19. 01. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

Saiba como usar o ChatGPT na criação do seu bot

Saiba como usar o ChatGPT na criação do seu bot

Quem acompanha o mercado de tecnologia já deve saber que o ChatGPT é uma das inovações mais “badaladas” da atualidade. Afinal, ele tem surpreendido muita gente pela inteligência e ampla capacidade de conversação que apresenta. Mas, ao mesmo tempo, tem gerado dúvidas e curiosidades.  

Por isso, no blog post de hoje, vamos explicar tudo sobre esse software e, ainda, mostrar como ele pode ser útil para criação do seu bot. 

Vem com a gente! 🤖 

O que é o ChatGPT? 

Que a tecnologia está, cada vez mais, presente na rotina das pessoas, não é novidade. Porém, recentemente o mundo inteiro tem se admirado com o desempenho do ChatGPT ou “Chat Generative Pre-Trained Transformer” (em tradução livre para o português: Transformador pré-treinado generativo de bate-papo).  

Antes de tudo, é importante entender do que, de fato, se trata esse robô. Afinal, dessa forma será possível utilizá-lo de maneira mais estratégica, concorda? 

Pois bem, o ChatGPT, foi criado pela empresa OpenAI. Trata-se de um modelo de inteligência artificial que gera textos, em linguagem natural, semelhante aos humanos. 

Contudo, ele tem se destacado, justamente, pelo nível de maturidade que demonstra nas conversas. Em outras palavras, o ChatGPT é capaz de responder a diversas perguntas, com total precisão e grande embasamento. 

Mas, como ele funciona? 

Atualmente, o acesso a plataforma é gratuito e pode ser feito por meio de um login. Basta criar a conta aqui.  

A estrutura visual do software é bem parecida com a de robôs que você já está acostumado a ver por aí. Contudo, o grande diferencial do ChatGPT é que, ao interagir com o robô, ele não te retorna com outra pergunta. Pelo contrário, ele traz, apenas, respostas. Ou seja, apresenta soluções. 

Por exemplo, se você deseja saber mais sobre “canais digitais para e-commerce”, ele vai mostrar um compilado estruturado de informações sobre o assunto. Caso você queira fazer perguntas, ainda mais específicas, do tipo “como utilizar o WhatsApp de forma profissional?”, basta digitar, que ele irá retornar com uma pesquisa mais direcionada. 

O software possui várias funções e não se restringe a um só tema. Em outras palavras, ele é capaz de resolver equações matemáticas, traduzir idiomas, criar resumos de textos, fazer recomendações, explicar tarefas e muito mais. 

O ChatGPT utiliza o modelo de linguagem GPT-3.5, que prevê a possibilidade de uma sentença de texto ser coerente para a compreensão humana. Ele foi treinado a partir de um grande banco de dados, de diversas fontes. Todo o seu raciocínio é feito por meio das informações que foram inseridas nesse banco. Ou seja, ele não faz cruzamento de dados externo, apenas, interpreta e esclarece solicitações com base no que já sabe. 

Segundo os seus desenvolvedores, a ideia é que, com o uso repetitivo do robô, a sua IA seja aprimorada. Para que, assim, possa produzir, por conta própria, novos bancos de conhecimento. Bem legal, né? 

Como usar o CHATGPT na criação do seu bot? 

Bem, até agora você viu do que se trata o ChatGPT e como ele, realmente, funciona, certo? Mas, com certeza deve estar se perguntando: qual a utilidade dessa ferramenta para a minha rotina empresarial? 

Como falamos anteriormente, você pode utilizá-lo para muitas finalidades. Porém, hoje, em especial, vamos mostrar como ele pode ser estratégico para a criação das conversas do seu bot. 

Dessa forma, você vai poder melhorar o seu atendimento digital! 

Confira 7 formas de uso, agora mesmo! 👇 

1 – Estrutura do menu 

Vamos combinar que, um dos maiores desafios de desenvolver um bot, é pensar na estrutura do menu que será montado. Afinal, você precisa levar em consideração as principais demandas que deseja resolver para o seu público-alvo, não é? Sem contar que essa parte é uma das mais importantes, uma vez que os temas determinados serão a base das interações. 

Porém, é possível agilizar a sua construção, utilizando o ChatGPT. Basta inserir uma pergunta, que ele traz diversas possibilidades para você ter o menu ideal. Olha só o exemplo abaixo de uma loja de roupas. 

2- Mensagem de saudação 

Depois de pensar na estrutura do menu, é essencial ter em mente uma boa abordagem inicial. Afinal, dependendo da forma que o seu bot interagir com o usuário, a conversa pode fluir ou não. 

A mensagem de saudação precisa ser objetiva e gerar algum tipo de ação. Com o ChatGPT, é possível ter ideia de diversos tipos de abordagens. Assim, você pode escolher um modelo e fazer melhorias, conforme o perfil do seu público e a necessidade da sua empresa. 

3- Mensagem de conversão

Se o seu objetivo é criar um bot mais comercial, ou seja, que consiga converter os leads que chegam até a sua base, precisa pensar em mensagens bem estruturadas. Afinal, é por meio delas que o seu público será convencido a saber mais sobre o produto, ou serviço, oferecido. 

Nem sempre é fácil pensar em discursos mais direcionados. Porém, com o ChatGPT você pode ficar tranquilo. Afinal, basta você solicitar o tipo de abordagem que deseja realizar, que o robô apresenta diversos insights pra você.  

Observe o exemplo abaixo de frases que poderiam ser inseridas, em algum momento, no fluxo conversacional do seu chatbot. 

4- Solicitação de dados 

Pedir os dados dos clientes, em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), requer um cuidado a mais. Afinal, é importante deixar claro, para o usuário, como eles serão utilizados posteriormente. Nesse sentido, podem surgir dúvidas sobre como solicitar essas informações. 

Contudo, com o ChatGPT, você pode checar quais são os itens que devem ser verificados para que a coleta de dados seja feita dentro da lei. 

5- Fluxo de conversa para pedidos de compra 

Se você trabalha com e-commerce e quer ter um chatbot, integrado ao seu site, para reduzir o abandono de carrinhos de compra, precisa pensar em um fluxo conversacional perfeito. Isso é, ele deve ser objetivo e conduzir o usuário até a realização da compra. 

Portanto, é importante pensar muito bem na estrutura de interação, para que não ocorra desistências ao longo do processo de venda, no site. Para isso, o ChatGPT pode ser útil, também! Afinal, ele te ajuda a montar um fluxo otimizado para essa ação. Observe abaixo! 

6- Ideias para personalizar  

Os assistentes virtuais agilizam o atendimento e aumentam o engajamento da marca com o público. Porém, um dos maiores desafios das empresas é deixá-los mais personalizados. Ou seja, fazer com que o usuário, do outro lado, tenha uma boa experiência ao interagir com eles.

Mas, essa situação pode ser resolvida com a ajuda do ChatGPT. Ele gera diversas ideias de customização para você aplicar nos seus robôs. Olha que incrível! 

7- Ideias de uso   

Se você tem dúvidas sobre como aproveitar melhor o seu chatbot, no seu negócio, pode pedir ajuda ao ChatGPT. Ele traz uma série de opções e inspirações para você utilizar no seu robô e deixá-lo mais humanizado e eficiente. Desse modo, você pode otimizar várias áreas da sua empresa. 

Bom, apresentamos para você, 7 situações que podem ser otimizadas, com a ajuda do ChatGPT, para tornar o seu bot, ainda mais, eficiente.  

Mas, se você, ainda, não possui um chatbot para chamar de seu, descubra no próximo tópico, como fazer para obter essa tecnologia, agora mesmo! 

Ainda não tem seu bot para uso comercial? 

Como você pode notar, o ChatGPT é uma ótima opção para ajudar a ter acesso à informações importantes e insights sobre criação de fluxos conversacionais, jornada de compra, abordagens comerciais etc. 

Mas, para você ter um chatbot funcionando, de verdade, nos seus principais canais de contato, é necessário criar uma conta no Módulo Bot, da Plataforma Code7. 

📌Acesse  agora! 

De um jeito fácil e intuitivo, você cria o seu robô DE GRAÇA e automatiza todo o seu atendimento. 

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de mais novidades do mercado. 

Posts Relacionados

Leads no mercado B2B: como abordar por meio do WhatsApp?

Conquistar potenciais clientes é um desafio para qualquer empresa, concorda? Porém, essa tarefa torna-se, ainda mais, complexa quando se trata de leads no mercado B2B. Afinal, vender para empresas não é tão simples, como vender para o consumidor final.     Por isso, no blog post de hoje, vamos mostrar como você pode realizar abordagens mais assertivas, […]

Quais são as melhores redes sociais para vendas?

Criar boas estratégias comerciais é um desafio, diário, para as empresas. Por isso, é essencial buscar novas alternativas para ampliar as possibilidades de alcance da marca. Atualmente, as redes sociais se configuram como importantes canais, não apenas de comunicação, mas também de vendas. Inclusive, é sobre ela que vamos falar hoje.  Então, se você quer […]

10 problemas que a Plataforma Code7 resolve

Toda empresa precisa ter jornadas que proporcionem boas experiências aos seus clientes. Por isso, é indispensável utilizar uma ferramenta completa de atendimento, que facilite o acompanhamento dos resultados. Dentro desse contexto, no blog post de hoje, vamos mostrar os principais problemas que podem ser resolvidos pela Plataforma Code7. Continue acompanhando, está imperdível! 😊  Navegue pelo sumário1 Mas, o […]