo Bot para se maravilhar e surpreender com todas as alterações que fizemos. 

Ah, não sabe como acessar? Basta digitar new.boteria.com.br (ou clicar no link) e colocar seu login anterior, que tudo estará lá no seu devido lugar. Ainda não tem uma conta no Módulo Bot? Sai dessa! Você pode criar uma agora, no mesmo link. Ah, e a melhor parte: não precisa gastar nada para criar e publicar seu primeiro chatbot. Não perca essa oportunidade! 

Aprendar a criar um chatbot perfeito! Baixar grátis!

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]