27. 07. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

WhatsApp API: saiba como obter!

WhatsApp API: saiba como obter!

Você pensa em utilizar o WhatsApp API na sua empresa, mas não sabe como fazer para obter essa versão do mensageiro? Então, este conteúdo é para você. Vamos contar tudo sobre essa ferramenta e mostrar como você pode adquirir uma conta oficial, com total segurança. 

De acordo com o relatório feito pela We Are Social e Metwater, 93,4% dos brasileiros, de 16 a 64 anos, utilizam o WhatsApp no país, atualmente. O que equivale a 169 milhões de usuários. Bastante, né? 

Os números reforçam a popularidade que o aplicativo ganhou nos últimos anos. Seja para conversar com amigos, trocar giffs e memes, tirar dúvidas sobre determinado produto/serviço, o fato é que o app tornou-se um excelente canal de comunicação.

Sendo assim, a sua marca, mais do que nunca, precisa se fazer presente nele. Contudo, para estabelecer uma comunicação profissional, no aplicativo, é necessário obter a versão mais completa. Em outras palavras: o WhatsApp API. É sobre ele que vamos falar agora! ? 

Vem com a gente! 

O que é o WhatsApp API? 

Antes de tudo, você precisa saber que o WhatsApp API (também conhecido como WhatsApp Business API ou WABA) não é tão novo, quanto se imagina. Afinal, ele chegou ao mercado em 1º de agosto de 2018. O principal intuito, dessa versão, é suprir as necessidades das médias e grandes empresas que possuem altos volumes de atendimento. 

Ele se diferencia dos outros modelos do WhatsApp (Pessoal e Business APP), por apresentar recursos extras que facilitam o relacionamento com a base de contatos. Entre eles, a possibilidade de integração com chatbots.   

Por meio dos robôs, é possível, por exemplo, automatizar as conversas e escalar a comunicação com total agilidade e eficiência.  

Em suma, pode-se dizer que o WhatsApp API é uma ótima opção para as marcas estabelecerem uma conversação mais intensa com seus consumidores. 

Mas, como ele funciona? 

Essa versão, funciona por meio de uma API. Em outras palavras, uma interface de programação que possibilita a troca de dados entre sistemas. 

A partir dela, é possível fazer a integração do aplicativo com diversos outros softwares, tais como: CRM, plataforma omnichannel, sistemas de cobranças etc. 

É, exatamente, por isso que, ao utilizar o WhatsApp comercial, as empresas conseguem ter um atendimento muito mais estruturado e funcional.  

Mas, as vantagens não param por aí. Olha só quantos recursos esse modelo, também, disponibiliza! ? 

  • Mensagens de HSM: com essa funcionalidade, é possível disparar mensagens em massa, para uma base de contatos, e atingir muito mais pessoas. Além disso, você pode criar conversas interativas com botões de resposta rápida, e adicionar links para o site da empresa ou para efetuar ligação para um número de telefone. Desse modo, a comunicação entre a marca e o público fica mais fluída.

 

  • Quantidade ilimitada de atendentes no mesmo número: sua equipe inteira pode trabalhar e atender à vários clientes, simultaneamente, utilizando um único número de WhatsApp. Quer comodidade maior? 
  • Automatização de mensagens: por meio de um bot, é possível automatizar as interações. Você pode criar fluxos de conversas, de acordo com as suas necessidades, e disparar mensagens automáticas. O robô pode, por exemplo, responder às dúvidas frequentes, capturar leads, fazer triagens de currículos, emitir boletos etc. Tudo isso, sem ter a necessidade de intervenção humana. Ou seja, é mais agilidade no atendimento. 
  • Integração com outros canais: como foi dito anteriormente, você consegue integrar a API do WhatsApp Business à outros sistemas e canais. Sem contar que, pode potencializar o seu app, fazendo a integração com o ChatGPT.  Saiba mais aqui. ✅ 
  • Relatórios personalizados: com essa versão, é possível, também, mensurar a qualidade dos atendimentos prestados, a partir de relatórios. Você consegue ter acesso à diversos dados, tais como taxa de entrega das mensagens, quantidade de mensagens lidas, histórico das conversas, entre outros. Assim, você consegue ter insights para traçar melhorias no seu atendimento. 

Por que considerar o WhatsApp oficial nas suas estratégias? 7 motivos 

Como você pode perceber, o que não faltam são recursos extras, no WhatsApp API. Mas, listamos, aqui, os GANHOS que a sua empresa passa ter, ao utilizá-lo no dia a dia. Confira! 

1- Relacionamento mais humano e próximo dos consumidores 

Como você viu, no início deste conteúdo, o WhatsApp é o aplicativo mais popular do Brasil. Sendo assim, ao estabelecer uma comunicação no app, você gera mais empatia com seus consumidores e “quebra” a barreira da burocracia.  

2- Redução de risco de bloqueio no aplicativo 

É comum encontrar no mercado, versões alternativas do WhatsApp API. Porém, é preciso ter cuidado, pois essas opções podem causar problemas. A sua empresa pode ter o número banido ou bloqueado, por exemplo. 

Então, para evitar esse e outros tipos de transtornos, é melhor optar pela API oficial. Além de ter mais garantias, ela vale muito a pena, pelas funcionalidades oferecidas. 

3- Dados mais protegidos 

Com a API, os dados da sua empresa e dos seus clientes ficam mais protegidos. Desse modo, você tem menos chances de ter problemas com vazamentos de informações confidenciais e com a LGPD. 

4- Mais confiança no mercado 

Ao aderir a essa versão do app, você pode obter o selo de autenticação do WhatsApp. Com isso, a sua empresa transmite mais confiança e profissionalismo para os clientes e para o mercado. Afinal, quando o consumidor for entrar em contato, ele terá certeza de que estará falando com um conta oficial. 

5- Atendimento híbrido 

Você pode ficar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, com a ajuda de um chatbot. Mas, também, pode oferecer transbordo para atendimento humano, sempre que for necessário. Ou seja, o seu público pode ser atendido de duas formas.  

chatbot gratuito

6- Marketing Conversacional

Devido à quantidade de funcionalidades fornecidas, é possível fomentar, ainda mais, o marketing conversacional na sua empresa. Você pode criar diversas ações no aplicativo, com o intuito de gerar mais conversas e engajamento entre os usuários. 

7- Utilização do número antigo 

Se a sua empresa já possui um número de telefone consolidado, mesmo que fixo ou 0800, você pode aproveitá-lo para criar a sua conta comercial no WhatsApp API. Assim, seus clientes e leads, não precisarão usar novos números para falar com a sua empresa. 

Como ter acesso a API do WhatsApp Business? 

Para obter a conta oficial do WhatsApp API, você precisa procurar uma empresa que seja provedora oficial da Meta, como a Code7.  

Aqui, nós somos autorizados a realizar o passo a passo, necessário, para você adquirir o seu número profissional. 

Após entrar em contato conosco, você deverá preencher um formulário com alguns dados sobre o seu negócio, tais como: CNPJ, website, telefone, página do Facebook etc. 

Em seguida, será necessário ativar a autenticação em 2 fatores e verificar as informações da empresa no Gerenciador de Negócios da Meta. Outras etapas, também, deverão ser feitas até que a configuração da conta seja concluída. 

Mas, não se preocupe. Disponibilizamos toda a estrutura necessária para te auxiliar nessa jornada. 

Venha profissionalizar a sua comunicação com a gente. Fale com um especialista e comece a criar experiências inesquecíveis, no WhatsApp, agora mesmo.  

 


Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]