24. 11. 2021 - Produzido pela Equipe da Code7

10 dicas para melhorar suas vendas em 2022

10 dicas para melhorar suas vendas em 2022

O ano novo está batendo na porta e a pergunta que fica é: o que você pretende fazer para se destacar no mercado e desbancar a concorrência? É hora de traçar estratégias para impulsionar o seu negócio e aumentar a sua receita. Para ajudar você nesse processo, listamos 10 dicas para melhorar suas vendas em 2022. 

Já prepara o bloquinho para anotar. 📝 Vem com a gente e não perca nenhum trechinho desse conteúdo!

1- Foque na experiência do cliente 

Não tem jeito, a bola da vez é o cliente. Garantir que seu público tenha uma experiência satisfatória e proveitosa em todas as etapas de compra é essencial. Mas, para isso acontecer você precisa ter um olhar mais apurado para as reais necessidades dele. Portanto, conhecer os gostos, os desejos, os anseios e o perfil do seu cliente é o primeiro passo para construir um vínculo. 

Além disso, estamos na era do comércio conversacional. Sendo assim, quanto mais personalizado for o atendimento da sua empresamaiores serão as chances de obter sucesso na sua abordagem e fechar uma venda.  Interação é o segredo do sucesso! 

2- Estude a concorrência e venda mais

Como você quer vender mais, se não sabe quem são os seus concorrentes e como eles estão se comportando no mercado? Estudar a concorrência é essencial para desenvolver uma estratégia de posicionamento diferenciada.  

A pesquisa, além de ajudar na identificação do que está dando certo e errado, deixa claro quais são os caminhos alternativos que podem ser explorados por você.  Portanto, a dica aqui é: fique de olho nos seus vizinhos, ok? Isso vai ajudar você a melhorar suas vendas.

3- Ofereça mais opções de atendimento 

Por mais que a sua empresa tenha um nicho específico de atuação, as pessoas possuem preferências distintas. Nesse sentido, nada mais inteligente do que oferecer múltiplas opções de atendimento. Hoje, você pode estar perdendo clientes pelo simples fato de não está nos canais de comunicação que eles frequentam. Já pensou nisso? 

Então, diversifique! Quanto mais suporte você oferecer, melhor serão os seus resultados e as suas vendas. Afinal o atendimento está, diretamente, relacionado a experiência do cliente. Seja por WhatsApp, Messenger do Facebook, chatbot, SMS, telefone etc.; invista em boas práticas de relacionamento e esteja sempre disponível para o seu público.  

4- Mapeie oportunidades perdidas 

Você já ouviu falar em taxa de churn? Trata-se de uma métrica que aponta o número de clientes que deixaram de fazer um negócio na sua empresa durante determinado tempo. Ela também pode ser entendida como “taxa de rotatividade” ou “taxa de cancelamento”.

Em suma, ela é um importante indicador de desempenho e pode ser utilizada para mapear oportunidades perdidas. Se você não tem o costume de rever seus processos, é melhor começar a se preparar para isso. Afinal, os “gaps” interferem nos resultados das vendas e podem representar oportunidades de crescimento para sua empresa.  

5- Peça feedbacks 

Você costuma ouvir o que seu cliente tem a dizer? Muitas empresas não têm esse hábito. Mas saiba que um feedback pode mudar muita coisa. Às vezes você não consegue identificar o motivo da queda nas vendas, pois ela está em alguma fase do processo de compra. Pode ser uma falha na comunicação, uma demora na entrega do pedido, uma falta de suporte… enfim.  

A partir do momento que você estabelece uma relação de confiança com seu cliente e abre espaço para ele se manifestar, você passa a ter noção do que está acontecendo. Dessa forma, consegue corrigir o erro e evitar que outros clientes passem pela mesma situação negativa. Sem contar que esse retorno tende a melhorar suas vendas.

6- Motive e ofereça treinamento aos seus funcionários 

Para melhorar suas vendas você precisa ter uma equipe bem estruturada por trás, concorda? Afinal, de nada adianta montar uma mega operação de vendas se não tiver ninguém para executar da melhor forma possível. Então, a dica aqui é simples: incentive e apoie o desenvolvimento dos seus funcionários. 

Propicie um ambiente colaborativo e integre os setores de marketing e vendas. Eles precisam estar alinhados. Ofereça treinamentos. Assim, você vai conseguir ter um Dream Team. 

7- Faça parcerias estratégicas  

Você não precisa caminhar sozinho. Muitas empresas tem receio de fazer parcerias. Mas, a verdade é que, com diz o ditado, a união faz a força e gera resultados mútuos. Nesse sentido, criar uma rede de apoiadores é fundamental para fortalecer a marca no mercado e, até mesmo, conquistar novos clientes.  

Embora essa prática requer mais atenção e cuidado, a dica é: escolha parceiros que tenham a ver com o seu nicho de atuação. Por exemplo, se você atua no setor marketing, faça parceria com influenciadores digitais, especialistas em ferramentas digitais etc.   

Lembre-se a parceria precisa agregar valor ao seu negócio. Tem que ser bom para os dois lados.

8 – Tenha um plano de marketing digital  

Não tem como dar as costas para a transformação digital. Com a pandemia, até aqueles clientes que eram mais avessos à tecnologia, se viram dependentes dela. Portanto, não se prenda aos processos antigos e ultrapassados por medo de errar. Invista no marketing digital, amplie suas possibilidades de divulgação e melhore suas vendas. 

Seja por meio das redes sociais, dos e-mails marketing, dos blog postsdas ferramentas do Google… A dica é: se jogue nessa tendência. O conteúdo é um dos segredos para atrair, encantar, converter, fidelizar e engajar clientes. Sendo assim, se a sua empresa ainda não tem um olhar mais apurado para essa área do marketing digital, é hora de começar a mudar. 

9-Utilize os dados a seu favor 

Lei Geral de Proteção de Dados já está vigorando no Brasil e as empresas estão tendo que correr atrás para se adaptarem às normas. Não sei se você já começou a fazer essas mudanças por aí, mas o fato é que é possível utilizar a LGPD a favor do seu negócio. Isso mesmo!  

Para além da parte burocrática, os dados são verdadeiros tesouros. Com eles em mãos, você pode conhecer mais a fundo o perfil do seu cliente. Sem contar que pode utilizá-los de forma estratégica para lançar campanhas e produtos personalizados. 

10- Automatize seus processos 

Você não precisa contratar mais gente para aumentar suas vendas. Esse é um dos maiores mitos que existem por aí. Muitas empresas acreditam que para alcançar mais pessoas é necessário investir em uma equipe maior, certo? Mas, a verdade, é que você pode contar com a ajuda da tecnologia para escalar o seu atendimento e aumentar suas vendas. 

Portanto, a última dica que trazemos neste blog post é: pesquise soluções digitais.  Veja quais são as suas necessidades e encontre ferramentas para facilitar o seu trabalho. Acredite, existem muitas opções para viabilizar um contato mais próximo com o cliente, uma delas é utilizando os assistentes virtuais, os famosos chatbots.  Dessa forma, você, com certeza, vai melhorar suas vendas.

Gostou das dicas? Então, já começa a se preparar para colocar em prática todas essas ações na sua empresa e começar 2022 com tudo! 

Ah! Se precisar de ajuda para otimizar o seu atendimentoclique aqui e fale com um dos nossos especialistas. 

Conhece algum empreendedor que esteja precisando realinhar as estratégias comerciais? Compartilhe esse conteúdo com ele.

Bora fazer um ano novo diferente! Mais conectado, focado e próspero.😉 🚀

Posts Relacionados

Televendas vai morrer! Saiba como migrar para o digital!

Você, ainda, prospecta clientes por telefone? Então, é melhor pensar em novas estratégias comerciais. Afinal, a televendas vai morrer e se a sua empresa não quer ir junto, é melhor começar a migrar para o digital hoje mesmo!  Não sabe por onde começar? Então, já salva este conteúdo. Vamos mostrar como você pode fazer essa […]

6 Dicas para personalizar chatbot no WhatsApp

Os chatbots vieram para ficar. Os usuários podem falar com eles a qualquer momento, sem filas de espera, e isso transforma o atendimento digital em uma experiência melhor. E ter essa ferramenta no WhatsApp, ou seja, na plataforma que 80% dos brasileiros usam para se comunicar, é necessário para todas as empresas! Mas, desde a […]

8 motivos para ter um chatbot no varejo

Já pensou em reforçar o seu time de atendimento com a ajuda de um robô? Pois saiba que, atualmente, isso é possível. O chatbot no varejo pode ser utilizado de diversas maneiras para impulsionar os negócios e otimizar o relacionamento com os clientes.  Quer conhecer os principais motivos de utilizar um bot ? Então, acompanhe este […]