27. 02. 2019 - Produzido pela Equipe da Code7

Retenção de clientes na era digital: 4 estratégias de sucesso

Retenção de clientes na era digital: 4 estratégias de sucesso

A retenção de clientes na era da transformação digital é um grande desafio para empresas. Afinal, a concorrência é grande. Porém, é possível fidelizar o público e criar, verdadeiros, defensores da marca, adotando as estratégias certas.

Acompanhe nosso blog post e descubra o que fazer!

Afinal, o que é retenção de clientes?

A retenção de clientes é quando a empresa consegue manter a sua base de compradores ativa e fiel. Em outras palavras, é quando os consumidores continuam comprando os seus serviços ou produtos de forma contínua.

Você mesmo que está lendo esse conteúdo, certamente, tem aquele restaurante preferido que não abre mão de ir ao menos uma vez no mês, né? Isso é um exemplo de retenção. Talvez por conta do tempero, do preço, do lugar, do atendimento…Enfim, o fato é que diversas variáveis contribuem para o retorno dos clientes.

Por isso, é necessário estabelecer uma relação de confiança e transparência com o público-alvo para ter o tão sonhado reconhecimento no mercado.

Diversos estudos comprovam que adquirir um novo cliente é de 5 a 25 vezes mais caro do que cultivar os antigos. Portanto é imprescindível buscar estratégias para manter os consumidores já conquistados, ainda mais, engajados.

Mas, como fazer isso? É o que você vai ver abaixo!

4 estratégias de sucesso para a retenção de clientes

A era da transformação digital tem impactado todos os setores da sociedade. De acordo com estudos, cada vez mais, os consumidores procuraram obter uma experiência personalizada, amigável e omnichannel. 

Por isso, listamos 4 estratégias de retenção de clientes para você aplicar no seu negócio. Já prepara o bloquinho para anotar! 😄

1) Análise de dados  

Antes de tudo, você costuma analisar os dados disponibilizados na sua operação de atendimento? Se a resposta for não, é melhor começar a se atentar para isso. Afinal, as informações coletadas ao longo do processo podem ser valiosas para você elaborar ações mais assertivas. 

Os insights gerados permitem a criação de diferentes personas que podem moldar ofertas personalizadas de produtos e serviços, por exemplo. 

2) Adoção de uma Plataforma Omnichannel

O público hoje se comunica em diversos canais e busca uma experiência consistente em todos eles. Nesse sentido, é importante você fornecer informações objetivas  e claras em todos os meios de contatos. Não importa se o cliente iniciou um atendimento via chat e depois retomou a conversa via WhatsApp, por exemplo. É papel da empresa ter acesso ao histórico de contatos e conduzir a interação da melhor forma possível.

Em outras palavras, atualmente, é preciso ter uma plataforma omnichannel para conseguir gerenciar o negócio como um todo.

➡ Saiba como criar um atendimento omnichannel do zero!

3) Automação de atendimento com Bots

Com o uso de Inteligência Artificial e soluções automatizadas de atendimento, como Bots,  você consegue escalar a comunicação do seu negócio. Isso não tem preço. Afinal, os agentes virtuais podem realizar tarefas rotineiras e simples de forma muito mais eficiente.

Dessa forma, além de facilitar a vida dos clientes, agilizando as respostas, eles reduzem os custos da empresa. Sem contar que liberam os recursos humanos para atividades mais valiosas, que exigem o raciocínio. Legal, né?

4) Jornada conectada

Outro ponto que merece uma atenção especial é a questão da jornada de compra. Hoje, você sabe, exatamente, o caminho que os seus leads percorrem até chegar a conversão? Ter essas etapas bem definidas é fundamental para garantir uma experiência satisfatória em todas as esferas.  Inclusive, é importante entender que o pós-venda precisa ser valorizado. Afinal, é ali que começa um novo ciclo: o da retenção.

Oferecer um bom atendimento digital é tudo!

Retenção de clientes: a métrica principal

Resumindo, o ponto central de estratégias de sucesso para retenção de clientes é uma mudança de atitude. De acordo com a McKinsey, dois terços das decisões tomadas pelos clientes são baseadas na qualidade da UX ao longo de sua jornada. Logo as empresas devem mudar seus objetivos e cultivar o relacionamento com os clientes, ao invés de somente vender produtos e serviços.

Reter clientes não é apenas mais barato que atrair novos. É mais do que isso! Afinal, o consumidor engajado tende a gastar mais e, ainda, recomendar o produto para amigos e familiares.  Portanto, não deixe de investir nesse processo.

Aqui na Code7, temos diversas soluções digitais que podem te ajudar a construir uma jornada fantástica para o seu público. Fale com um especialista e saiba mais detalhes!

☑ Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos! Por fim, ficamos por aqui! Até mais!