31. 07. 2018 - Produzido pela Equipe da Code7

Chatbots humanizados: como criar?

Chatbots humanizados: como criar?

Primeiramente, é preciso entender que os chatbots não vão substituir os atendentes. Isso mesmo. Ao contrário do que pensam, eles vão assumir as funções rotineiras. Ou seja, irão fazer o trabalho mais repetitivo. Por isso, no blog post de hoje, vamos mostrar como eles poderão ser utilizados de forma estratégica no seu atendimento.

Mais do que isso, vamos ensinar você a construir chatbots humanizados. Acompanhe!

➡️ Novidade:   ChatGPT: conheça a nova integração da Code7

Chatbots humanizados: o que são?

Antes de tudo, é importante você saber que os chatbots foram criados para facilitar a comunicação das pessoas. Por meio de programações, eles são capazes de estabelecer conversas e acelerar o processo de atendimento ao cliente, por exemplo.

Nesse sentido, podem ser considerados ótimas ferramentas comerciais, uma vez que otimiza o tempo dos colaboradores.

O fato é que esses robôs estão, cada vez, mais habilidosos. Ou seja, perguntas que antes só podiam se respondidas por humanos, agora podem ser solucionadas pelos assistentes virtuais.  Além disso, os chatbots podem ficar, ainda mais, espertos com o uso da inteligência artificial.

Desse modo, eles podem:  cruzar dados com velocidade, dar respostas imediatas, oferecer conteúdo exclusivo, criar ofertas instantâneas e até mesmo concluir uma venda. Mas, para criar chatbots humanizados, é preciso adotar algumas ações, tais como:

  • elaborar uma abordagem personalizada para os clientes;
  • criar uma imagem e dar um nome ao bot;
  • compreender da linguagem e demandas dos clientes.

chatbot para venda

Afinal, como desenvolver  chatbots humanizados?

Separamos algumas dicas para você criar  chatbots humanizados. Confira!

Pense na linguagem

Você precisa definir uma linguagem para o seu chatbot. Algo que tenha relação com o estilo da sua marca e que gere identificação com as suas personas.

De forma geral, lembre-se de criar uma fala natural, nem informal demais, nem coloquial demais. Encontre o equilíbrio perfeito.

Crie fluxos simplificados

Você precisa resolver de maneira ágil a demanda do cliente, senão ele irá procurar outro canal. Portanto, ao criar seu fluxo conversacional, pense em uma estrutura simples que realmente atenda as necessidades do seu público.

Mapeie as principais dúvidas e pense em possíveis respostas. Quanto mais objetivo você conseguir ser, melhor será o atendimento.

Personifique o seu bot

As pessoas gostam de interagir com personas. Portanto, não deixe de lado a representação visual do seu robô. Pense no visual, dê um nome para ele e não deixe de fazer um lançamento apresentando o seu bot a comunidade. Isso, sem dúvida, gera engajamento e aproxima a marca do cliente.

Tenha opção para transbordo humano

Por mais que você crie um chatbot humanizado, algumas situações exigem o contato humano direto. Afinal, não tem nada mais frustrante do que não conseguir resolver uma pendência por falta de contato com a empresa. Portanto, tenha a opção de transbordo humano para o cliente utilizar, caso não consiga solucionar uma demanda.

Um cliente pode iniciar sua jornada com um chatbot e terminar a conversa com um humano. Por exemplo, ele pode fazer uma pergunta mais complexa ou imprevista ao chatbot, que transferirá a conversa para um atendente especializado no produto ou assunto. Da mesma forma, a conversa pode iniciar com o chatbot e em seguida passar para o compartilhamento de tela ou um bate-papo via webcam.

Faça seu chatbot agora mesmo

Se você quer experimentar esse recurso, aproveite o Módulo Bot da Plataforma Code7 e faça seu robô de graça.

Ah, também, temos um guia ensinando como você pode criar um chatbot perfeito. Confira!

Leia mais:

Como ter o ChatGPT no seu WhatsApp?

8 motivos para ter um chatbot no varejo

bot atendimento digital

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]