25. 08. 2021 - Produzido pela Equipe da Code7

O caminho para o RH Digital

O caminho para o RH Digital

Em tempos de aceleração tecnológica, cuidar da experiência do seu cliente interno se tornou essencial. O setor de recursos humanos vem enfrentando diversos desafios com toda essa digitalização. Atrair, reter e fidelizar talentos nunca foi tão difícil quanto agora. Por isso, hoje vamos falar como as inovações estão impactando as organizações como um todo e quais são os caminhos para construir um RH digital.

Sem dúvida, o segmento de gestão de pessoas foi um dos mais afetados com toda essa transformação digital. Manter os colaboradores felizes, produtivos e engajados se tornou um dos maiores desafios do momento. Toda essa situação foi, ainda, mais agravada pela própria pandemia de Covid-19, que criou novos hábitos no mundo inteiro. 

Nota-se que outras formas de trabalho surgiram. O home-office cresceu consideravelmente e os negócios tiveram que se adaptar, ainda mais, a essa nova realidade. O RH passou a ter mais tarefas para fazer, em pouco tempo. Tudo passou a ser on-line! Entrevistas, contratações, onboarding, treinamentos e reuniões. Da mesma forma, as ofertas de vagas nesse modelo aumentaram, evidenciando a necessidade de novos processos e tecnologias.

Não é à toa que o volume de investimento em startups brasileiras de tecnologia bateu o recorde neste ano. De acordo com o relatório da empresa de inovação “Distrito”, o Inside Venture Capital, foram investidos US$ 5,2 bilhões só nesse primeiro semestre de 2021. A marca é um recorde histórico. 

As tecnologias passaram a ser utilizadas, de forma estratégica, para otimizar o dia a dia das empresas devido as altas demandas, o que contribuiu para uma mudança de pensamento e de postura no mercado que atingiu a todos! 

RH digital: um novo mindset 

Nota-se que essa necessidade de adaptação ocorreu devido a diversos fatores. Sobretudo, ao novo perfil profissional. Hoje, as pessoas estão muito mais suscetíveis a mudanças de cargos e empregos, visto que, as ofertas de trabalho são em sua grande maioria de forma remota. Sendo assim, ninguém precisa mais sair de casa para trocar de trabalho.

Outro fator que acabou interferido nessa alteração de pensamento foi o próprio ambiente online. A internet se tornou a principal “vitrine” das marcas.  Nesse sentido, as pessoas passaram a ficar mais conectadas do que nunca.  Seja para pesquisar sobre algum produto/serviço ou para opinar sobre algum assunto, o fato é que cuidar da reputação das empresas  deixou de ser diferencial e passou a ser obrigatório.

Mas, como fazer isso em plena era digital? 

Investindo nos colaboradores. Sim! Da mesma forma que sempre foi importante trabalhar a percepção dos clientes externos, hoje é fundamental desenvolver defensores internos para a sua marca. Afinal, eles são os primeiros responsáveis por divulgar a imagem do seu negócio no mercado.

Ter colaboradores envolvidos nas ações, alinhados aos propósitos e motivados faz toda a diferença. Gera valor para a sua empresa e impacta, diretamente, a forma com que ela passa a ser vista lá fora. Inclusive ajuda a atrair novos talentos, já que antes de optar por trabalhar em um lugar, as pessoas tendem a analisar a sua reputação. Isso é o que estimula as empresas a buscarem o selo do Great Place To Work, por exemplo. 

Por isso, criar defensores para a sua marca se tornou indispensável! Mas, para que isso aconteça, é necessário investir em uma jornada de relacionamento com o seu cliente interno. 

Melhorando experiência dcliente interno 

Manter os colaboradores satisfeitos é o segredo! Você pode fazer isso introduzindo novas práticas de gestão.  Se antes, no RH tradicional/analógico, as rotinas eram caracterizadas como sendo burocráticas e operacionais, hoje é possível mudar essa realidade.  Ao digitalizar o setor, você consegue ter um dia a dia muito mais dinâmico e ágil.

Afinal, muitas vezes o RH acaba ficando sobrecarregado devido ao excesso de demandas que poderiam ser, facilmente, resolvidas se existissem processos maduros, sabia?

Vou te dar alguns exemplos. A maioria das dúvidas que chegam ao setor são do tipo: “quando cai a recarga do meu vale-transporte?”; “como faço para solicitar férias?”; quando vou receber as horas extras?; entre outras. Em suma,  são questões comuns a todos, mas que custam tempo, e nem sempre são respondidas dentro do prazo

Tal situação acaba frustrando a experiência dos colaboradores que, geralmente, só podem se relacionar com o time de RH por telefone ou e-mail.  Porém, isso pode mudar se você investir na digitalização de alguns processos estratégicos

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a automatizar o atendimento ao colaborador, como os chatbots que possibilitam a integração com outros canais de comunicação (WhatsApp, Messenger e muito mais)!

Chega de perder tempo com tarefas manuais! Clique aqui e veja um RH digital funcionando na prática.  Converse com o chatbot de atendimento e tire suas dúvidas. 

Digitalizar o atendimento do seu colaborador não é complicado, demorado e caro. Pelo contrário! É fácil, rápido e sem burocracia. 

E aí, vamos  juntos construir um RH Digital no seu negócio?