18. 08. 2021 - Produzido pela Equipe da Code7

RH Ágil: saiba como os chatbots podem otimizar a sua gestão

RH Ágil: saiba como os chatbots podem otimizar a sua gestão

Você perde muito tempo realizando tarefas burocráticas e repetitivas ao longo do dia? Sabia que é possível mudar essa realidade e ter um RH ágil? Pois é, com a ajuda dos chatbots você consegue ter uma gestão muito mais eficiente de forma simples e rápida. Quer saber como? Continue lendo o nosso blog post. 

Antes de tudo, é importante você entender que a transformação digital já é uma realidade. Portanto, se antes você via a tecnologia como algo distante, hoje é preciso enxergá-la como uma aliada.  Isso mesmo! Utilizando os recursos certos é possível melhorar a performance do seu negócio e, principalmente, se destacar no mercado. 

Hoje, o setor de RH deve ser visto como uma central de inteligência dentro da empresa e não mais como um local puramente administrativo. Sabe aquele antigo departamento pessoal, cheio de papel acumulado? Então, ele ficou para trás. Ao adotar processos inteligentes, você consegue aproveitar muito mais o potencial da sua equipe. 

Mas, como escolher a ferramenta ideal?  

De fato, com tantas possibilidades no mercado, realmente, fica difícil escolher a mais completa. No entanto, quando o assunto é atendimento e comunicação, o chatbot é a melhor solução. O assistente virtual permite o atendimento automático de forma humanizada.  Veja a seguir como tudo funciona!  

Melhorando a experiência do colaborador 

Os robôs virtuais são baseados nos mecanismos de inteligência artificial. Eles são ótimos para responder aquelas mesmas perguntas que sempre chegam ao setor de RH. Se você trabalha nessa área, sabe bem do que estamos falando. Sempre tem algum colaborador querendo saber mais sobre férias, plano de saúde, vale alimentação; entre outros.   

Nesse sentido, os chatbots surgem como uma espécie de ferramenta de “tira dúvidas”, só que de uma forma muito mais interativa e completa. Em outras palavras, é como se fosse um reforço que a equipe do RH ganha, uma vez que os robôs conseguem responder desde aquelas perguntas mais simples até as mais complexas. 

Na prática, a tecnologia acaba melhorando a experiência do colaborador, já que a resposta para cada pergunta passa a ser imediata. O que faz toda a diferença! Mas, essa é apenas uma das inúmeras vantagens que o uso dessa ferramenta proporciona. Para você entender melhor como os chatbots, de fato, fazem a diferença e contribuem para um RH ágil, listamos abaixo alguns dos principais benefícios.  

5 benefícios dos chatbots para um RH Ágil  

Investir em tecnologia voltada para a área de RH significa investir em pessoas. Portanto, se você quer ter bons resultados, cuide das relações internas da sua empresa. Veja o que os chatbots podem fazer por você:   

  1. Reduzir custos: a automatização do atendimento ajuda a reduzir os custos de duas maneiras. Primeiro, você economiza com profissional, já que não precisa ter alguém o tempo todo respondendo às dúvidas. Segundo você economiza recursos físicos. Afinal, com um sistema automatizado tudo fica salvo na nuvem e não há gastos com papel.
  2. Aumentar o índice de satisfação interno: quantos colaboradores ficam insatisfeitos com a demora no atendimento da sua empresa? Às vezes o trabalho é tanto que fica difícil de responder todo mundo a tempo, né? Contudo, isso pode mudar com os chatbots. Eles irão proporcionar um relacionamento muito mais completo e produtivo.

  3. Melhorar a comunicação: quando a comunicação na empresa não é clara, os problemas sempre surgem. Sem contar que isso gera um transtorno e um clima organizacional bem ruim. Portanto, se você quer desenvolver uma comunicação mais integrada, invista na tecnologia dos robôs.

  4. Ficar disponível 24h: atendimento em tempo integral, quem não quer? Com os chatbots o colaborador não precisar esperar dias para ter a resposta que necessita. Bastam alguns cliques e pronto, tudo é resolvido! Instantaneidade que fala, né?

  5. Manter os dados seguros: as informações enviadas durante as conversas ficam todas armazenadas. Dessa forma você pode acessar o histórico sempre que precisar de algum dado. Tudo isso com total proteção. 

Como começar essa digitalização? 

Com tantas possibilidades assim, você deve estar se perguntando: por onde começar, né? Pois bem, o primeiro passo para iniciar essa digitalização é escolher a ferramenta ideal.  Dessa forma, você já vai estar saindo na frente da concorrência. Portanto, fique de olho nas possibilidades. 

Aqui na Code7 nós desenvolvemos soluções inovadoras com um único objetivo: simplificar a comunicação entre as pessoas. Não é à toa que somos referência quando o assunto é atendimento virtual. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência omnichannel, ou seja, interativa e completa para você e seus consumidores. Por isso, desenvolvemos uma oferta exclusiva para o setor de RH. 

Com a nossa solução você consegue ampliar os canais de atendimento com seus colaboradores, podendo escolher o meio de contato mais adequado para se comunicar. Seja por meio de WhatsApp, e-mail, Messenger, webchat; entre outros; o fato é que com a tecnologia certa você constrói um RH Ágil. Ah, e o melhor: tudo de forma personalizada!  

Chega de perder tempo com processos antigos! Saiba como os robôs podem impulsionar, ainda mais, o seu negócio. Clique aqui e conheça nossa solução! 

 

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]