20. 07. 2018 - Produzido pela Equipe da Code7

Os brasileiros estão abertos para adotar os bots?

Os brasileiros estão abertos para adotar os bots?

SIM. Nós Brasileiros somos ávidos consumidores de novas tecnologias e a cada dia estamos mais familiarizados com os Bots.


Já faz algum tempo que tecnologias de inteligência artificial (AI) deixaram de ser coisa de ficção científica e estão incorporadas no dia a dia através dos bots, transformando a forma como marcas e empresas se relacionam com seus clientes. Uma pesquisa da Forrester Research realizada no Brasil em 2017, ouviu 518 consumidores (de 18 a 74 anos) para saber o que pensam os brasileiros de diversas faixas etárias e como se relacionam com estas ferramentas virtuais.

 

Os números confirmam que os bots são cada vez mais utilizados no Brasil. 89% dos brasileiros afirmam que interagem com assistentes virtuais pelo menos uma vez por mês, número próximo da média global de 88%. Para 48% dos consumidores é mais rápido e conveniente lidar com uma solução automatizada de atendimento. Porém, 52% interage com bots somente porque não encontra alternativa. Caso possam conversar com um atendente humano, 82% ainda preferem esta opção, pois os bots não conseguem, por enquanto, atender pedidos complexos ou lidar com muitas perguntas simultaneamente.

 

Essa relação melhora organicamente a cada dia com a normalização dessas ferramentas. Incorporando novas tecnologias de machine learning, elas tornam-se mais inteligentes, humanizadas e realistas, revelando todo seu potencial. A linguagem pode evoluir e adaptar-se para cada tipo de interação ou perfil de público, interferindo no índice de rejeição/adoção de assistentes virtuais. Um bot bem desenvolvido pode oferecer uma excelente experiência de usuário, cruzando dados rapidamente para dar respostas imediatas, oferecer conteúdo exclusivo, divulgar e até vender produtos ou serviços.

 

Afina, mais do que apenas conversar com Bots, os consumidores querem conveniência e escolha. E Bots que sejam planejados com critério e integrados com seus outros canais de atendimento podem acelerar os primeiros estágios da jornada do cliente, automatizar tarefas administrativas e permitir que vendedores e atendentes atuem mais como consultores, melhorando significativamente a experiência dos usuários.

 

O seu negócio, pequeno, médio ou grande, também pode aproveitar essa tecnologia e colher os frutos dessa tendência no relacionamento com clientes. Para fazer isso funcionar, e rápido, o Zaas é uma solução natural.

 

O Zaas é o sistema de Call Center na Nuvem da Flex, que integra todos os seus canais de atendimento, analógicos e digitais. Com o Zaas, empresas de todos os portes podem visualizar e monitorar o cliente em toda sua jornada, permitindo criar estratégias com abordagens mistas (bots e humanos), na melhor hora, no melhor canal.

 

Peça uma demonstração e veja como o Zaas pode contribuir para que robôs e humanos juntos transformem a experiência dos seus clientes. Ele pode ser a peça que faltava para unir inovação com resultados dentro do seu negócio.