5. 01. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

Quais são as melhores redes sociais para vendas?

Quais são as melhores redes sociais para vendas?

Criar boas estratégias comerciais é um desafio, diário, para as empresas. Por isso, é essencial buscar novas alternativas para ampliar as possibilidades de alcance da marca. Atualmente, as redes sociais se configuram como importantes canais, não apenas de comunicação, mas também de vendas. Inclusive, é sobre ela que vamos falar hoje. 

Então, se você quer saber quais são as melhores redes sociais para investir em 2023, continue acompanhando este blog post. 😉 

Por que investir nas redes sociais? 

Para muitos gestores, as redes sociais, ainda, são vistas com um certo receio, quando o assunto é vendas. Porém, basta fazer uma pequena pesquisa para perceber o poder que esses canais detêm. Quer fazer um teste? 

No seu ciclo de amizades, por exemplo, você já parou para perguntar quantas pessoas estão conectadas as redes sociais? 🤔 

Com certeza, se fizer esse levantamento, a grande maioria vai dizer que possui, pelo menos, uma conta em algum tipo de aplicativo. Seja no Instagram, TikTok, Facebook etc.; o fato é que, hoje, as interações digitais ocorrem, principalmente, nesses meios.  

Nesse sentido, pode-se dizer que as marcas não só podem, como devem pensar em estratégias para aproveitar todos os benefícios que esses espaços proporcionam. Em outras palavras, além de poderem conhecer melhor as preferências dos públicos, as empresas têm a chance de gerar conversas e conquistar a atenção dos clientes. 

Sendo assim, por serem ambientes propícios para a construção de conexões, as redes sociais, atualmente, são o grande trunfo das organizações. 

melhores redes sociais para o marketing

Mas, quais as vantagens das redes sociais? 

Pra deixar, ainda mais, claro como você pode ter GANHOS, reais, ao criar ações voltadas para essas mídias, listamos as principais vantagens, logo abaixo. 👇 

Mais alcance 

Praticamente, todas as redes sociais possuem versões disponíveis em aplicativos. Sabe o que isso significa? Que as pessoas podem “carregá-las” na palma da mão. Ou melhor, dentro do bolso. A qualquer momento, é possível acessá-las no aparelho celular.  

Portanto, o volume de acessos, diários, é enorme. Independentemente do tipo de rede. Logo, se a sua marca estiver nesses canais, será possível alcançar muito mais pessoas, concorda? 

Aquisição de clientes 

Segue o raciocínio. Quanto mais pessoas você conseguir alcançar, mais chances de encontrar leads em potencial você terá. Hoje, cada rede social possui funcionalidades específicas que permitem a criação de filtros que facilitam a prospecção.  

Em outras palavras, você consegue criar campanhas voltadas para públicos selecionados, conforme a faixa etária, a região, o gênero e muito mais. Portanto, você amplia as possibilidades de aquisição de novos clientes. 

Fidelização 

Uma vez presente nas redes sociais, o engajamento é certo. É claro, que é necessário ter um planejamento para se trabalhar nesses meios. Porém, você consegue fidelizar seus clientes, oferecendo conteúdos de valor e estando presente no dia a dia deles de um jeito descontraído. 

Reconhecimento 

Pode parecer clichê, mas não tem frase mais assertiva que essa: “quem não é visto, não é lembrado”. Com a intensidade que as relações sociais são construídas nesses ambientes, você consegue reforçar a identidade da sua marca e ganhar notoriedade no seu segmento de atuação, conforme as ações que planejar. Ou seja, se você quer “fazer barulho” no mercado, não tem opções melhores do que as redes sociais. 

Redução da jornada de compra 

Já parou para pensar no caminho que o lead percorre até decidir comprar o seu produto/serviço? Muitas vezes, as jornadas de compra são complexas e acabam confundindo os potenciais clientes, bem como dificultando a tomada de decisão. Porém, ao disponibilizar opções práticas para o lead nas redes sociais, como link para compra e catálogo, você acelera esse processo de escolha. 

Bom, agora que você já viu as principais vantagens de investir nas redes sociais, chegou a hora de conhecer quais são as melhores opções para vendas! Acompanhe! 

dúvidas sobre redes sociais
Quais são as melhores redes sociais para vendas?
 

Segundo o Relatório de Visão Geral Global Digital 2022, produzido pela  We Are Social e Hootsuite, pessoas de todo o mundo gastam, em média, 12,5 trilhões de horas na internet, principalmente nas redes socais.  

Esse número já diz muito, concorda? O estudo também listou quais são as redes sociais mais acessadas por brasileiros, atualmente.  

Confira as top 5, agora mesmo! Afinal, elas podem se tornar ótimos canais de vendas para a sua marca. 

#top1 – WhatsApp 

Na primeira posição está o WhatsApp. O aplicativo de mensagens instantâneas já é considerado uma rede social, por diversos autores, pelo fato de permitir o compartilhamento de status e informações entre grupos de familiares e amigos. 

De acordo com o levantamento, hoje, o app tem 165 milhões de usuário no Brasil. Além de ser utilizado para fins pessoais, ele é uma ótima ferramenta para empresas, uma vez que se configura como opção de canal de atendimento. 

#top2 – YouTube 

Em segundo lugar, aparece o YouTube, abrangendo 130 milhões de pessoas no Brasil.  

Vale destacar que ele é considerado a maior rede social do mundo dedicada a vídeos on-line, contendo mais de 2,5 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos assistidas, diariamente. Bastante, né? 

Devido a todo esse sucesso, essa rede social pode ser uma ótima aliada para empresas que desejam trabalhar mais materiais audiovisuais. 

#top3 – Instagram 

Segundo a pesquisa da We Are Social e Hootsuite, o Instagram possui 122 milhões de usuários brasileiros e aparece em terceiro lugar, como a rede social mais utilizada. 

No entanto, de acordo com dados, recentes, da Panorama Mobile Time/Opinion Box, o app superou o WhatsApp e se tornou o aplicativo no qual o brasileiro passa mais tempo ao longo do dia. Isso mesmo! Sendo o público feminino e jovem o mais frequente nessa rede. 

Dentre as diversas possibilidades que o Instagram oferece para as empresas, destacam-se: divulgação de produtos/serviços no feed e stories; criação de reels; anúncios pagos e muito mais! 

Obs: é importante ressaltar que, ainda conforme o Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp continua sendo o aplicativo mais presente na tela principal dos brasileiros, bem como o mais vezes aberto, durante o dia. 

#top4 – Facebook 

Durante muitos anos, o Facebook liderou na primeira posição das redes sociais mais utilizadas. Porém, ele foi perdendo espaço e hoje ocupa a quarta posição, com 116 milhões de usuários ativos. 

Contudo, para as empresas, ele continua sendo um ótimo recurso para criação de campanhas e relacionamento com o público. 

#top5 – TikTok 

O mais queridinho entre o público jovem, o TikTok aparece com 73,5 milhões de usuários no Brasil. Conhecido pelos vídeos de entretenimento e dança, o app pode ser uma excelente opção para gerar engajamento para o seu negócio. É claro que isso vai depender do seu segmento de atuação. Porém, é uma interessante “porta de entrada” para conquistar mais clientes. 

Como você pode notar, o que não faltam são opções de redes sociais para se trabalhar. Mas, é preciso ter um bom planejamento para ter sucesso nas campanhas desenvolvidas. 

Portanto, se você deseja intensificar as interações nesses canais, não perca tempo. Saiba como a Code7 pode te ajudar nessa missão. 

Como estruturar o atendimento nas redes sociais? 

Se você deseja atuar de forma profissional nesses espaços, veja como se preparar! 

Invista em chatbot 

Os chatbots são, extremamente, versáteis e podem atuar em diferentes mídias, tais como: 

  • WhatsApp (saiba mais detalhes aqui); 
  • Instagram (saiba mais detalhes aqui) ; 
  • Facebook Messenger e muito mais. 

A vantagem de utilizar esses robôs nas redes, é que você pode automatizar suas mensagens e oferecer atendimento 24/7. Ou seja, você fica disponível o tempo todo para a sua base de contatos. Dessa forma, não perde nenhuma conversa. 

Tenha uma plataforma omnichannel 

Ter mais de uma rede social pode se tornar desafiador. Afinal, não é fácil responder todas as pessoas, ao mesmo tempo, não é? Mas, ao adotar uma plataforma omnichannel, esse problema acaba, uma vez que a comunicação passa a ser centralizada.  

Além disso, você consegue monitorar o desempenho do atendimento, em cada rede, e ter acesso ao histórico unificado das conversas. 

Obtenha um WhatsApp profissional 

Investir no WhatsApp requer preparo. Isto é, precisa da aquisição de uma conta profissional. Desse modo, é possível criar estratégias assertivas e ter acesso a recursos extras para turbinar o atendimento. 

Por isso, se você deseja apostar no aplicativo para gerar mais vendas, precisa obter a versão mais completa do app: o WhastApp Business API. Assim, você terá mais insumos para criar estratégias inteligentes, como o envio de mensagens em massa via HSM.  

A Code7 é provedora oficial da solução e pode te ajudar na aquisição da conta. Saiba mais detalhes! 

Invista em live commerce 

O live commerce é um tipo de ação que tem como foco a venda de produtos/serviço por meio de transmissões ao vivo. Trata-se de um formato que prioriza o espectador, uma vez oferece conteúdos e ofertas, exclusivas, apenas para as pessoas que estão assistindo, naquele momento. 

O legal desse modelo, é que ele pode ser aplicado em diversas redes sociais. Basta, manter a característica do “ao vivo”. Assim, é possível gerar mais engajamento, vendas instantâneas e promover a imagem da marca. 

Enfim, o que não faltam são meios para você potencializar suas campanhas comerciais nas redes sociais.  

No blog post de hoje, você pode perceber que existe um mundo de possibilidades para você explorar. Então, não deixe de investir no digital. 

Agora que você já conheceu as melhores redes sociais para vendas, converse com um dos nossos consultores e saiba como ter um atendimento completo em 2023. 

social commerce

Posts Relacionados

Leads no mercado B2B: como abordar por meio do WhatsApp?

Conquistar potenciais clientes é um desafio para qualquer empresa, concorda? Porém, essa tarefa torna-se, ainda mais, complexa quando se trata de leads no mercado B2B. Afinal, vender para empresas não é tão simples, como vender para o consumidor final.     Por isso, no blog post de hoje, vamos mostrar como você pode realizar abordagens mais assertivas, […]

10 problemas que a Plataforma Code7 resolve

Toda empresa precisa ter jornadas que proporcionem boas experiências aos seus clientes. Por isso, é indispensável utilizar uma ferramenta completa de atendimento, que facilite o acompanhamento dos resultados. Dentro desse contexto, no blog post de hoje, vamos mostrar os principais problemas que podem ser resolvidos pela Plataforma Code7. Continue acompanhando, está imperdível! 😊  Navegue pelo sumário1 Mas, o […]

Como transformar WhatsApp em conta comercial?

Quer ter acesso a mais recursos, escalar a sua comunicação e intensificar as vendas no aplicativo mais popular do Brasil? Então, você precisa profissionalizar o seu atendimento, o quanto antes. No blog post de hoje, vamos explicar como é possível transformar o WhatsApp em conta comercial.  ⚠️ Já clica para salvar e compartilha o link, deste [...]