24. 02. 2021 - Produzido pela Equipe da Code7

Robô de cobrança: como a inteligência artificial pode automatizar cobranças?

Robô de cobrança: como a inteligência artificial pode automatizar cobranças?

Confira como o robô de cobrança é uma ferramenta muito eficiente para ajudar empresas de diversos tamanhos e segmentos a solucionar os famigerados problemas com inadimplentes.

Acima de tudo, a inadimplência ainda é um problema que compromete a vida financeira de muitos negócios. Mesmo com diversos avanços tecnológicos e mudanças na forma que produtos e serviços são ofertados. 

Nesse sentido, fazer cobranças não é uma atividade fácil e confortável. Afinal, em muitas situações não há como ter ciência da real condição em que o devedor se encontra.

Por conta disso, em alguns casos, ele pode acabar se sentindo pressionado e constrangido por estar em débito. Como sabemos, diversas pessoas reagem mal a esse tipo de contato. 

Por outro lado, os atendentes encarregados desse trabalhopodem ficar ressabiados, pois entendem que se trata de uma situação delicada. Assim, em muitas situações, ainda correm o risco de ter que lidar com grosserias de pessoas mais irritadas. Portanto, para resolver esses impasses, o robô de cobrança foi desenvolvido e, hoje, é uma peça fundamental para exercer essa função. 

Então, nesse blog post, vamos explicar o que é o robô de cobrança e quais as vantagens que essa ferramenta pode oferecer para a sua empresa. 

Mas, 0 que são e como funcionam os robôs de cobrança? 

É muito comum, quando falamos em robôs, lembrarmos daqueles estereótipos modernos com braços e pernas presentes em filmes de ficção científica. Porém, sabemos que a realidade é bem diferente disso. Pois, com a transformação digital, a inteligência artificial conseguiu assumir um papel muito importante na automação de processos e serviços. 

Nesse cenário de cobrança, orobôs são as ferramentaresponsáveis por coletar as principais informações fornecidas pelo inadimplente. Por meio deles, é possível entender as razões que o levaram a não efetuarem o pagamento em questão

Além disso, os consumidores que estão em débito, muitas vezes, não gostam de argumentar sobre dívidas com outras pessoas. Desse modo, eles acabam ignorando mensagens ou ligações de cobrança. 

Portanto, o uso da ferramenta é vantajoso nesse sentido. Afinal, quando comparamos com o atendente humano, fica muito mais fácil viabilizar oportunidades de conciliação. Então, vamos conhecer melhor as formas de uso, logo mais abaixo. 

Como podemos usar os robôs de cobrança? 

Um robô de cobrança possibilita que uma empresa possa entrar em contato com o consumidor de maneira personalizada por meio de: 

  1. Chatbots
  2. Voicebots

1.Chatbots 

Primeiramente, o chatbot é uma solução que pode simular conversas através de mensagens de texto em diversas plataformas. Por conta da inteligência artificial, eles conseguem ter um aprendizado constante. Assim, a partir da interação com os usuários, eles funcionam com base em regras de um diálogo estruturado.

Nesse sentido, é possível enviar um e-mail ao consumidor dias antes do vencimento da dívida. Além disso, ele avisa quando o pagamento estiver atrasado e oferece uma solução, como o envio de um boleto, por exemplo. 

Agora, confira uma situação de abordagem realizada por meio de um chatbot:  

O chatbot é uma solução que pode simular conversas através de mensagens de texto em diversas plataformas.

2.Voicebots 

Já o voicebot, é uma ferramenta que facilita o atendimento por meio de recursos de proximidade com a voz humana.   

Assim, a solução, que pode ser usada via telefone, possibilita verificar a autenticidade da pessoa em atendimento. Bem como, compartilhar informações sobre o contrato e oferecer alternativas de pagamento. Tudo isso com uma comunicação humanizada e interativa! 

Assista o vídeo com um exemplo de abordagem:

Afinal, por que usar um robô de cobrança? 

Atualmente, diminuir os índices de inadimplência é uma tarefa que gera algumas dificuldades para os negócios. Afinal, esse segmento de atuação está sentindo o prejuízo com muito mais força por conta das mudanças ocasionadas pela pandemia. 

Pensando nisso, a melhor solução é buscar uma forma eficiente e de baixo custo para acabar com esses problemasResumindo, os robôs de cobrança se encaixam perfeitamente nesse conceito, pois possuem diversas características e benefícios.  

A seguir, conheça as principais vantagens de usar um robô de cobrança na sua empresa:

  1. Redução de custos
  2. Aumento da produtividade
  3. Melhor relacionamento com o cliente
  4. Prevenção de pagamentos atrasados
  5. Situação financeira estável

1.Redução dos custos

Primeiramente, uma grande demanda de cobrança geralmente exige a contratação de dezenas ou centenas de profissionais, gerando um alto custo operacional. Desse modo, o uso dos agentes virtuais de cobrança elimina gastos com os salários dos colaboradores, máquinas, assistência técnica, entre outros.

2. Aumento da produtividade

O índice de produtividade de um robô é muito elevado. Se comparado a um agente humano, os agentes virtuais de cobrança podem trabalhar 24 horas por dia, sem pausas ou folgasAlém disso, a automatização de algumas tarefas deixa os colaboradores livres para usarem o tempo de trabalho para demandas mais repetitivas e desinteressantes 

Dessa forma, os agentes humanos podem se dedicar a processos mais estratégicos e complexos, utilizando melhor o tempo de trabalho e garantindo mais produtividade aonde for realmente necessário. 

3. Melhor relacionamento com o consumidor

Fazer o trabalho de cobrança realmente é algo complicado, afinalninguém gosta de ser cobrado de uma dívidaOs inadimplentes podem por muitas vezes se sentirem constrangidocom a situação e até ofendidos, quando ficam sendo lembrados de tal. A mediação de um agente virtual de cobrança pode evitar que a relação entre o consumidor e a empresa possa se desgastar, permitindo que ele volte para fazer compras novamente. 

Para completar, o robô oferece uma solução simples para o pagamento da dívida, de forma que o cliente consegue resolver facilmente o seu problema. 

4. Prevenção de pagamentos atrasados

Você sabia que um robô de cobrança não precisa ser utilizado depois que a dívida já aconteceu? Ao contrário do que muitos acham, o uso da solução é justamente para evitar que as pessoas se tornem inadimplentes. 

Uma vantagem que o robô oferece, é poder ser programado para enviar lembretes de pagamento e avisos de cobrança. Isso pode ser feito por intermédio de SMS, mensagens no WhatsApp e por voz, e-mails e notificações num aplicativo específico.  

Com isso, é possível enviar os dados de pagamento em uma mensagem na véspera do vencimento de um boleto ou parcela de uma compra. Logo, você evita a pendência nos pagamentos e ainda gera valor para o cliente, que também evitará os juros, a multa e o constrangimento pelo atraso. 

5. Situação financeira estável

A inadimplência é um dos principais problemas das empresas brasileiras. A crise ocasionada pelo isolamento social do ano passado levou o número de devedores a ter um significativo avanço 

O robô de cobrança tem a função de ajudar a empresa a diminuir o número de inadimplentes, que afetam diretamente no caixa. Com o dinheiro dos acertos financeiros, a empresa consegue seguir com um planejamento de investimentos, além de se manter trabalhando sem precisar recorrer a empréstimos, por exemplo. 

Conclusão 

Por fim, a desinformação ainda deixa muitas pessoas em dúvida a respeito das soluções tecnológicas, pois acabam acreditando que os preços são destinados apenas para as grandes empresas do mercado. Mas, a verdade é que atualmente já é possível encontrar soluções até para os orçamentos das pequenas e médias empresas. 

A cobrança sempre foi um assunto muito delicado de ser abordadojá que pode tornar a relação entre a empresa e seu consumidor um pouco complicada. Porém, a inteligência artificial está se destacando como um grande aliado das empresas para resolver essa situação, assim, como deixando mais tranquila a forma que o inadimplente pode resolver as pendências. 

Pensando nisso, a Code7 desenvolveu uma solução para empresas que estão em busca de uma ferramenta para automatizar o serviço de cobrança. Como esse campo pode ser ampliado de acordo com as características de cada marca, você pode optar por um voicebot de cobrança ou um chatbot de cobrança. 

Quer saber mais sobre as nossas ferramentasEntre em contato agora e solicite uma demonstração gratuita. Confira como o robô de cobrança é uma ferramenta muito eficiente para ajudar empresas de diversos tamanhos e segmentos a solucionar os famigerados problemas com inadimplentes.