17. 11. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Televendas vai morrer! Saiba como migrar para o digital!

Televendas vai morrer! Saiba como migrar para o digital!

Você, ainda, prospecta clientes por telefone? Então, é melhor pensar em novas estratégias comerciais. Afinal, a televendas vai morrer e se a sua empresa não quer ir junto, é melhor começar a migrar para o digital hoje mesmo! 

Não sabe por onde começar? Então, já salva este conteúdo. Vamos mostrar como você pode fazer essa transição da melhor forma possível. 

O que é televendas e como funciona? 

A televendas, como o próprio nome diz, é o processo de vendas realizado via telefone. Ou seja, trata-se de uma abordagem realizada por vendedores para fazer negociações, exposição de produtos e muito mais. 

O principal recurso utilizado, nesse caso, é a voz. 📢Nesse sentido, o vendedor precisa contar com uma expertise a mais para convencer o cliente a executar uma ação. Afinal, para não perder uma oportunidade, é preciso manter o consumidor engajado na chamada telefônica.📞 

Mas, qual a diferença entre televendas e telemarketing? 

É normal as pessoas confundirem esses dois termos. Contudo, é importante deixar claro que eles representam estratégias diferentes. O telemarketing, no caso, trabalha com ações mais abrangentes. Em outras palavras, ele inclui o relacionamento da marca com o cliente, a pesquisa de satisfação, os feedbacks e, também, a parte de vendas. 

Nesse sentido, pode-se dizer que a televendas está dentro desse guarda-chuva chamado telemarketing. 

Esclarecido os conceitos, você deve estar se perguntando: mas, afinal, por que a televendas vai morrer? É isso que vamos explicar no próximo tópico.😉

Por que a televendas vai morrer? 

Antes de tudo, responde uma coisa: independente da finalidade, você costuma passar quanto tempo no telefone falando com empresas? 

Hoje, muita gente acaba desistindo de uma compra ou de uma negociação pela demora do atendimento prestado via telefone. A fila de espera, a troca de ramais para resolver os problemas, a necessidade de ter que repetir as informações mais de uma vez…Enfim, tudo isso faz como que as pessoas se sintam desmotivadas a permanecerem na linha. 

Nota-se que o fator tempo, é um dos principais itens que levam a insatisfação do público diante das televendas. Afinal, na era do imediatismo, qualquer segundo pode se tornar uma eternidade. 

Portanto, esse seria um dos motivos que vem ameaçando esse formato de abordagem. Além disso, o surgimento de novas tecnologias tem levado o público a consumir outros canais de comunicação. 

Segundo o levantamento “Módulo de Tecnologia de Informação e Comunicação”, em 2021, a internet já havia chegado em 90% dos lares brasileiros. Ou seja, a maior parte da população está no ambiente on-line.   

Sendo assim, nada melhor do que oferecer opções de contato mais acessíveis para facilitar as conversas, concorda? 

Dúvidas televendas

Quais as vantagens de migrar para os canais digitais? 

Ao disponibilizar canais digitais para o atendimento, é possível desenvolver estratégias mais assertivas. Confira abaixo, algumas vantagens! 

  • Agilidade nas respostas ao estruturar os pontos de contato no ambiente on-line, é possível estabelecer uma comunicação mais rápida e direta. Afinal, você pode automatizar as mensagens, por meio de um chatbot, para responder as principais dúvidas de forma imediata. 

          📍Faça seu bot de GRAÇA aqui! 

  • Atendimento simultâneo – você amplia suas possibilidades de relacionamento, uma vez que pode utilizar diversos canais para prospectar clientes ao mesmo tempo. Com uma plataforma omnichannel, por exemplo, é possível centralizar os contatos em uma única tela. Sendo, assim, você não perde venda. 
  • Jornadas de compras completas – utilizando as ferramentas certas, você consegue acompanhar o seu cliente em todas as etapas. Ou seja, você pode criar ações para prospectar, converter, reter e fidelizar o seu público na base. Tudo isso, de forma conectada.  
  • Aumento da satisfação – sem dúvida, ao estruturar um atendimento digital, a taxa de engajamento tende a aumentar e, consequentemente, a satisfação do público. Afinal, ao diminuir o tempo de espera e disponibilizar vários pontos de contato, você irá gerar mais empatia. 
  • Métricas – quando o assunto é atendimento, mensurar o desempenho pode parecer algo difícil de ser realizado. Porém, os canais digitais oferecem vários recursos para você medir o desempenho das ações. Dessa forma, você pode traçar melhorias contínuas.  

televendas - atendimento

Como migrar para os canais digitais? 

Com tantas vantagens assim, não tem como ficar de fora do digital, não é? Listamos abaixo, algumas ações que podem te ajudar nesse processo migratório. Confira! 

Conheça o perfil do seu cliente 

Antes de tudo, você deve entender com quem está falando. Quais sãos as personas da sua marca? É bom você fazer uma pesquisa para saber qual a faixa-etária, as principais necessidades, anseios e desejos das pessoas, entre outros itens. Essas informações irão te ajudar a fazer um planejamento de marketing mais personalizado. 

Defina os canais de contato 

Após realizar a pesquisa do cliente, você terá insumos suficientes para decidir em quais canais de contato irá investir. Hoje existem várias possibilidades, tais como: WhatsApp, Instagram, Messenger etc; basta você identificar quais serão os mais propícios para o seu negócio. 

Utilize boas ferramentas digitais 

Você vai precisar de boas ferramentas digitais para otimizar o trabalho. Portanto, procure por empresas que ofereçam serviços completos. Ou seja, desde a criação de um chatbot até o desenvolvimento de uma plataforma omnichannel. Dessa forma, você vai reduzir custos utilizando um único fornecedor. 

Faça integrações 

Migrar para os canais digitais, não significa que você deverá deixar pra trás todas as ações vigentes na sua empresa, mas sim potencializá-las. Então, busque aproveitar os recursos que já estão em uso na sua organização, fazendo integrações com softwares mais robustos. 

Dicas extras! 

Para que a sua migração para o digital seja, ainda, mais positiva, separamos algumas dicas extras pra você! Confira! 

  • Tenha um site e um blog – por incrível que pareça, produzir conteúdo para a internet, é uma ótima forma de atrair leads e intensificar as vendas. Então, se possível, não deixe de investir nisso, ok? 

 Gostou das dicas? Então, bora começar a colocá-las em prática? Aqui na Code7, nós temos um time de especialista, pronto, para te atender. Se você tem alguma dúvida, não deixe de entrar em contato. 

Chegou a hora de deixar para trás abordagens ultrapassadas e entrar no mercado com uma real visão de futuro.   

Dê adeus para a televendas e vem ter sucesso no mundo digital! 

tendências

Posts Relacionados

6 Dicas para personalizar chatbot no WhatsApp

Os chatbots vieram para ficar. Os usuários podem falar com eles a qualquer momento, sem filas de espera, e isso transforma o atendimento digital em uma experiência melhor. E ter essa ferramenta no WhatsApp, ou seja, na plataforma que 80% dos brasileiros usam para se comunicar, é necessário para todas as empresas! Mas, desde a […]

8 motivos para ter um chatbot no varejo

Já pensou em reforçar o seu time de atendimento com a ajuda de um robô? Pois saiba que, atualmente, isso é possível. O chatbot no varejo pode ser utilizado de diversas maneiras para impulsionar os negócios e otimizar o relacionamento com os clientes.  Quer conhecer os principais motivos de utilizar um bot ? Então, acompanhe este […]

Live commerce: segredos e conceitos

O comércio digital está mais badalado do que nunca. As compras pela internet foram normalizadas durante a pandemia e seguem crescendo, como aponta a E-commerce Brasil. Mas, é preciso buscar estratégias para continuar atraindo e engajando leads. Afinal, a concorrência no meio é grande. Por isso, uma das soluções que está conquistando o mercado é o […]