17. 06. 2020 - Produzido pela Equipe da Code7

Conheça os desafios da telefonia VoIP para as operações

Conheça os desafios da telefonia VoIP para as operações

Garanta mais qualidade e estabilidade para suas chamadas telefônicas. Conheça uma tecnologia alternativa à telefonia VoIP que pode ser a melhor solução para sua empresa.

Com a evolução e popularização da tecnologia de banda larga, cada vez mais as pessoas e as empresas passaram a adotar novas soluções como o Skype, WhatsApp ou Facebook Messenger para fazer ligações telefônicas através da internet. Por trás desses aplicativos e softwares está a telefonia VoIP, uma das grandes tendências em ascensão na última década. 

O que é telefonia VoIP?

VoIP é a sigla para Voice over Internet Protocol, em português Voz sobre Protocolo de Internet. Portanto, a telefonia VoIP significa uma tecnologia que permite fazer chamadas de voz por meio de uma conexão de banda larga, pois ela transforma o sinal da voz em dados. Assim o áudio digital é transmitido em tempo real através da rede de internet ou de qualquer rede baseada no protocolo IP.

Com os avanços na capacidade e velocidade de transmissão de dados, a telefonia VoIP ganhou projeção e passou a ser cada vez mais utilizada por conta de vantagens como redução de custos, mais segurança com criptografia e a mobilidade. Porém, apesar desses atrativos, as chamadas telefônicas que utilizam a telefonia VoIP ainda apresentam uma série de desafios e problemas que podem afetar bastante a sua qualidade. 

Em muitos casos ela pode influenciar negativamente os resultados de uma operação de atendimento, vendas, cobrança ou suporte, por exemplo, através de uma experiência ruim do usuário . No final, isso pode ter um grande impacto nas taxas de conversão, retenção e fidelização do seu negócio. 

As desvantagens da telefonia VoIP

1) Menos qualidade das Chamadas

A qualidade das ligações feitas por meio da telefonia VoIP está diretamente ligada à qualidade e velocidade da rede de internet utilizada. Uma rede instável causa oscilações nas chamadas, cortes e quedas, bem como pode gerar ruídos e eco nas ligações. 

2) Mais atrasos

Tanto a velocidade de resposta do pacote de internet, quanto a decodificação de dados podem gerar atrasos e ecos nas chamadas telefônicas VoIP. Embora isso não impeça a realização de ligações, essa queda na qualidade e na experiência do usuário é mais uma desvantagem importante em relação à telefonia convencional.

Uma alternativa melhor 

Imagine a quantidade de oportunidades de negócio perdidas por conta de uma rede de telefonia VoIP instável e lenta? No final, você pode se ver gastando mais tempo resolvendo problemas técnicos, do que atendendo clientes e fazendo mais vendas, por exemplo. Para evitar isso, muitas empresas estão utilizando soluções de telefonia que incorporam o TDM, de Time Division Multiplex (Multiplexação por Divisão de Tempo, em português), uma tecnologia alternativa que potencializa a telefonia convencional agregando as vantagens das soluções digitais. 

As vantagens da telefonia TDM

1) Estabilidade

Graças a redundância de rede, a tecnologia TDM garante conexões melhores, ou seja, ligações telefônicas muito mais estáveis do que aquelas que utilizam telefonia VoIP.

2) Funcionalidade

O TDM não possui latência, problemas de compatibilidade de codec e agregação de artefatos de cancelamento de ruído implementados nos roteadores. Isso torna os sistemas de telefonia TDM bastante confiáveis na detecção de tons de comando de toque, garantindo a máxima funcionalidade para os recursos de voz.

3) Qualidade de Som

Com a evolução tecnológica do TDM, esse tipo de sistema praticamente eliminou problemas como estática, interrupção, “picotamento” e metalização do som e o popular fenômeno “voz no barril”. O TDM oferece um som muito mais nítido e de qualidade insuperável.

4) Confiabilidade

Ao contrário da telefonia VoIP, com a tecnologia TDM não é preciso se preocupar com o tempo de inatividade na maior parte do tempo. O TDM não depende da disponibilidade da Internet ao longo de todo o percurso que a ligação faz. Ou seja, você não depende da internet do provedor VoIP e do transporte da ligação para realizar suas ligações, que são fatores externos que você não pode gerenciar. 

5) Flexibilidade e Mobilidade

Geralmente você encontra o termo TDM associado à telefonia fixa. Sistemas como o PABX Virtual da Code7, por exemplo, que utiliza o TDM, oferecem a flexibilidade e mobilidade que só uma solução na nuvem apresenta. Isso permite criar facilmente suas centrais de atendimento ou escritórios de forma remota

Conclusão

Embora represente uma evolução e seu uso cresça a cada dia, em muitos casos a telefonia VoIP ainda não substitui a telefonia convencional, seja em termos de qualidade ou estabilidade de sinal nas ligações telefônicas.

Por isso, o TDM se apresenta como uma solução acessível e eficiente para empresas de todos os portes, que por meio dessa ferramenta utilizam a melhor tecnologia de voz do mercado, evitando os custos de implantação e conexão da telefonia VoIP – e seus problemas.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, talvez tenha interesse em saber como pode melhorar o relacionamento com os seus consumidores. Veja como aprimorar o atendimento em todos seus pontos de contato, incluindo o telefone. É uma alternativa moderna e simples que pode fazer você ganhar mais clientes satisfeitos e reduzir custos. Confira mais no nosso post O que é PABX Virtual e como ele funciona?

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]