13. 05. 2020 - Produzido pela Equipe da Code7

Omnichannel: 5 dicas valiosas para um atendimento eficiente!

Omnichannel: 5 dicas valiosas para um atendimento eficiente!

Em tempos de aceleração digital e inovações tecnológicas, as empresas enfrentam diversos desafios para manter o consumidor engajado. Afinal, a oferta de opções de compra e canais de contato é grande. Nesse sentido, não basta disponibilizar um simples atendimento, é necessário ir além e ser omnichannel.

Por isso, se você ainda não oferece esse tipo de serviço, ou quer incrementar sua operação, continue acompanhando o blog post. Listamos 6 dicas importantes para ajudar você a potencializar o seu atendimento e se tornar omnichannel de verdade. Acompanhe!

5 dicas para ser omnichannel

Separa o bloquinho para anotar tudo! 

1) Invista em tecnologia de ponta  

Uma das melhores maneiras de oferecer uma experiência do cliente consistente e fluida, é utilizar uma plataforma de atendimento omnichannel na nuvem. Como diz o  nome, essa ferramenta torna possível as integrações entre canais e ferramentas, que são a base do atendimento omnichannel. 

Com uma solução omnichannel, você e sua equipe conseguem prestar um serviço de excelência, já que possuem todas as informações que precisam, concentradas em um só lugar e atualizadas em tempo real. Isso facilita a gestão e execução de estratégias muito mais certeiras e eficazes.

Porém, ao escolher uma tecnologia de ponta como essa, é importante observar se ela permite integrar o canal de voz com os canais digitais. Afinal, quanto mais completa for a plataforma, melhor!

2) Automatize seu atendimento 

Muitos dos seus clientes preferem resolver, sozinhos, problemas simples, como conferir um status de envio, trocar uma senha ou obter uma segunda via de boleto. Sem precisar da ajuda de um agente humano. Por essa razão, uma boa estratégia de atendimento deve incluir o uso de soluções como os chatbots. Por meio deles, é possível:

  • oferecer atendimento 24/7 essa disponibilidade, possibilita mais conveniência para o consumidor interagir quando e onde quiser;
  • ter mais agilidade com apenas um clique, o cliente consegue tirar dúvidas e resolver os problemas pontuais, sem complicação nenhuma;
  • personalizar as conversas os bots podem recolher dados sobre o histórico dos clientes e customizar as interações;
  • reduzir custos com a adoção dos robôs é possível otimizar recursos, tempo e investimentos em mão de obra. Além de aumentar a produtividade das equipes.  

chatbot e omnichannel

3) Ofereça atendimento híbrido

De acordo com uma  pesquisa da Opinion Box, 60% dos brasileiros preferem consumir de forma híbrida. Ou seja, utilizando tanto os canais físicos, quanto os on-lines. Por isso, ao implementar um atendimento omnichannel, leve em consideração todos os pontos de contato. Procure aderir ao modelo phygital e surpreenda seus clientes com uma experiência completa e integrada.

Saiba mais sobre varejo phygital aqui!

4) Crie experiências personalizadas

Para tornar a experiência do cliente ainda melhor, você pode apostar em atendimentos personalizados. Com a tecnologia adequada, é possível, entre outras ações:

  • identificar os perfis de clientes e quais são os canais prediletos de cada um;
  • prever quais as formas de personalizar o atendimento omnichannel nos dispositivos que os clientes preferem utilizar; 
  • fazer abordagens com mensagens consistentes e assertivas em todos os canais;
  • reconhecer os clientes mais predispostos a aderir à determinadas mensagens e campanhas;
  • identificar os pontos fortes e fracos para aprimorar as estratégias.  

Esse conhecimento profundo sobre os consumidores, possibilita a geração de insights valiosos para a criação de estratégias mais eficazes para customizar a experiência do cliente em tempo real, em qualquer ponto da jornada do consumidor. 

5) Aposte no WhatsApp

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box  80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicarem com as marcas. Ou seja, o app é um dos preferidos dos consumidores. Por isso, nada melhor do que investir nele para ter mais engajamento, certo?

Mas, para aproveitar todos os recursos disponibilizados pelo aplicativo, é necessário adotar a versão profissional, conhecida como WhatsApp Business API. Ao contrário dos outros modelos, ele oferece funcionalidades que permitem as empresas escalarem a comunicação. Saiba mais detalhes aqui!

HSM WhatsApp - Code7 provedora oficial

Conclusão

Cada dia, está mais difícil, para as empresas, competir com base somente em preço e produto. As necessidades e desejos do consumidor digital, tornaram a experiência do cliente o fator preponderante para o sucesso nos negócios na era da transformação digital.

Dentro desse ambiente, as empresas que oferecem um atendimento omnichannel eficaz e satisfatório garantem um diferencial importante para conquistar melhores resultados na retenção, conversão e fidelização. 

Agora que você já viu estratégias valiosas para melhorar o seu atendimento omnichannel, que tal conhecer uma plataforma que permite colocar em prática todas essas dicas?

Conheça o Code7 Omni!  Dúvidas?  Fale com um especialista!