31. 08. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

Por que utilizar uma URA com Inteligência Artificial no SAC?

Por que utilizar uma URA com Inteligência Artificial no SAC?

Já pensou em utilizar uma URA com inteligência artificial no seu SAC? Com o auxílio dessa tecnologia, você consegue otimizar toda a sua operação de atendimento e, ainda, melhorar a experiência do seu público. Saiba mais!

Vamos combinar que não existe nada mais frustrante, para o consumidor, do que entrar em contato com uma empresa e não ter a sua solicitação resolvida, rapidamente, não é mesmo? Além de ficar insatisfeito, tal situação acaba prejudicando a reputação da marca e as vendas.

O fato é que, independente do canal utilizado, uma coisa é certa: o bom atendimento continua sendo premissa para o sucesso de qualquer negócio.  Por isso, investir em um SAC de alta qualidade, é fundamental. Mas, como fazer isso??

O primeiro passo é optar por ferramentas que sejam, realmente, funcionais no dia a dia. Hoje, em especial, vamos mostrar como você pode ter um atendimento por voz, estruturado, utilizando uma URA com  Inteligência Artificial.

Acompanhe!

Como funciona uma URA com Inteligência Artificial?

A URA com Inteligência Artificial, também é conhecida como URA Cognitiva. Ela vem se destacando no mercado, por apresentar uma tecnologia bastante avançada, que proporciona atendimentos  ágeis e dinâmicos.

?Mas, o que ela tem de tão especial assim?

Pois bem, ao contrário da URA tradicional, que é caracterizada por menus burocráticos e ineficientes, esse outro tipo de ferramenta torna o contato por voz, bem mais objetivo e humanizado. Isso ocorre devido a vários fatores.

Primeiramente, pelo fato dessa inovação utilizar a técnica de processamento de linguagem natural para  compreender e analisar a intenção de fala de cada usuário, e fornecer respostas baseadas nela. Em outras palavras, a URA com Inteligência Artificial consegue identificar palavras-chaves, estruturas de frases e todo o contexto envolvido nas conversas.

Além disso, outro fator que contribui para essa eficiência operacional é a possibilidade de aprender com cada interação realizada. Afinal, a URA Cognitiva consegue evoluir de forma constante e se aprimorar cada vez mais.

Sem contar que, com essa ferramenta, é possível criar menus mais estruturados e adaptáveis. O que faz toda a diferença!

Enfim, o que não faltam são vantagens, tanto para as empresas, quanto para os usuários. Por isso, ter essa tecnologia atuando na linha de frente do seu SAC, pode ser uma ótima opção.

Listamos os principais motivos para você aderir a essa inovação, logo abaixo.

URA

URA com Inteligência Artificial no SAC: 6 motivos para aderir!

Atualmente, as empresas precisam buscar alternativas para surpreender o cliente de forma positiva e, ainda, oferecer atendimento conforme a legislação. Afinal, a nova lei do SAC entrou em vigor no final de 2022 e tem exigido diversas adaptações.

Nesse sentido, utilizar a URA com Inteligência Artificial, como uma opção de contato para o público, pode tornar o processo de conversação, via telefone, mais simplificado.

Quer saber o porquê? Confira abaixo! ?

1º motivo – Integração com outros programas

Desde o ano passado, a  omnicanalidade se tornou obrigatória para o SAC. Isso quer dizer que, agora, as empresas são obrigadas a oferecerem mais de um canal de suporte para os consumidores, sendo que todos eles deverão estar integrados.

Ou seja, mais do que nunca, você precisa selecionar melhor as suas ferramentas digitais.

No caso da URA, dependendo do fornecedor que você escolher, ela poderá ter a opção de integração com outros canais, tais como: e-mails, redes sociais, chatbots etc. O que é ótimo! Afinal, você poderá criar uma jornada de atendimento integrada e plural, de acordo com a nova lei.

2º motivo – Transbordo para atendimento humano

Ter uma URA funcionando no SAC, é indispensável. Afinal, a obrigatoriedade em fornecer atendimento, via telefone, continua em vigor. Por isso, não tem como ficar sem essa ferramenta na sua operação.

Mas, ao optar pela URA com Inteligência Artificial, você consegue proporcionar muito mais autonomia para os usuários resolverem as suas solicitações de forma independente. Basta criar um fluxo de atendimento direcionado e customizado.

Além disso, você pode incluir a opção de transferência para atendentes humanos, caso a demanda não seja resolvida. Afinal, a nova legislação torna indispensável o transbordo para atendimento humano, sempre que necessário. E mais! Se a ligação cair, durante o atendimento, a empresa deverá retornar a chamada imediatamente.

3º motivo-  Alta disponibilidade

Ao utilizar uma URA inteligente, você consegue oferecer um atendimento bem mais rápido e ficar disponível o tempo todo. Em outras palavras, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Sem contar que esse tipo de ferramenta oferece recursos para tornar a comunicação com o público mais clara. Por exemplo, é possível programar e disparar mensagens informando o tempo de espera, seja por minuto ou posição na fila, para os usuários em linha.

Desse modo, além de garantir mais transparência na relação entre empresa e cliente, você acaba cumprindo uma das normativas da legislação. Bem legal, né??

ChaGPT

4º motivo – Menus mais dinâmicos

O decreto de 2022, também, obriga as empresas a oferecerem um menu informativo para que os clientes possam escolher sobre quais assuntos desejam falar. Sendo necessário incluir a opção de cancelamento de contratos e serviços, bem como reclamação.

Ao optar pela URA com Inteligência Artificial, você consegue criar menus mais funcionais e coerentes. Em outras palavras, o consumidor não precisa ficar percorrendo o menu para achar a opção desejada, basta ele falar sua solicitação. O que acaba encurtando o caminho de resposta. Com isso, você garante que a experiência, via telefone, seja satisfatória.

5º motivo – Histórico de atendimento

Nem todas as URAs disponibilizam o histórico de atendimento dos clientes, com detalhes sobre cada conversa. Algumas, são tão obsoletas que não são capazes de armazenar grandes volumes de dados.

Porém, ao optar por uma solução mais moderna, você consegue ter essa funcionalidade e registrar cada interação. Além disso, algumas opções do mercado incluem infraestrutura na nuvem, fazendo com que a empresa não precise se preocupar com armazenamento.

Com isso, mesmo que, durante o atendimento, aquele contato seja transferido para outro setor, a sua equipe terá acesso às informações relativas àquela solicitação. Não sendo necessário, refazer as mesmas perguntas para o usuário.

Além disso, caso o consumidor queira ter acesso ao histórico das conversas, a sua empresa poderá fornecer os dados, conforme a legislação.

6º motivo –  Acessibilidade

Outro motivo para utilizar a URA inteligente é com relação à acessibilidade. Por meio do “Reconhecimento de voz”, por exemplo, é possível interpretar e responder a comandos de voz de pessoas com deficiência motoras. 

Além disso, você consegue configurar a sua ferramenta e fornecer opções de interação por meio de texto (como o WhatsApp) e voz. Desse modo, as pessoas podem escolher a melhor forma de se comunicarem com a sua marca.

⚠️A acessibilidade tornou-se  um item obrigatório, desde 2022.

Diga adeus para o velho SAC!

Como é possível perceber, o que não faltam são motivos para incluir uma URA com Inteligência Artificial nas suas operações de SAC.

Além de todos os recursos que foram apresentados acima, esse modelo fornece relatórios e insights valiosos, para você acompanhar a qualidade do seu atendimento.

Portanto, se você deseja estabelecer uma comunicação mais engajada com a  sua base de contatos, não deixe de investir nessa tecnologia. Fale com um especialista da Code7 e saiba como podemos te ajudar nesse processo.

Crie diálogos humanizados com o seu público e faça, de cada chamada, um case de sucesso.?

Leia também:

IA generativa

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]