busca
todas
imprensa
inteligência artificial
relacionamentos
software
telefonia
vendas
sem categoria
Confira algumas razões que podem levar uma empresa a ter a conta banida no WhatsApp Business. Saiba o que fazer quando ocorrer esse tipo de situação.

Sua empresa teve o WhatsApp banido? Veja o que fazer!

Confira algumas razões que podem fazer uma empresa ter uma conta corporativa banida no WhatsApp Business temporária ou definitivamente. Saiba o que fazer quando ocorrer esse tipo de situação.

#Relacionamento

10/03/2021 •

Compartilhe:

 

Já faz um tempo que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado do Brasil. Por conta disso, se tornou uma ferramenta imprescindível para uma marca se manter sempre conectada com os seus consumidores. As funcionalidades da ferramenta já foram muitas vezes aprimoradas e permitem um contato de qualidade com os diferentes perfis de público de uma empresa. 

Uma pesquisa realizada pelo site Consumidor Moderno aponta que o número de pessoaque  utilizam o WhatsApp para entrar em contato com as empresas está aumentando cada vez mais. Pensando nesse contexto, em que o uso do aplicativo é fundamental para ajudar nas vendas e no contato direto com o consumidor,  de repente uma conta corporativa acaba alertada com umas das seguintes notificações 

  • “A sua conta está temporariamente banida do WhatsApp porque pode ter violado os nossos Termos de Serviço “ 
  •  “O seu número de telefone foi banido para o uso do WhatsApp. Entre em conato com o suporte para ajuda “ 

Se umas dessas mensagens foi enviada pelo aplicativo de mensagem, significa que o famigerado banimento do WhatsApp aconteceu. Mas não é preciso se desesperar, pois neste blog post vamos falar quais medidas tomar para evitar que isso aconteça novamente e os fatores que podem ter levado a isso. Confira também o passo a passo para recuperar o número da sua conta. 

WhatsApp banido = Prejuízo para a sua empresa 

Atualmente, é muito comum entre os consumidores enviar mensagens por meio do aplicativo às empresas,  procurando sanar dúvidas sobre produtos, serviços e fazer pedidos.  Contudo, nenhum perfil de negócio pode cometer erros que violem as políticas do WhatsApp e, consequentementeacabe correndo o risco de perder o contato com o cliente.  

Se por acaso algum dia alguém acabar se deparando com a temida mensagem de banimento do WhatsApp, precisa entender que nem tudo está perdido 

Por que uma conta é banida do WhatsApp? 

Antes de prosseguir, é necessário entender por qual motivo o WhatsApp pode acabar banindo uma conta. Desse modo, entender esse fator será importante para evitar que isso ocorra novamente.

As razões para uma conta ser banida podem ser várias, mas aqui estão as mais comuns: 

  1. Enviar mensagens em massa  
  2. Ser denunciado ou bloqueado por vários usuários 
  3. Vender produtos não autorizados 
  4. Possuir automação irregular de WhatsApp 
  5. Utilizar versões alternativas do aplicativo 

1. Enviar mensagens no WhatsApp em massa 

O disparo de mensagens em massa no aplicativo de mensagens para usuários - que nunca entraram em contato com o número que enviou - é um dos principais fatores de banimento, já que essa prática não é recomendada. Nas eleições de 2020, o WhatsApp baniu 360 mil contas meses por disparo em massa de mensagens e circulação de notícias falsas em apenas três.

Portanto, se uma conta acabou sendo banida, é importante verificar se ocorreu alguma situação semelhante a esse tipo de envio. Para enviar mensagens em massa sem sofrer banimento, é preciso seguir as normas da conta oficial do aplicativo de mensagens, que é chamado de WhatsApp Business Account (WABA).   

2. Ser denunciado ou bloqueado por vários usuários 

O WhatsApp não divulgou nos seus termos o número exato de usuários que são necessários para bloquear ou denunciar e, consequentemente, um número ser banido. Esse tipo de problema ocorre, na maioria das vezes, quando é feito uma denúncia de spam ou conteúdos inadequados e a plataforma identifica as irregularidades.  

3. Vender produtos não autorizados 

Se uma empresa trabalha divulgando os produtos ou serviços por meio do aplicativo, é muito importante saber quais delepodem ser vendidos dentro do WhatsApp. As empresas não podem comercializar e nem promover a venda de ofertas ou produtos enganosos, falsos, ilusórios ou ofensivos. Para conferir a lista oficial completa, basta acessar aqui. 

4. Automação irregular de WhatsApp 

Empresas que possuem alguma automação de WhatsApp não permitida e enviam sequências de mensagens por meio do aplicativo para um mesmo cliente são bloqueadas. É bom salientar que utilizar alguma plataforma não oficial para executar essa tarefa pode acabar em banimento também. 

5. Utilizar versões alternativas do aplicativo  

Fazer o uso de aplicativos que não oficiais da marca e foram desenvolvidos por outras empresas são uma das formas mais comuns de banimento da plataforma, já que violam os termos de serviço do WhatsApp.

Além disso, as versões alternativas oferecem diversos riscos ao usuário. Os aplicativos “piratas” mais conhecidos são o Whatsapp GB e o FMWhatsappÉ bom lembrar que todas elas são bem parecidas e compatíveis somente com o sistema Android. No entanto, não é recomendando instalá-las devido aos riscos que elas trazem. Veja alguns: 

  • Perda de dados devido à incompatibilidade 
  • Propagandas indesejadas 
  • Falhas na segurança  
  • Suspensão da conta 

Minha conta do WhatsApp foi banida! O que fazer agora? 

Quando nenhuma atividade que viola os termos de serviço do WhatsApp foi realizada e mesmo assim um número é banido, pode ter acontecido algum engano. Nessas situações não é necessário haver preocupação demasiada, já que ainda é possível recorrer. 

Como explicamos acima, há várias formas de um banimento acontecer. Porém é bom verificar com atenção se realmente não foi feito nada irregular. 

Mensagem de banimento temporário 

Se você recebeu esse aviso, significa que provavelmente está usando uma versão não compatível do WhatsApp Business ao invés da versão oficial do aplicativo.  

Para solucionar essa situação, basta utilizar a versão oficial do WhatsApp Business quando o tempo de banimento acabar. 

Mas como solicitar a recuperação de conta? 

Uma forma de conseguir recuperar uma conta de WhatsApp é enviar um e-mail para support@whatsapp.com, informando que deseja que a conta seja liberada.  

O conteúdo do texto precisa conter algumas informações primordiais para que a equipe do WhatsApp entenda se alguma política foi violada. 

Para começar, é primordial explicar a versão do aplicativo de mensagens que é utilizado pela sua empresa.  É importante lembrar que se a sua marca não cometeu nenhuma violação dos termos de serviço do aplicativoSe for necessário, apresente provas e casos de uso da sua empresa na plataforma. Lembre-se sempre de informar o número da sua conta 

Quando a equipe do WhatsApp receber a solicitação, irão analisar as atividades da sua conta para verificar se alguma das políticas foi violada. Se constatarem que não houve nenhuma infração, provavelmente a sua conta será liberada e seu número retomado, principalmente se for a primeira vez que isso acontece. O tempo de resposta da equipe de atendimento pode levar até 48 horas. 

Como profissionalizar o atendimento do WhatsApp e evitar essas situações? 

O primeiro passo para começar a profissionalizar o atendimento de uma empresa é contar com uma plataforma de atendimento que unifica todas as comunicaçõesPor conta disso, é importante adquirir a API oficial a partir de empresas que fazem isso de forma legal e, dessa forma,  ficar longe de transtornos e falhas.  

A Code7, conta com uma eficiente plataforma omnichannel de atendimento ao cliente, que integra todos os seus canais de comunicação, como WhatsApp e voz em uma única tela. Com o WhatsApp Businnes APImarcas de diversos segmentos podem começar a se comunicar de forma automatizada e muito mais eficiente, tornando o atendimento com o consumidor muito mais profissional.  

Conclusão 

O WhatsApp está cada vez mais popular na rotina das empresasComo resultado, o aplicativo de mensagens se tornou um aliado para variados perfis de marcas, já que pode proporcionar diversas formas de negócio e aprimorar as vendas. 

A versão Business do aplicativo chegou para afirmar o quanto essa ferramenta é importante nesse processo, principalmente com a pandemia iniciada em 2020. Por conta disso, é preciso sempre estar atento às políticas de uso do WhatsApp para acabar não perdendo a conta e tendo prejuízo no caixa da empresa. 

Agora que você já sabe o que fazer para não ter mais o WhatsApp da sua empresa banido, que tal adquirir a API oficial com sabe do assunto? Entre em contato com o nosso time comercial e descubra tudo o que podemos fazer pelo seu negócio. Whatsapp Business API + Code7

Mais posts

#Relacionamento

Atendimento automatizado reduza custos e melhore a satisfação do cliente

Atendimento automatizado: reduza custos e melhore a satisfação do cliente

Reduza custos, amplie a sua capacidade de atendimento e aprimore a experiência do seu cliente! Confira as vantagens do atendimento automatizado.

#Software

O que é PABX Virtual e como ele funciona

O que é PABX Virtual e como ele funciona?

Quer melhorar seu atendimento telefônico, ganhar mais clientes satisfeitos e ainda reduzir custos? Conheça o que é PABX Virtual, como ele funciona e seus recursos inteligentes. 

#Relacionamento

11 dicas de SMS marketing para aumentar suas taxas de conversão

Saiba mais sobre o SMS marketing e como essa ferramenta - muitas vezes subestimada - tem um potencial enorme para elevar sua taxa de conversão.
Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos
e transforme a comunicação da sua marca com os consumidores.
E-mail:*
Code7 Software e Plataformas de Tecnologias Ltda.
Política de Privacidade e Proteção de Dados