13. 01. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

3 motivos para utilizar um chatbot no seu atendimento

3 motivos para utilizar um chatbot no seu atendimento

O novo ano já começou e você ainda não sabe o que fazer para ter uma comunicação mais eficaz com o seu cliente? É bem simples. Basta personalizar o seu atendimento com o uso dos chatbots. Quer saber como isso funciona na prática?  

Pois bem, continue acompanhando este blog post! Listamos 3 motivos para você utilizar os chatbots no seu negócio e diferenciar o seu atendimento da concorrência. Além disso, elaboramos algumas dicas para você utilizar templates personalizados. 

Vamos lá? 

Antes de tudo, o que é um chatbot?   

Desde já, você precisa entender a definição de chatbot. Ele é um software desenvolvido para simular uma conversa com o cliente de forma natural. Durante a construção do robozinho, você ainda pode optar pelo uso da IA (Inteligência Artificial).  

Dessa forma, ele pode ser utilizado de diversas maneiras, tais como: em ferramentas de mensagens (WhatsApp, Messenger, Telegram, etc.), aplicativos móveis, sites e smartphones. Ou seja, trata-se de uma super tecnologia!

Os chatbots conseguem lidar com tarefas repetitivas, como cálculos e pesquisas em bancos de dados. Por isso, utilizar essa ferramenta pode otimizar, e muito, o seu atendimento.  

Desse modo, listamos 3 razões para você aderir ao uso desse recurso no seu negócio. Confira!  

 1 – Automatização e integração dos processos via chatbot 

Em primeiro lugar, sabemos bem que ninguém gosta de esperar, não é mesmo? Afinal, estamos na era do instantâneo, onde tudo é pra ontem. Nesse sentido, fornecer uma resposta imediata para o seu cliente é sempre a melhor solução 

Por isso, os chatbots podem ser uma ótima opção para facilitar as vendas e os atendimentos on-line. Afinal, eles podem ser utilizados para tirar dúvidas básicas 

Além disso, ao integrar os chatbots ao site e aos aplicativos da sua marca, a experiência de compra dos seus clientes tende a melhorar. Visto que eles podem conversar com a sua empresa a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Portanto, você consegue reduzir a fila de espera no seu atendimento e aumentar o lucro com a mesma quantidade de atendentes humanos. Ou seja, é muito mais praticidade para o seu negócio 

 2 – Redução de custos 

 À primeira vista, quem imaginaria que o Brasil seria um dos cinco países que mais utiliza chatbots no mundo? Pois, saiba que essa é uma realidade do mercado e que logo esse número vai crescer ainda mais. 

A pergunta que fica é: você vai ficar de fora desse processo de modernização?

Converter um lead em cliente leva tempo e requer um certo investimento por parte de qualquer empresa, né? Afinal, é preciso adotar um conjunto de ações, em áreas diversas, para atingir o público-alvo e fechar uma venda. Sem dúvida, é um grande esforço. 

Mas, a verdade é que esse processo pode ser otimizado com o uso de chatbots. Ao mesmo tempo que eles reduzem os custos, também simplificam algumas etapas da jornada de vendas.  

Nesse sentido, pode-se dizer que eles aceleram a tomada de decisão. Além disso, os robozinhos têm uma boa recepção do público e não são tão invasivos se comparados a ligações telefônicas, por exemplo. Portanto, você gera mais leads com um custo bem menor!                                                          

3 – Personalização do atendimento ao cliente via chatbot 

Cada vez mais empresas estão investindo em tecnologia para melhorar o atendimento ao público. Aliás, uma boa experiência faz com que a organização ganhe a fidelidade do cliente, aumente sua taxa de retenção e crie mais defensores da marca.  

De acordo com a Tidio, 64% dos usuários consideram o serviço 24 horas, o benefício mais significativo dos chatbots. Mas, hoje não adianta apenas estar disponível, é preciso estar atento e preparado para responder as demandas do público. 

Uma das vantagens dos chatbots é que você pode ter ajuda da Inteligência Artificial para tornar esse contato mais fluído. Afinal, ela permite entender as demandas dos clientes, por meio da identificação de intenções. Desse modo, o cliente pode ser atendido de forma personalizada. Sem contar que pode receber conteúdos mais direcionados.    

⚠️ Quando você for construir o seu próprio chatbot, não esqueça de otimizar as suas interações com um vocabulário rico em palavras-chave. O ideal é não ser algo robotizado ou forçado, a conversa deve acontecer naturalmenteQuanto mais espontâneo, melhor!  

Agora que você já sabe os principais motivos para ter um chatbot, confira como personalizar o seu robô!  

Tenha um bot personalizado em apenas 3 passos!  

 Antes de tudo, imagine que você tem uma clínica médica e o seu cliente precisa de outra via do boleto. Porém, o vencimento é hoje e o horário de atendimento já foi encerrado. Neste momento, o que você faria?   

Ter um chatbot disponível 24 horas pode ajudar em situações como essas! E para facilitar ainda mais a implementação de chatbots pelo seu negócio, Boteria está com novos templates!  

 Olha só que legal: 

Templates Boteria

 Tudo que você precisa fazer é escolher um deles e personalizar com as informações da sua empresa! Quer saber como isso é possível? Vamos lá!   

 Passo 1: Crie a sua conta na Boteria   

Passo 1 Templates  

Passo 2: Escolha um modelo de template e personalize o chatbot   

  • Escolha um modelo que atenda às suas necessidades. Para ajudar, você pode testar o funcionamento dele e ver como será a aparência do seu bot.  
  • Personalize o fluxo conforme a realidade da sua empresa: inclua vídeos, imagens em carrossel e, até mesmo, gifs. Vale tudo para deixar o chatbot com a cara do seu negócio.  

Passo 3: Publique e comece a usar o seu chatbot  

  • Com o fluxo finalizado, chegou a hora de configurar em quais canais ele será utilizado. Você pode escolher ter o seu chatbot no WhatsApp, webchat ou qualquer outro canal. Não é incrível?  

 

  • Depois disso, ele estará pronto para ser usado pelos seus clientes!  

 

 

Bônus: os chatbots criados a partir dos templates já vem com IA configurada! O que é ótimo! Assim, você consegue oferecer conversas mais personalizadas e interativas para os seus clientes. Aumentando o nível de engajamento! 

Venha conhecer os nossos templates e interagir com os nossos robozinhos! 😀

Se você chegou até aqui e gostou do nosso conteúdo, não perca mais tempo! Leia outros artigos do nosso blog e nos siga nas redes sociais.   

 Chegou a hora de crescer no mercado e ficar mais perto do seu cliente!