2. 02. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

WhatsApp Marketing: o que é e como usar?

WhatsApp Marketing: o que é e como usar?

Você já ouviu falar em WhatsApp Marketing? No blog post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre essa estratégia que está ajudando diversas empresas a otimizar a comunicação com o público e alavancar as vendas. 

Continue com a gente e fique por dentro de tudo! ? 

Afinal, o que é WhatsApp Marketing? 

Já faz tempo que o WhatsApp deixou de ser, apenas, um canal de troca de mensagens entre amigos e familiares, e se tornou um ótimo meio para ações comerciais. Isso mesmo! Hoje, o app pode ser utilizado como uma excelente ferramenta de negócios.  

O mais legal, é que existem várias maneiras de explorar esse canal. Dentre elas, a estratégia de WhatsApp Marketing.  

O conceito se refere a um conjunto de práticas que visa prospectar, converter, encantar e reter o público, conforme cada etapa do funil de vendas. Porém, utilizando como base os recursos disponibilizados pelo mensageiro e as técnicas de Marketing Digital. 

Hoje, o aplicativo possui milhares de clientes em potencial. Para você ter uma ideia, de acordo com dados da pesquisa Digital Brasil: 2022, mais de 165 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp no país. Bastante, né? 

Além disso, ele é considerado um dos canais de contato mais velozes para propagação de informação. Ou seja, é ideal para gerar interações. 

Mas, quais as vantagens do WhatsApp Marketing? 

Para você entender, de fato, como essa estratégia pode ser decisiva para a sua empresa, resolvemos listar as principais vantagens de utilizá-la no seu planejamento de comunicação. Confira! 

  1. Cria proximidade! Ou seja, você consegue abordar o seu cliente em um aplicativo que ele já está acostumado a utilizar no dia a dia. 
  2. É versátil! Sim, por meio do WhatsApp Marketing você pode variar o formato da sua abordagem e enviar vídeos, áudio, emojis etc. Isso quebra a monotonia e tende a aumentar as chances de conversão, por exemplo. 
  3. Escalabilidade! Com o uso dessa ferramenta, você consegue enviar mensagens em larga escala, de uma só vez, para a sua base. Dessa forma, é possível escalar a comunicação da sua marca com, apenas, um clique. 
  4. Redução do tempo de fechamento de venda! Algumas vendas podem demorar meses para acontecer. Afinal, o lead acaba passando por diversas etapas da jornada de compra para ter uma decisão final. Porém, com o WhatsApp Marketing, esse processo acaba acelerando, uma vez que a marca passa a estar muito mais presente na rotina do usuário. Para ser mais exato, na palma da mão dele. ? 
  5. Feedback do potencial cliente! Vamos combinar que conseguir realizar pesquisas de satisfação nem sempre é fácil. Aliás, é um baita desafio. As pessoas, muitas vezes não dão a mínima quando elas são enviadas, por e-mail, por exemplo. Contudo, você pode colher feedbacks, de forma imediata, via WhatsApp. Basta, escolher o momento certo para disparar as perguntas. 

 

Viu, quantas vantagens você tem ao incluir o WhatsApp Marketing no seu plano de ação? Agora, chegou a hora de saber como fazer para que essa estratégia, realmente, funcione na prática. 

Vamos lá? ? 

Como fazer WhatsApp Marketing? 

Com o WhatsApp Marketing, você pode elaborar diversos tipos de campanhas. Separamos um passo a passo para ensinar você a utilizar essa tática. 

Então, já clica para salvar na pasta de “favoritos”.? 

1º) Obtenha o WhatsApp Business API 

Se você deseja montar uma estratégia de WhatsApp Marketing consistente, precisa obter a versão profissional do aplicativo. Ou seja, o WhatsApp Business API. 

Trata-se de um modelo mais completo, que disponibiliza diversos recursos extras para você utilizar na sua comunicação. Só para você ter uma ideia, por meio dele é possível disparar mensagens em massa via HSM, utilizar um único número com vários atendentes e muito mais! 

2º) Invista em campanhas de click to WhatsApp 

Os anúncios pagos são excelentes para fisgar o público certo. Porém, eles devem ser bem elaborados para alcançar bons resultados e não ter gastos desnecessários. Uma boa opção, é fazer uma chamada para ação, direto, para o WhatsApp. Dessa forma, você já consegue iniciar uma conversa com aquele possível cliente. 

Um dos benefícios de realizar esse tipo de ação, é que depois é possível mensurar o número de conversões que teve e traçar melhorias no seu planejamento de marketing. 

3º) Tenha um chatbot inteligente 

Para fazer uma boa estratégia de WhatsApp Marketing, ter um chatbot é indispensável. Afinal, com o robô é possível interagir com seus leads o tempo todo. Em outras palavras, a sua marca pode ficar ativa 24 horas por dia, gerando engajamento. 

Você pode desenvolver diversos tipos de fluxos conversacionais, conforme cada objetivo. Em suma, o bot pode te ajudar a: 

  • nutrir e qualificar leads; 
  • reengajar clientes inativos; 
  • oferecer atendimento personalizado e eficaz; 
  • otimizar a jornada de compra e muito mais. 

Ah, e não precisa se preocupar. Para construir as conversas, você pode contar com o auxílio do ChatGPT. Saiba mais detalhes aqui. 

4º) Envie tráfego para outros canais 

Você pode usar o WhatsApp para atingir diversas etapas do seu funil de vendas. No topo do funil, por exemplo, quando o objetivo é captar lead, você pode entregar conteúdos educativos. Como? Direcionando o usuário, por meio do aplicativo, para landing pages com e-books, infográficos etc.  

Já no meio do funil, quando o lead já tem consciência sobre o problema que possui e deseja resolvê-lo, é possível “amadurecê-lo”, ainda mais, disparando mensagens sobre os benefícios do seu produto/serviço via app. Desse modo, você pode mostrar como a sua empresa pode ser útil para resolver o problema em questão. 

Por fim, no fundo do funil, você pode utilizar as automações do WhatsApp para acelerar o processo de conclusão da compra. Oferecendo descontos, opções de pagamento e entrega, dentre outros. 

5º) Utilize o histórico das conversas 

Com a versão profissional do WhatsApp, é possível ter acesso ao histórico das conversas da sua marca com seus leads/ clientes. Sabe o que isso significa? Que você pode utilizar essas informações para tornar as mensagens mais personalizadas. 

Além disso, esses dados podem servir de insumos para que você possa elaborar campanhas, cada vez mais, assertivas para a sua base. Demais, né? 

6º) Inclua o WhatsApp Marketing em uma estratégia omnichannel 

Como você viu, só com o WhatsApp Marketing é possível potencializar os seus resultados. Porém, você pode incrementar, ainda mais, o seu planejamento de marketing, incluindo uma estratégia omnichannel. 

Sim! Ao integrar o aplicativo a uma plataforma omnichannel, o gerenciamento dos contatos passa a ser mais eficaz. Desse modo, você consegue trabalhar um número maior de canais de comunicação, de forma fluída e centralizada. 

?Aprenda a criar um atendimento omnichannel do zero agora! 

Bom, agora que você já sabe que é possível utilizar o WhatsApp Marketing de forma inteligente, não deixe pra depois. Comece, hoje mesmo, a transformar suas vendas on-line. 

Falar com vendase saiba como é possível utilizar uma única ferramenta para realizar atendimento, marketing e venda no ambiente on-line. perfil do whatsapp oficial

Nome*

E-mail corporativo*

Empresa

Telefone

Quantidade de atendentes na sua operação
Selecione um dos assuntos da lista

Soluções de interesse
Selecione quantas opções desejar

Como podemos ajudar?

– Ao preencher o formulário de contato, eu concordo* em receber comunicações da Code7.
Prometemos não enviar SPAM.

– Ao informar meus dados, eu concordo com a

Política de Privacidade e Proteção de Dados.

* É possível alterar suas permissões a qualquer momento.

Enviar mensagem

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]