13. 01. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

3 motivos para utilizar um bot de conversa

3 motivos para utilizar um bot de conversa

Não sabe o que fazer para oferecer um atendimento ágil para seus clientes? Então, precisa continuar lendo este blog post. Vamos te mostrar como utilizar um bot de conversa para otimizar suas interações.

Além disso, vamos te ensinar um jeito fácil de criar esse tipo de robô, a partir de templates. Bem legal, né? Então, já clica para salvar este conteúdo!

Vamos lá? 

Antes de tudo, o que é um bot de conversa?   

Desde já, você precisa entender a definição de bot de conversa. Em suma, trata-se de um software desenvolvido para simular uma conversa com o cliente de forma natural. Durante a construção do robozinho, você  pode optar pelo uso da IA (Inteligência Artificial) e deixá-lo mais esperto, ainda.

Um bot de conversa pode ser utilizado de diversas maneiras, tais como: em ferramentas de mensagens (WhatsApp, Messenger, Telegram, etc.), aplicativos móveis, sites e smartphones. Ou seja, trata-se de uma tecnologia   versátil que pode facilitar, e muito, o dia a dia das organizações.

Para você ter uma ideia, um bot de conversa pode lidar com tarefas repetitivas e rotineiras, até com questões mais complexas. Por isso, ele pode ser aplicado em diferentes áreas.

Listamos 3 razões para você aderir ao uso desse recurso no seu negócio. Confira!  

 1 – Automatização e integração dos processos 

Em primeiro lugar, sabemos bem que ninguém gosta de esperar, não é mesmo? Afinal, estamos na era do instantâneo, onde tudo é pra ontem. Nesse sentido, fornecer uma resposta imediata para o seu cliente é sempre a melhor solução 

Por isso, o bot de conversa pode ser uma ótima opção para facilitar as vendas e os atendimentos on-line. Afinal, ele pode ser utilizado para tirar dúvidas básicas 

Além disso, ao integrar o robô ao site e aos aplicativos da sua marca, a experiência de compra dos seus clientes tende a melhorar. Visto que ele pode conversar com a sua empresa a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Portanto, você consegue reduzir a fila de espera no seu atendimento e aumentar o lucro com a mesma quantidade de atendentes humanos. Ou seja, é muito mais praticidade para o seu negócio 

 2 – Redução de custos 

 À primeira vista, quem imaginaria que o Brasil seria um dos cinco países que mais utiliza chatbots no mundo? Pois, saiba que essa é uma realidade do mercado e que logo esse número vai crescer ainda mais. 

A pergunta que fica é: você vai ficar de fora desse processo de modernização?

Converter um lead em cliente leva tempo e requer um certo investimento por parte de qualquer empresa, né? Afinal, é preciso adotar um conjunto de ações, em áreas diversas, para atingir o público-alvo e fechar uma venda. Sem dúvida, é um grande esforço. 

Mas, a verdade é que esse processo pode ser otimizado com o uso de um bot de conversa. Afinal, com ele você consegue reduzir custos e simplificar etapas da jornada de vendas, acelerando a a tomada de decisão dos clientes.

Além disso, esse tipo de ferramenta de comunicação, é bem visto pelo público e pouco invasivo se comparado a ligações telefônicas, por exemplo. Portanto, você gera mais leads com um custo bem menor!                                                          

3 – Personalização do atendimento ao cliente via bot de conversa

Cada vez mais empresas estão investindo em tecnologia para melhorar o atendimento ao público. Aliás, uma boa experiência faz com que a organização ganhe a fidelidade do cliente, aumente sua taxa de retenção e crie mais defensores da marca.  

De acordo com a Tidio, 64% dos usuários consideram o serviço 24 horas, o benefício mais significativo dos chatbots. Mas, hoje não adianta apenas estar disponível, é preciso estar atento e preparado para responder as demandas do público. 

Uma das vantagens de utilizar um bot de conversa, é que você pode ter ajuda da Inteligência Artificial para tornar esse contato mais fluído. Afinal, ela permite entender as demandas dos clientes, por meio da identificação de intenções. Desse modo, o cliente pode ser atendido de forma personalizada. Sem contar que pode receber conteúdos mais direcionados.    

⚠️ Quando você for construir o seu próprio chatbot, não esqueça de otimizar as suas interações com um vocabulário rico em palavras-chave. O ideal é não ser algo robotizado ou forçado, a conversa deve acontecer naturalmenteQuanto mais espontâneo, melhor!  

Agora que você já sabe os principais motivos para ter um bot de conversa, confira como personalizar o seu robô!  

Tenha um bot personalizado em apenas 3 passos!  

 Antes de tudo, imagine que você tem uma clínica médica e o seu cliente precisa de outra via do boleto. Porém, o vencimento é hoje e o horário de atendimento já foi encerrado. Neste momento, o que você faria?   

Ter um chatbot disponível 24 horas pode ajudar em situações como essas! E para facilitar ainda mais a implementação de bots de conversa no seu negócio, o Módulo Bot da Plataforma Code7 está com novos templates!  

 Olha só que legal: 

Templates Boteria

 Tudo que você precisa fazer é escolher um deles e personalizar com as informações da sua empresa! Quer saber como isso é possível? Vamos lá!   

 Passo 1: Crie a sua conta no Módulo Bot   

Passo 1 Templates  

Passo 2: Escolha um modelo de template e personalize o bot

  • Escolha um modelo que atenda às suas necessidades. Para ajudar, você pode testar o funcionamento dele e ver como será a aparência do seu bot.  
  • Personalize o fluxo conforme a realidade da sua empresa: inclua vídeos, imagens em carrossel e, até mesmo, gifs. Vale tudo para deixar o chatbot com a cara do seu negócio.  

Passo 3: Publique e comece a usar o seu bot de conversa

  • Com o fluxo finalizado, chegou a hora de configurar em quais canais ele será utilizado. Você pode escolher ter o seu chatbot no WhatsApp, webchat ou qualquer outro canal. Não é incrível?  

 

  • Depois disso, ele estará pronto para ser usado pelos seus clientes!  

 

 

Bônus: os chatbots criados a partir dos templates já vem com IA configurada! O que é ótimo! Assim, você consegue oferecer conversas mais personalizadas e interativas para os seus clientes. Aumentando o nível de engajamento! 

Venha conhecer os nossos templates e interagir com os nossos robozinhos! ?

Se você chegou até aqui e gostou do nosso conteúdo, não perca mais tempo! Leia outros artigos do nosso blog e nos siga nas redes sociais.   

 Chegou a hora de crescer no mercado e ficar mais perto do seu cliente! [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]


Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]