20. 10. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Tendências digitais para o varejo em 2023

Tendências digitais para o varejo em 2023

Novos modelos de negócios estão surgindo e a pergunta que fica é: a sua empresa está preparada para ser competitiva no mercado? Bem, para ajudar você a ter estratégias mais assertivas, listamos as principais tendências digitais para o varejo em 2023.  

Então, já prepara o print e vem conferir cada tópico deste conteúdo. 😊  

Afinal, como as pessoas estão comprando? 

Entender o comportamento dos consumidores, sem dúvida, é um dos primeiros passos para saber qual caminho seguir. Afinal, nos últimos tempos, os hábitos de consumo mudaram, exponencialmente, e as empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade.  

O digital passou a ser mais utilizado, uma vez que a tecnologia se tornou mais presente na vida das pessoas. Diante desse contexto, as marcas precisaram repensar suas ações comerciais para ampliar o alcance.  

Atualmente, nota-se que muitas empresas já estão mais consolidadas no ambiente on-line. Porém, nem sempre é fácil acompanhar as atualizações do mercado de varejo, já que as inovações surgem a todo momento.  

Por isso, se você tem uma empresa e deseja crescer em 2023, fique de olho nas principais tendências e comece a planejar o futuro agora mesmo.  

acessar blog -Tendências digitais para o varejo em 2023

Quais as principais tendências digitais para o varejo em 2023? 

A Opinion Box, em parceria com a Dito, lançou recentemente a pesquisa Tendências do Varejo 2023. Nela, eles trazem expectativas para o setor e revelam o comportamento de compra dos consumidores brasileiros.   

Então, bora ficar de olho? 👀 

Jornada de compra híbrida    

De acordo com a pesquisa, de julho de 2021 a julho de 2022, o percentual de público que realizou compras na internet e nas lojas físicas, foi quase o mesmo. Em outras palavras, 73% compraram on-line em sites e lojas virtuais, e 70% de forma presencial.   

Segundo a pesquisa, alguns consumidores disseram que preferem a comodidade de comprar à distância e receber em casa, enquanto outros preferem ir até o local e experimentar os produtos. Por isso, é essencial buscar ações para criar uma jornada de compra completa e conectada. Isso é ser phygital. Saiba mais detalhes aqui!  

Investir na omnicanalidade, ou seja, na integração de diversos canais de atendimento, continuará sendo importante para as marcas garantirem a satisfação dos clientes no próximo ano.  

Afinal, 84% das pessoas disseram que gostam que lojas físicas e on-line estejam integradas para terem mais opções de escolha.  

Markteplace  

Os  marketplaces continuam crescendo! 🚀Entre os mais de 2 mil consumidores entrevistados, 90% disseram ter o hábito de comprar nesses locais. Ou seja, em plataformas on-line que fazem a venda de produtos de uma rede de lojistas.    

Em suma, 68% revelaram consumir nesses espaços por ter uma variedade de vendedores e marcas cadastradas.   

Então, se você está pensando em criar uma loja virtual, pode pensar na possibilidade de se associar a um marketplace, ok?  

Social commerce   

Pega mais essa tendência. 🤗O social commerce, que se refere às marcas que utilizam as mídias sociais para venderem seus produtos e serviços, segue em alta.   

De acordo com a pesquisa, as redes mais populares, atualmente, são: WhatsApp, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok.   

Portanto, se você ainda não investe nesses canais de contato, é melhor repensar a sua estratégia. Afinal, mais do que gerar engajamento, eles podem ser utilizados como canais de vendas.💰 

Live commerce   

As lives cresceram no mercado durante a pandemia de Covid-19, lá em 2020. O formato arrebatou milhões de espectadores e gerou muito entretenimento. Afinal, cantores, influenciadores e artistas em geral, encontraram um meio de interagir com as pessoas em tempo real. O que foi ótimo!   

O mais legal é que essa nova forma de comunicação se estendeu ao meio comercial e ganhou um novo objetivo: vender. Atualmente, muitas marcas já fazem lives para potencializar as vendas e 40% dos consumidores disseram já ter comprado algo durante esse tipo de transmissão.   

Embora, alguns segmentos, como o de moda e acessórios, tenham gerado melhores resultados, a tendência é que tudo passe a ser vendido por meio das lives, de agora em diante.  

Atendimento personalizado   

Já printa esse dado para não esquecer. Afinal, 72% dos consumidores esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses. 

Portanto, a personalização da experiência continua sendo fundamental para atrair, converter e fidelizar os clientes. Em meio a concorrência, será preciso buscar alternativas para encantar o público, transmitir valores e construir relacionamentos reais.   

Em outras palavras, você deverá utilizar os dados coletados da sua base, de forma inteligente, para oferecer bons conteúdos, ofertas customizadas e muito mais.    

Tecnologia no processo de compra   

Os consumidores estão mais conectados do que nunca. Ainda de acordo com a pesquisa da Opinion Box em parceria com a Dito, 86% concordam que a tecnologia ajuda muito no processo de compra. Embora, eles não conheçam muitas ferramentas, eles acreditam que as inovações podem otimizar diversas etapas. Ou seja, a tecnologia pode ser empregada como uma facilitadora do comércio eletrônico e físico.    

Dentre os recursos apontados como mais utilizados, destacam-se: QR Codes; Carteiras digitais para pagamentos; Chatbots; Provadores virtuais e Realidade aumentada ou virtual.   

Portanto, fique atento a essas ferramentas e procure incrementá-las em suas jornadas de compra.  

chatbot

Como se antecipar e se adaptar às tendências?   

Como você pode notar, 2023 será um ano de muitas oportunidades. Afinal, será possível criar diversas estratégias integrando o meio físico com o digital.  

Por isso, separamos algumas dicas para você se antecipar e começar essa adaptação às novidades agora mesmo. Confira!   

Estruture os canais digitais   

Primeiramente, você precisa estruturar os seus canais digitais. Afinal, quais são os pontos de contato existentes na sua empresa, atualmente? WhatsApp, Instagram, Messenger do Facebook… É importante você fazer esse mapeamento e, ainda, verificar quais são os mais utilizados.   

Dessa forma, será possível traçar ações específicas para cada um deles e, sobretudo, promover sua integração. Ao manter uma conexão entre eles, você vai conseguir oferecer uma experiência mais fluída para o seu público.   

Invista em uma plataforma conversacional   

Você deve estar pensando: como vou conectar todos os meus canais de atendimento, certo? Pois bem, para isso você precisa ter uma plataforma conversacional, ou seja, uma interface omnichannel. Assim, será possível centralizar toda a sua comunicação, em uma única tela, e ter uma gestão de atendimento mais eficaz.   

Além disso, ao obter esse tipo de ferramenta, você tem acesso a relatórios completos e pode mensurar o desempenho de cada campanha realizada nas diferentes mídias.   

Importante! Na Code7, você tem a possibilidade de obter a plataforma omnichannel e, também, o aplicativo Code7 Omni. Por meio do app, é possível incrementar as vendas no formato phygital. Afinal, ele pode ser utilizado pelos vendedores das lojas físicas, em momentos de baixo movimento, para dar suporte as vendas on-line. Bem legal, né?  

Crie jornadas conectadas   

Se você, realmente, deseja fisgar o consumidor, precisa encontrar maneiras de se conectar com ele. O primeiro passo para isso, é pensar no macro. Ou seja, no caminho que o seu cliente vai percorrer até chegar ao objetivo desejado.   

Afinal, quais recursos você irá utilizar para fazê-lo avançar para a próxima fase? É preciso criar processos sincronizados. Aqui na Code7, as empresas conseguem planejar essas ações por meio do Journey Builder, nosso construtor de jornadas digitais. Tudo de forma automática. Assim, é possível ganhar tempo e otimizar todo o trabalho.   

O que não faltam são opções de crescimento. Então, se você quer começar 2023 de forma promissora, fale com um especialista da Code7 e saiba como podemos te ajudar.   

Faça a diferença na sua área de atuação e seja visto pela sua audiência! 😉 

Leia também:  

Posts Relacionados

Televendas vai morrer! Saiba como migrar para o digital!

Você, ainda, prospecta clientes por telefone? Então, é melhor pensar em novas estratégias comerciais. Afinal, a televendas vai morrer e se a sua empresa não quer ir junto, é melhor começar a migrar para o digital hoje mesmo!  Não sabe por onde começar? Então, já salva este conteúdo. Vamos mostrar como você pode fazer essa […]

6 Dicas para personalizar chatbot no WhatsApp

Os chatbots vieram para ficar. Os usuários podem falar com eles a qualquer momento, sem filas de espera, e isso transforma o atendimento digital em uma experiência melhor. E ter essa ferramenta no WhatsApp, ou seja, na plataforma que 80% dos brasileiros usam para se comunicar, é necessário para todas as empresas! Mas, desde a […]

8 motivos para ter um chatbot no varejo

Já pensou em reforçar o seu time de atendimento com a ajuda de um robô? Pois saiba que, atualmente, isso é possível. O chatbot no varejo pode ser utilizado de diversas maneiras para impulsionar os negócios e otimizar o relacionamento com os clientes.  Quer conhecer os principais motivos de utilizar um bot ? Então, acompanhe este […]