18. 09. 2019 - Produzido pela Equipe da Code7

11 dicas de SMS marketing para aumentar suas taxas de conversão

11 dicas de SMS marketing para aumentar suas taxas de conversão

Saiba mais sobre o SMS marketing e como essa ferramenta tem um potencial enorme para elevar sua taxa de conversão.

Dentro de um mercado saturado de informação e estratégias para impactar o consumidor, o SMS marketing destaca-se por atender algumas das maiores expectativas do cliente digital no atendimento: velocidade e conveniência.

Por isso, mesmo com todos os novos canais que surgiram com a transformação digital para atendimento e relacionamento com o cliente, o SMS permanece bastante popular e com um grande poder de engajamento – quando bem utilizado.

No blog post de hoje, você vai conhecer mais sobre ele. Além disso, separamos algumas estratégias e táticas que vão tornar a sua operação mais assertiva. 

Leia também:

O que é SMS marketing?

É uma estratégia que usa mensagens de texto para comunicar-se de forma direta e pessoal com os clientes

Um dos principais motivos para a sua eficácia nos dias de hoje é o uso disseminado dos aparelhos celulares. No Brasil já são cerca de 220 milhões de celulares ativos, o que significa mais de um aparelho por habitante de acordo com a FGV.

Além disso o SMS (Short Message Service ou serviço de mensagem curta em inglês) não necessita de uma conexão com rede wi-fi e está presente até nos modelos mais simples de celular.  

Por esses e outros motivos, como vamos conferir, tem sido utilizado para fidelizar e engajar o cliente em toda a sua jornada do consumidor com excelentes resultados.

Por que o SMS marketing é tão eficaz?

De acordo com uma pesquisa recente da Liveperson feita em diversos países, 7 entre cada 10 millennials preferem comunicar-se por mensagem de texto, por exemplo.

Além disso outros números e dados levantados nesse estudo reforçam a eficiência e popularidade do SMS marketing:

  • O SMS tem uma taxa de resposta de 45% enquanto os e-mails têm um índice de 6%.
  • Cerca de 30% dos consumidores têm o hábito de interagir com as empresas por meio de mensagens de texto.
  • Quase 98% dos SMS são lidos imediatamente após o recebimento, revelando ser esse um canal dos mais velozes e de maior alcance.
  • As gerações com menos intimidade com tecnologia também usam o SMS com bastante intensidade. Todos os perfis demográficos pesquisados utilizam cinco vezes mais o SMS do que as chamadas de voz todos os dias.

Entretanto, o marketing via SMS possui uma característica muito importante. Ele exige que os usuários optem por receber essas mensagens. 

A privacidade dos clientes e o SMS marketing  

Todo mundo sabe como uma mensagem de texto pode ser inoportuna quando enviada fora de contexto. Mas para resolver esse problema basta seguir algumas práticas simples. Dessa forma você não corre o risco de parecer invasivo, aumenta a satisfação dos seus consumidores e seus lucros. 

Antes de mais nada, para começar a usar o SMS marketing é preciso cumprir as regras contidas Código de Defesa do Consumidor (CDC). Peça de forma clara o opt-in, ou seja, a permissão de seus clientes para poder se relacionar com cada um deles por meio do SMS. 

Vamos ver como fazer isso e conhecer outras dicas práticas para estratégias seguras, assertivas e eficazes de SMS marketing a seguir.

A importância do omnichannel 

As estratégias de marketing por mensagem de texto e suas táticas podem ser aplicadas em diversos segmentos e tipos de campanha. 

Para obter os melhores resultados porém, o importante é contar com uma plataforma de gestão do atendimento que permita uma experiência omnichannel.

Isso ajuda a fornecer uma visão única sobre o cliente, seu histórico e seus movimentos na jornada do cliente, em tempo real. 

Dessa forma fica mais fácil impulsionar e direcionar o consumidor até a conversão por meio do envio de SMSs estratégicos, em qualquer ponto que ele estiver na jornada.

11 dicas de SMS marketing para aumentar a sua taxa de conversão

Confira agora algumas dicas e táticas com mensagem de texto voltadas para aumentar seus resultados.

1) Ofertas promocionais 

Um SMS promocional com um desconto exclusivo é uma forma eficaz para incentivar o cliente a tomar uma decisão por impulso.

Para ter sucesso na conversão, a mensagem deve conter um prazo que crie um senso de urgência. Além de um link para uma página com os termos e condições, as informações sobre o produto/serviço e formas de pagamento.

Aqui, como em toda mensagem de texto, é sempre bom usar um encurtador de URL para ajudar a manter sua mensagem dentro do limite de 160 caracteres.

2) Cupons promocionais

Cupons são uma ótima maneira de aumentar o tráfego e as conversões no e-commerce. 

Assim como uma oferta promocional, um cupom por SMS oferece um preço ou desconto especial para o cliente. 

Você pode enviar um código exclusivo para que ele utilize quando fizer uma compra no seu site, ou pedir que mostre na bilheteria de um evento para ganhar o benefício na entrada.

Normalmente o cupom tem um prazo de validade maior do que uma oferta e é comum que o SMS marketing contenha um link para uma página com detalhes sobre a oferta e validade. 

3) Cobrança 

Nas operações de cobrança pode-se criar uma régua de relacionamento que inclua o envio automático de SMS de acordo com sua base de contatos

Através do conhecimento sobre o perfil do cliente e os dados sobre a dívida, enviam-se alertas com o prazo de vencimento das parcelas, formas de obter a segunda via de boleto e/ou comprovante de pagamento. Nesse caso, o SMS deve conter um link para um canal onde o cliente recebe mais informações e consegue o que procura.

4) Programas de fidelidade

O SMS marketing ajuda a fazer com que seus clientes se sintam especiais e valorizados, pois é uma maneira mais pessoal de se comunicar com eles.

Depois que eles se inscreverem no seu programa de fidelidade, você poderá enviar uma mensagem de boas-vindas automatizada, por exemplo. 

Além disso, essa base de clientes mais engajados deve ser salva em um grupo de contatos que recebe benefícios e descontos exclusivos, mantendo constantemente um relacionamento personalizado e mais recompensador para todos. 

5) Alertas e notificações 

Alertas e notificações por SMS marketing podem ser usados ​​para enviar mensagens com informações sobre:

  • Horário de funcionamento da empresa;
  • Novos canais de contato;
  • Lançamento de produtos/serviços ou retorno ao estoque;
  • Eventos especiais;
  • Alertas de venda de ingressos e convites;
  • Prazo de vencimento e segunda via de boleto.

O importante é sempre vincular o SMS à uma página de destino através de um link. 

6) Promova o opt-in em todos os seus pontos de contato

A melhor maneira de fazer com que os clientes optem por relacionar-se por meio do SMS marketing é dar a eles a chance de fazer isso em todos os pontos de contato. Vejamos alguns exemplos: 

Redes sociais – Adicione sempre um campo “Preencha seu número de celular” em suas páginas e perfis nas redes sociais, incluindo um botão “Aceitar” para que o cliente faça login em sua campanha de SMS. 

Site – Insira o campo para o cliente preencher o celular e aceitar o envio de SMS de forma clara e simples em sua página inicial ou na confirmação de compra, por exemplo. 

Newsletter – Certifique-se de incluir o opt-in para SMS também em seu boletim, caso utilize essa ferramenta.

Ponto de venda – Garanta que sua equipe pergunte se os clientes desejam aceitar SMS para receber promoções e ofertas exclusivas. É a chance de oferecer descontos e engajar em programas de fidelidade, por exemplo. 

Envie um opt-in por SMS – Você pode enviar um texto perguntando se eles desejam participar, tal como:  

“Olá (Nome do cliente), receba descontos exclusivos de até XX% da (Nome da empresa) todo mês por SMS. Responda SIM para participar.” 

Inscrições na conta – Se o seu site ou aplicativo exige o login para permitir o acesso é a oportunidade de solicitar o celular e a permissão para envio de SMS marketing.

7) Não esqueça de incluir a opção de sair (opt-out)

Da mesma forma que você pediu um opt-in para incluir o telefone do cliente em sua base de contatos de sms marketing, você deve também deve dar total liberdade para que a pessoa saia da sua lista de envios.

Ofereça sempre uma forma clara e simples dele sair. Essa é uma prática que reforça o relacionamento e cria valor para sua marca. 

8) Respeite dias, horários e frequência de envio

Ninguém gosta de ser acordado por um SMS, ou interrompido em um momento de lazer

Por isso, respeite o horário comercial e tenha bom senso, enviando mensagens de segunda a sábado das 9h até no máximo 21h. Também é preciso prestar atenção para não saturar o cliente com uma grande quantidade de mensagens. 

Sua estratégia deve considerar toda a jornada do cliente e os dados que sua operação possui sobre ele. Dessa forma é mais fácil identificar quais sãos os momentos e as mensagens mais adequadas para cada cliente e ajustar o envio para obter os melhores resultados.

9) Inclua sempre um CTA

O CTA ou Call to Action é a chamada que incentiva o usuário a realizar alguma ação específica.  Ela é o chamariz que deve estar contido na fraseologia do SMS marketing para estimular o engajamento do cliente.  

Um bom CTA deve envolver o consumidor a interagir e agir de acordo com seus textos e estratégias definidas. Alguns exemplos de Call to Action que podem ser utilizados são: “Responda Sim”. “Clique aqui”, “Saiba mais”, “Acesse o link”, “Compre agora”, “Aproveite já”, e assim por diante.

10) Mantenha suas mensagens claras e objetivas  

Quando você tem somente 160 caracteres para se expressar é importante ir direto ao ponto. A objetividade é uma das características que tornam o SMS marketing tão eficiente

Verifique se a sua mensagem é clara e concisa, escrita em português correto. Permita que o cliente compreenda de imediato tudo aquilo que você deseja comunicar. 

Evite abreviações como “vc”, “tb”, “abs”, etc, bem como emoticons e letras maiúsculas. Considere usar esses termos somente se estiverem de acordo com o perfil do público, brand persona e tom de voz da sua marca. 

11) Preste atenção nas métricas de desempenho 

Rastreie com precisão as taxas de abertura e cliques em suas mensagens. É preciso prestar atenção nos números para saber o que funciona e o que não funciona para ajustar estratégias. Pergunte-se sempre: 

  • Quantos clientes abrem suas mensagens?
  • Quantos deles clicam no link ou enviam uma resposta?
  • Quantos fazem o opt-out

Como em qualquer outro canal, você deve avaliar as mensagens, a segmentação dos públicos-alvo e continuar aprimorando sua estratégia de SMS marketing realizando testes A/B por exemplo.

Conclusão 

Muitas empresas já utilizam o SMS marketing em todas as etapas da jornada do cliente com bastante sucesso.

Seguindo algumas regras simples em respeito à privacidade dos clientes, você pode elevar suas taxas de conversão, de forma simples, barata, ágil e eficaz.

Agora que você conhece mais sobre o marketing com mensagem de texto, não perca tempo. Falar com vendas e descubra como começar a incrementar as suas estratégias comerciais hoje mesmo.

social commerce marketing conversacional

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]