17. 11. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Televendas na era digital: aprenda a criar chamadas inteligentes!

Televendas na era digital: aprenda a criar chamadas inteligentes!

Qual estratégia você utiliza para aquecer a televendas na era digital? Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam ficar atentas às atualizações do mercado e inovar nas abordagens. Quer saber como fazer isso? Vem com a gente!

Pesquisas apontam  que a experiência do cliente será um item, cada vez mais, valorizado nas organizações. Isso quer dizer que, se você administra algum tipo de negócio, deverá se reinventar para alcançar o público desejado e, claro, vender mais. 

A começar pela comunicação! ? Pensar em novas estratégias é o primeiro passo para o sucesso. Por isso, neste blog post, vamos te mostrar como é possível modernizar os processos de venda, via telefone. 

Acompanhe!

O que é televendas?

A televendas, como o próprio nome diz, é o processo de vendas realizado via telefone. Ou seja, trata-se de uma abordagem realizada por vendedores para fazer negociações, apresentação de produtos e muito mais. 

O principal recurso utilizado, nesse caso, é a voz. Geralmente, o vendedor precisa contar com uma expertise a mais para convencer o cliente a executar uma ação. Afinal, para não perder uma oportunidade, é preciso manter o consumidor engajado na chamada telefônica.?

Mas, qual a diferença entre televendas e telemarketing? 

É normal as pessoas confundirem televendas com telemarketing. Contudo, é importante deixar claro que eles representam estratégias diferentes. O telemarketing, no caso, trabalha com ações mais abrangentes. Em outras palavras, ele representa todo o relacionamento da marca com o cliente, incluindo a pesquisa de satisfação, os feedbacks e, também, a parte de vendas. 

Nesse sentido, pode-se dizer que a televendas está dentro desse guarda-chuva chamado telemarketing. 

Esclarecido os conceitos, você deve está se perguntando: em plena era digital, o método de televendas, ainda, é eficaz? ?

E a resposta é SIM! Adotando os passos certos, é possível converter chamadas em oportunidades. Veja a seguir, como fazer isso!

Leia também:  Script de vendas: como fazer?

Como criar uma estratégia eficiente e potente na televendas?

Tudo começa com planejamento. Separamos algumas dicas para ajudar você. Confira!

?Conheça o perfil do seu público

Antes de tudo, você deve entender com quem está falando. Quais são as personas da sua marca? É bom você fazer uma pesquisa para saber qual a faixa etária, as principais necessidades, anseios e desejos das pessoas, entre outros itens. Essas informações irão te ajudar a fazer um plano de marketing e vendas mais personalizado.

?Utilize um voicebot integrado à um discador automático

Você pode agilizar e personalizar o atendimento, automatizando suas interações com um voicebot. Afinal, o robô de voz é capaz de conduzir toda a comunicação, via telefone, identificando as necessidades dos clientes e direcionando-os para a parte do fluxo mais adequada.

Dessa forma, além de conseguir atender mais pessoas, em um curto período, você elimina a necessidade de contratar novos operadores humanos. Ou seja, é mais economia para sua empresa!

Além disso, você pode automatizar o processo de discagem telefônica da sua operação. Assim, sua equipe não precisa ficar pesquisando contatos na base e realizar a discagem de forma manual. Saiba mais detalhes aqui!

?Faça integrações!

A sua abordagem por telefone não precisa ser isolada. Você pode enriquecê-la, incluindo outros canais de contato na sua jornada de atendimento. Por isso, é tão importante conhecer o perfil do seu público, primeiro. Assim, você pode descobrir os meios de comunicação preferidos dele.

O WhatsApp, por exemplo, é o aplicativo mais popular do Brasil, atualmente. Sendo assim, você pode adquirir a versão mais profissional do app e adicioná-la à sua estratégia. Além dele, é possível incluir chatbot, e-mail e muito mais! Bem legal, né?

?Invista no digital

Aposte em outros tipos de ações no ambiente on-line! Você pode criar um site e produzir conteúdo para capturar mais leads, por exemplo.

Outra opção, é investir no live commerce.  As famosas transmissões ao vivo geram uma conexão muito forte com o público. Você pode programar diversas ações, tais como: saldão de estoque, lançamento de novos produtos etc..

E o pós-venda, como fica? 

Outro ponto importante, é o pós-venda. Muitas empresas acabam negligenciando essa parte. Contudo, é essencial ter em mente que essa etapa, também, compreende a jornada do cliente. Sendo assim, é indispensável pensar em ações para mantê-la aquecida.

Por isso, a dica que trazemos hoje para fortalecer o seu pós-venda, é: estruture um canal de Atendimento ao Cliente. Ou melhor, o famoso SAC.

Para isso, escolha uma ferramenta adequada. No caso do atendimento por voz, uma boa opção é a URA Cognitiva. Além de possuir alta tecnologia, por meio dela, é possível disponibilizar um número para contato e ficar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para o seu cliente. Descubra outros benefícios dessa tecnologia aqui.

URA

3 vantagens de modernizar o processo de televendas!

Por fim, listamos 3 vantagens de modernizar a televendas na sua empresa. Já tira o print, para não esquecer! ?

1º) Jornadas de compras mais completas – ao integrar a televendas à outras estratégias de contato e utilizar ferramentas digitais, você consegue acompanhar o seu público, em todas as etapas. Desse modo, pode criar ações integradas para prospectar, converter, reter e fidelizar a sua base.

2º) Aumento da satisfação –  sem dúvida, ao estruturar um atendimento digital, a taxa de engajamento tende a aumentar e, consequentemente, a satisfação do público. Afinal, ao diminuir o tempo de espera e disponibilizar vários pontos de contato, você tende a gerar mais empatia.

3º) Melhora contínua – adotando boas tecnologias, você consegue mensurar melhor o desempenho do seu atendimento. Assim, é possível traçar ações para aumentar a eficiência do seu negócio.

Como é possível notar, a televendas continua sendo uma boa opção de abordagem nas empresas, basta utilizá-la de forma inteligente. Se você, ainda, tem dúvidas sobre o assunto,  fale com um dos nossos especialistas.

Explore todo o potencial da tecnologia de voz e alcance mais pessoas.

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]