3. 02. 2021 - Produzido pela Equipe da Code7

Botão para respostas rápidas do WhatsApp: como funciona?

Botão para respostas rápidas do WhatsApp: como funciona?

O botão para respostas rápidas do WhatsApp aumenta a agilidade no atendimento digital feito por meio do aplicativo de mensagens. Saiba mais sobre a funcionalidade e comece a usá-la no seu negócio. 

Antes de tudo, é importante ressaltar que o WhatsApp Business API se tornou uma ferramenta primordial para as marcas se relacionarem de forma precisa com o seu público.  Afinal, a maioria das pessoas passaram a utilizar o aplicativo de mensagem como principal meio de comunicação.

Nesse sentido, nota-se que diversas empresas tem investido no app para tornar o   atendimento digital mais completo. Porém, nem todas sabem utilizar todas as funcionalidades que são oferecidas pelo mensageiro. Como é o caso do botão de respostas rápidas. Por isso, no blog post de hoje, vamos explicar como você pode utilizar este valioso recurso no seu negócio. 

Afinal, o que é o botão de respostas rápidas do WhatsApp?

Trata-se de uma funcionalidade que disponibiliza opções de seleção em forma de botões nas conversas. Em outras palavras, o recurso otimiza o contato no aplicativo e encurta processos. Afinal, com ele, o cliente não precisa digitar uma resposta, basta selecionar a alternativa desejada e pronto. Com, apenas, um toque a interação acontece.

Mas, quais são os botões de respostas rápidas do WhatsApp atualmente? É isso que vamos explicar para você! Continue acompanhando nosso conteúdo e descubra.

Quais os tipos de respostas rápidas do WhatsApp? 

O WhatsApp disponibilizou dois tipos de botões para serem incluídos em conversas com marcas que usam o WhatsApp Business API. O primeiro que vamos mostrar é o botão Quick Reply, desenvolvido para respostas rápidas. 

1. Botão Quick Reply (Botão de resposta rápida) 

Essa feature foi criada com o objetivo de tornar os contatos muito mais ágeis e fáceis e, dessa forma, aprimorar o relacionamento com o consumidor. Anteriormente, era disponibilizado um sistema que apresentava as opções com alternativas numeradas, como se fosse uma URA de texto. Por exemplo, digite 1 – para emissão da 2ª via do boleto ou digite 2 – para falar com um atendente. 

Com o formato de conversa, as respostas podem ser distribuídas em até três botões com no máximo 20 caracteres no fluxo de interações. Portanto, além de diminuir os erros de digitação, a funcionalidade possibilita que o usuário escolha a sua resposta em apenas um clique. Assim aprimora a qualidade de toda a conversa dentro do aplicativo de mensagens e diminuindo drasticamente possíveis erros de digitação. Confira o exemplo abaixo:

respostas rápidas do WhatsApp API

2. Botão Call-to-Action  (Link para a abertura de uma página na web) 

No caso do botão call-to-action, não existe interação nenhuma, só a notificação ativa da empresa. O objetivo desse botão do WhatsApp é de aumentar a taxa de engajamento dos clientes por meio das notificações.  

Neste formato, as empresas poderão utilizar os botões para encaminhar o consumidor para um site ou para a solicitação de contato telefônico. Desse modo, o botão call-to-action pode ser usado da seguinte maneira: 

respostas rápidas do WhatsApp

Modelo de mensagens do botão no WhatsApp 

A conta oficial do aplicativo de mensagens, que é chamado de WhatsApp Business API, foi disponibilizada para permitir o atendimento em massa por meio do canal WhatsApp. 

Dessa forma, é possível integrar o WhatsApp com as plataformas de atendimento ao público, sendo que, com apenas um número de telefone, fixo ou celular, é possível automatizar o atendimento. Já quando se fala em envio de mensagens ou notificações do botão via WhatsApp API, é importante lembrar de seguir um modelo pré-definido no formato HSM (High Structured Message) 

O HSM é um template de mensagens do WhatsApp, onde é obedecido uma estrutura pré-aprovada pelo Facebook. Portanto, é importante saber que para enviar mensagens ativas, sem que o consumidor tenha iniciado a conversa. Por fim, deve-se seguir um modelo estabelecido para ser disparado aos usuários. Lembre-se: todas as mensagens ativas precisam obedecer a essa regra e não podem ser alteradas após aprovadas. 

Comece a utilizar os benefícios do botão do WhatsApp 

Depois de conferir esse conteúdo e se aprofundar mais nessa feature do aplicativo de mensagens, que tal começar a utilizar esses botões nas interações e aprimorar a comunicação da sua empresa 

Antes disso, é importante lembrar que os botões de WhatsApp estão disponíveis apenas para as empresas que utilizam a versão WhatsApp Business API. Entãose quiser implementar na sua empresa, a Code7 pode fazer isso por você! Agora nós temos as funcionalidades de botões do WhatsApp e podemos te ajudar com todo esse processo. Entre em contato com a gente comece a ter os benefícios dessa feature quanto antes. 

Conheça as vantagens de optar pela versão do WhatsApp API aqui!

 

como vender pelo whatsapp

" )