8. 04. 2020 - Produzido pela Equipe da Code7

O que é PABX virtual e como ele funciona?

O que é PABX virtual e como ele funciona?

Saiba somo ter um PABX virtual integrado a uma plataforma omnichannel! Melhore o atendimento telefônico da sua empresa e o gerenciamento de contatos de uma só vez.

Antes de tudo, responde uma coisa: você costuma se comunicar com seus clientes por meio da voz? Se a resposta for positiva, com certeza deve utilizar um aparelho PABX na sua empresa, certo? Afinal, ele otimiza a rotina de trabalho e facilita a resolução das demandas diárias. Sem contar que proporciona mais mobilidade e reduz os custos de telefonia nas operações.

Mas, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre a utilização desse recurso tecnológico. Por isso, hoje, vamos mostrar para você quais são as possibilidades e as vantagens que o PABX proporciona para as empresas. Acompanhe!

O que é o PABX Virtual e como funciona?

O PABX Virtual nada mais é do que a evolução do PABX tradicional analógico, que incorpora as funcionalidades e vantagens de um sistema na nuvem. Para começar, o PABX Virtual dispensa a necessidade de uma central telefônica física dentro da empresa. Tudo que ele precisa para funcionar é somente uma conexão de internet e um browser para acessá-lo. 

As diferenças entre PABX Virtual e PABX Tradicional

Para entender o que é o PABX Virtual e suas diferenças ao PABX Tradicional, confira a tabela: 

 

PABX TRADICIONAL PABX VIRTUAL

CUSTO

Exige investimento em uma central telefônica e aparelhos. 

Dispensa grandes investimentos em infraestrutura. Você contrata somente o que precisa e paga somente o que usa.

INSTALAÇÃO Feita por técnicos especialistas que montam, configuram e distribuem ramais no espaço destinado à instalação dos equipamentos no local da empresa.

Uma equipe faz todo o suporte remotamente e auxilia na configuração com agilidade e menor custo.

MANUTENÇÃO

Técnicos têm que ir até o local e muitas vezes precisam fazer troca de peças ou equipamentos, o que encarece e dificulta a manutenção.

 A manutenção e atualização de softwares são feitas de forma remota, com mais agilidade e baixo custo.

FLEXIBILIDADE Possui uma quantidade limitada de ramais que para ser ampliada exige mais tempo e investimento. 

Totalmente escalável de acordo com a necessidade da empresa, sem burocracia e de maneira rápida. 

 PABX virtual e plataforma omnichannel: qual a relação?

Como você pode notar, o PABX virtual proporciona diversas vantagens para a empresa. Afinal, ele é muito mais personalizável. Ou seja, pode ser customizado conforme as necessidade de cada negócio.

Além disso, o PABX virtual, quando integrado a uma plataforma omnichannel, pode ser , ainda mais, bem aproveitado. Isso mesmo. O gerenciamento dos contatos se torna mais prático e assertivo.  Isso acaba refletindo na experiência do cliente e no aumento da produtividade das equipes.

Separamos algumas vantagens de optar por essa integração. Confira!

1) Gravação de Chamadas

O PABX na nuvem integrado com a plataforma omnichannel possibilita a gravação e o armazenamento de todas as chamadas. O mais legal é que elas podem ser localizadas e acessadas facilmente por meio de filtros como data, ramal ou telefone, por exemplo. Com isso, os gestores conseguem analisar toda a operação, obter insights e oferecer retorno para a equipe melhorar cada vez mais o nível de satisfação dos clientes.

2) Novos números e gerenciamento dos ramais

Com essa integração, você consegue cadastrar, de forma ilimitada, seus ramais administrativos e obter novos números. Há a opção de definir o país de origem do número, DDD da região e nome de cadastro. Caso você já tenha um número de telefone e ramal na sua empresa, basta realizar o pedido de portabilidade. A ferramenta disponibiliza um painel simples e unificado para gerenciar todos os números e agentes relacionados em uma única tela. 

3) URA (Atendimento Automático) 

Na maioria das vezes o atendimento automático por meio das URAs é o primeiro contato de um cliente ou prospect com sua empresa. Com a integração do PABX Virtual com a paltaforma omnichannel, é possível aprimorar e configurar essa porta de entrada. A  URA oferece os serviços e opções mais relevantes e encaminha as chamadas, sem atritos ou pausas, para o atendente ou setor correto, poupando tempo e trabalho e tornando o processo mais amigável. 

Isso inclui também a possibilidade de transferir as ligações para um dos canais digitais prediletos do cliente, ou então para uma ferramenta de autoatendimento, como um chatbot, por exemplo. Com isso o cliente pode resolver diversas demandas mais simples sem intervenção humana, com mais comodidade, rapidez e satisfação. 

4) Monitoramento em Tempo Real

Com uma plataforma omnichannel eficaz, você pode ter acesso a todas as informações da operação em tempo real. Ah, e o melhor: em uma única tela. Assim é possível visualizar imediatamente o status de cada ramal, de cada atendente, das ligações, inserir e excluir usuários e fazer uma gestão mais eficiente da equipe e acompanhar em tempo real todas as chamadas.

5) Relatórios Detalhados 

Avaliar o desempenho da operação é muito mais fácil com esses sistemas. Eles fornecem relatórios completos com dados como: 

  • Ligações recebidas por ramal; 
  • Ligações realizadas; 
  • Chamadas atendidas e não atendidas; 
  • Service Level Agreement (SLA);
  • Quais os atendentes mais produtivos, tempo ocioso, entre outras informações.

Esses relatórios podem ser customizados de acordo com a suas estratégias, para acompanhar as KPIs ou métricas mais relevantes da sua operação como Tempo Médio de Atendimento (TMA) ou Tempo Médio de Espera (TME), por exemplo. 

Conclusão 

Em resumo, o PABX Virtual integrado com uma plataforma omnichannel, proporciona inúmeros benefícios, tanto para empresas quanto para consumidores. Além de reduzir significativamente os gastos com telefonia e aumentar a produtividade, essa solução apresenta uma série de inovações. Em outras palavras, ela melhora a experiência do cliente, o que resulta em maiores taxas de conversão, retenção e fidelização.

Bem legal, né? Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Fale com um especialista da Code7. Modernize o atendimento do seu negócio e se destaque da concorrência!

Leia também:

atendimento omnichannel do zero

Posts Relacionados

Televendas vai morrer! Saiba como migrar para o digital!

Você, ainda, prospecta clientes por telefone? Então, é melhor pensar em novas estratégias comerciais. Afinal, a televendas vai morrer e se a sua empresa não quer ir junto, é melhor começar a migrar para o digital hoje mesmo!  Não sabe por onde começar? Então, já salva este conteúdo. Vamos mostrar como você pode fazer essa […]

6 Dicas para personalizar chatbot no WhatsApp

Os chatbots vieram para ficar. Os usuários podem falar com eles a qualquer momento, sem filas de espera, e isso transforma o atendimento digital em uma experiência melhor. E ter essa ferramenta no WhatsApp, ou seja, na plataforma que 80% dos brasileiros usam para se comunicar, é necessário para todas as empresas! Mas, desde a […]

8 motivos para ter um chatbot no varejo

Já pensou em reforçar o seu time de atendimento com a ajuda de um robô? Pois saiba que, atualmente, isso é possível. O chatbot no varejo pode ser utilizado de diversas maneiras para impulsionar os negócios e otimizar o relacionamento com os clientes.  Quer conhecer os principais motivos de utilizar um bot ? Então, acompanhe este […]