23. 08. 2018 - Produzido pela Equipe da Code7
A experiência do cliente é o resultado de todo engajamento ocorrido entre uma empresa e um consumidor. Em outras palavras, trata-se das interações realizadas em todas as fases do funil de venda. Nesse sentido, uma experiência negativa, pode colocar a reputação de uma marca a prova. Porém, quando ela tem caráter positivo, pode gerar a satisfação e fidelização do público.
De acordo com a empresa de consultoria PWC, 73% dos consumidores no mundo apontam a experiência do cliente como fator importante nas decisões de compra. Sendo assim, hoje as empresas que não estiverem dispostas a investir nesse quesito, ficarão para trás no mercado.
Afinal, preço não é tudo. Por isso, saber criar uma jornada de compra estruturada é fundamental. No blog post de hoje, vamos ajudar você a entender mais sobre esse conceito e te dar dicas para melhorar esse processo. Acompanhe!
Navegue pelo sumário
Como foi dito no início desse conteúdo, a experiência do cliente começa a valer desde o primeiro contato que é estabelecido com a marca. Seja por meio de um anúncio do Google, uma mensagem no WhatsApp, uma curtida ou comentário em alguma publicação nas redes sociais, uma visita ao site, entre outros. O fato é que a partir desse momento, um vínculo passa a ser estabelecido, cabendo a organização mantê-lo forte ou não.
É por meio desse contato inicial que será definido o futuro desse relacionamento. Quer um exemplo? Se o usuário pergunta alguma coisa relacionada a preço, no Instagram da marca, e não obtém nenhuma resposta, certamente ele irá procurar a concorrência. Agora, se é oferecido um retorno imediato, a experiência será outra e provavelmente irá gerar mais engajamento.
A verdade é que na era da informação, aquelas empresas que não conseguem estabelecer um bom diálogo com o público, acabam ficando para trás. Por isso, é tão importante saber trabalhar com os desejos e necessidades do público-alvo.
Mas, você deve estar se perguntando: ok, mas o que fazer para melhorar a experiência do cliente?
Pois bem! Listamos 5 pilares que vão te ajudar a tornar essa relação mais promissora. Confira!
Já prepara o print aí! 📷
Não tem como negar, a cultura organizacional influência o comportamento de compra. As pessoas tendem a se aproximarem daquelas empresas que geram algum tipo de identificação. Portanto, quanto mais você construir uma cultura genuína e reforçar a imagem, bem como os valores da sua empresa, externamente, melhor será.
Não adianta você cuidar da imagem, se a comunicação não funcionar. Antes de tudo, você precisa identificar quais são os canais de contato preferidos do seu público. A partir daí, será possível trabalhar em cima deles. Criar um atendimento integrado e contínuo, é essencial para garantir a satisfação do cliente.
🔎 Conheça as novas regras do SAC aqui.
Internet não é terra sem lei. Reconhecer e atender as prioridades do público deve ser um compromisso adotado como prática para projetar a experiência do cliente. Portanto, leve sempre em consideração três coisas: o que o cliente realmente precisa? O que o serviço deve oferecer? Como o cliente vai se sentir após a compra?
Criar defensores da marca é um sonho. Mas, para que isso aconteça é necessário percorrer um caminho. Lembre-se que uma comunidade forte de clientes é fundamental para criar relacionamentos sustentáveis, obter feedbacks sinceros e espalhar recomendações positivas. Afinal, a maioria das pessoas confia mais em recomendações de amigos e familiares do que em qualquer outra forma de propaganda.
Oferecer uma jornada de compra completa e personalizada é o primeiro passo para garantir a satisfação e a confiança do cliente. Mas, como fazer isso? Realmente, não é fácil estruturar todos os canais de comunicação no ambiente on-line. Porém, ao adotar uma plataforma omnichannel, é possível gerenciar as conversas e responder todo mundo de forma rápida.
Então, agora que você já conhece os 5 pilares da experiência do cliente, é hora de colocar as ações em prática. Comece revendo toda a sua estrutura de atendimento digital. Mas, caso precise de ajuda, fale com um especialista.
Acredite, uma mensagem pode mudar tudo.
Leia também:
Utilize uma URA com Inteligência Artificial no SAC e ofereça uma experiência mais fluída para seus clientes! Saiba mais detalhes!
Já ouviu falar de IA generativa? Neste blog post, você vai ficar por dentro dessa tecnologia que está revolucionando o mercado.
Entender as diferenças entre URA Tradicional e URA Cognitiva é o primeiro passo para criar um atendimento por voz de qualidade. Afinal, uma abordagem mal feita pode levar o usuário a desistir de interagir com a empresa, em questão de segundos. Por isso, no blog post de hoje, vamos falar tudo sobre esse assunto. Antes […]
Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos